Luiz Carlos Furtuoso: liderança com gratidão

por | 30 mar, 2020 | 1 Comentário

Para o presidente da Acipi, ser grato é uma das atitudes fundamentais nos negócios – e na vida.

Luiz Carlos Furtuoso assumiu a presidência da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) em meados de 2018, e o sucesso de sua gestão já está refletido em resultados positivos para a entidade. Aliás, essa já é a segunda vez que Furtuoso senta na cadeira do presidente. O empresário assumiu o cargo pela primeira vez em 2001, período que também gerou bons resultados e práticas mantidas até hoje na casa.

O piracicabano tem uma trajetória exemplar no empreendedorismo piracicabano. Começou a trabalhar muito jovem e atuou em diversos cargos e setores, adquirindo experiência e conhecimento por onde passou. Aos 18 anos foi contratado pelo Supermercado Brasil na área administrativa, e aos 24 assumiu cargo na diretoria da empresa. “Foi um período de muito aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional”, lembra. A função pedia que coordenasse equipes e gerisse pessoas, atuações as quais ele precisou aprender com muito estudo e dedicação – e hoje considera essa época uma das mais intensas e produtivas da sua carreira.

Durante esses anos terminou o colégio, e formou-se no curso de Administração de Empresas na UNIMEP. Após anos no Supermercado Brasil, Furtuoso partiu para uma empreitada, na empresa familiar Ao Zequita. Ao concluir sua pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing, em 1987, deu início à uma nova fase da empresa: abriu uma filial em Campinas, mudou o ramo de loja de departamentos para confecções, e abriu mais uma loja em Piracicaba em 1988. Em 1995, Furtuoso percebeu uma oportunidade no mercado de cosméticos, dando início a uma nova fase de expansão. A empresa direcionou suas filiais para esta linha de produtos e mudou seu nome para Cigana – Centro de Beleza. Atualmente, a rede é referência no ramo de cosméticos e perfumaria no interior de São Paulo e conta com duas lojas em Piracicaba, uma loja em Hortolândia e quatro lojas em Campinas, além de um centro de distribuição.

TRINOVA: Como vê a gestão da Cigana hoje?

FURTUOSO: Temos uma estrutura muito bem planejada e funcional, com planos de sucessão para meus dois filhos. A história da empresa é de muito trabalho, mas principalmente de pessoas – formamos muitos profissionais que começaram a carreira aqui e hoje estão bem posicionados no mercado. Hoje temos mais de 100 colaboradores alinhados com o propósito da empresa.

TRINOVA: Acredita que esse alinhamento seja fundamental para o sucesso?

FURTUOSO: Com certeza. Os perfis de gestão e liderança podem mudar, as ferramentas usadas para aplicar técnicas podem mudar, mas essa base precisa ser a mesma em qualquer lugar. Se os líderes não tiverem um objetivo claro, não estiverem olhando para a mesma direção, é impossível envolver as pessoas. Os colaboradores precisam estar comprometidos com um propósito em comum, e isso precisa ser claro nos gestores. O ponto principal é engajar as pessoas, e sem essa humildade de alinhar os objetivos, isso se torna impossível.

TRINOVA: É a segunda vez que assume a presidência da ACIPI, como compara o momento das suas gestões, e quais são as metas para 2019?

FURTUOSO: A interação e troca de experiências que temos na diretoria da ACIPI continua a mesma, muito prazerosa e que agrega valor a todos os associados. Hoje vejo que as sementes que plantamos há alguns anos já geraram frutos, e estamos em um ótimo momento para conseguir implantar ainda mais projetos que engrandeçam o empreendedor piracicabano. A diretoria da ACIPI é toda voluntária, então todos estão se doando para um bem maior, para retribuir para a cidade as oportunidades que lhes foram dadas ao longo das suas carreiras. Cada pessoa oferece aquilo que tem de melhor, e isso gera apenas coisas positivas. Temos grandes metas para o futuro que já estão sendo implementadas: a maior sendo a construção do Laboratório Prático, um prédio anexo à estrutura atual da ACIPI onde os alunos da Escola de Negócios possam estudar na prática o que aprendem na teoria. Outro projeto que será concluído muito em breve é nosso veículo itinerante, que leva a ACIPI até os empreendedores da cidade e apresenta a eles todas as ferramentas que possuímos para que ele possa evoluir como profissional e como empresa.

TRINOVA: O que é fundamental na liderança?

FURTUOSO: Uma palavra apenas: gratidão. Quando você tem gratidão, seu olhar para a vida é diferente, mais humilde, respeitoso com as pessoas ao se redor. É uma das qualidades essenciais para o ser humano. Procuro demonstrar minha gratidão em tudo que faço, e acho que isso faz uma diferença real não somente na liderança, mas na vida como um todo.

 

 

Leia mais

Comentários

1 Comentário
  1. Luiz Ricardo Soares

    Minha passagem pela Cigana foi quando tinha 16 anos, foi fundamental para construção de pilares em minha vida, pude trabalhar em contato direto com Sr Luiz Carlos, quem me inspirou em varios momentos da minha trajetoria.
    Hoje sou gestor em uma multinacional há mais de 15 anos e inicio em paralelo minha jornada no empreendedorismo, muito influencia pelo sucesso que via no Sr Luiz.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.