Uma das profissões mais antigas do mundo se renova e atrai a atenção dos homens que gostam de se vestir bem, com peças que demonstram seu estilo e que respeitam as proporções do corpo para um caimento perfeito
A profissão de alfaiate já esteve nas previsões de especialistas como um dos ofícios que poderia desaparecer. As projeções mudaram, e hoje, a arte está em franco crescimento no mercado da moda ganhando a confiança dos homens que optam por peças personalizadas.
Em Piracicaba, a Cechetto Camisaria se destaca neste mercado e carrega mais de cinquenta anos de tradição. À frente do ateliê está Leonardo Toledo Chequito. O jovem empreendedor de 26 anos é a terceira geração de uma família de alfaiates. “Tudo começou com meu avô, Antonio Chequito, que ensinou o ofício ao meu pai, José Paulo Chequito. Trabalhando diretamente com ele, aprendi a profissão e, com o seu apoio, decidi investir em um novo modelo de negócio voltado à confecção de peças masculinas sob medida”, revela Leonardo.
Exclusividade na medida certa
Tudo começa no agendamento de horário, que pode ser no ateliê da Cechetto ou onde o cliente preferir. Neste encontro, Leonardo apresenta todas as possibilidades para que o cliente escolha cada detalhe de sua camisa: tecido, colarinho, abotoadura e qual o seu estilo definindo desde se a peça será utilizada por dentro ou por fora da calça e até se será para uma ocasião especial.
Com todos os itens selecionados é hora da confirmação das medidas. “Conferir as medidas de cada lado do corpo é essencial. A espessura do braço, a largura do ombro, por exemplo, podem ter diferença entre o lado esquerdo e o direto”, destaca o alfaiate.
A próxima etapa é a modelagem. O que antigamente era feito à mão pelo seu pai e avô, Leonardo utiliza a tecnologia a seu favor. Um software específico para este trabalho desenha as partes do molde de forma precisa com as medidas do cliente.
O processo continua na preparação e lavagem do tecido, corte e confecção da peça com o acompanhamento de perto do jovem alfaiate. “Com a camisa pronta, caso seja a primeira peça confeccionada com o determinado molde, o cliente faz uma prova antes de finalizar. Nas peças seguintes, mantendo o molde, produzimos e entregamos diretamente a ele”, explica Leonardo.
A Cechetto Camisaria trabalha com mais de 3 mil tipos de tecidos nobres nacionais e importados e confecciona peças que valorizam as preferências e as particularidades de cada tipo de corpo. A personalização está até nos detalhes: o bordado, ao lado esquerdo da camisa, é escolhido pelo próprio cliente, que pode optar pelas iniciais do nome e ter uma peça exclusiva!
Eles gostam de se vestir bem
Um dos aspectos importantes da retomada do sucesso da alfaiataria, segundo Leonardo, é a possibilidade de ter peças de roupas com suas próprias medidas e se sentirem bem com sua aparência. “Muitos homens não encontram camisas prontas de grandes marcas, seja pela sua estatura, peso, costas mais largas, maior espessura do pescoço e muitas outras características que o torna único. A alfaiataria pode resolver e fazer peças exclusivas para cada um”.
Assim como o ofício de alfaiate é geralmente passado de pai para filho, a preferência por roupas sob medida também. “Tenho clientes que eram atendidos pelo meu pai e que hoje seus filhos também compram peças em nosso ateliê”, comenta Leonardo que já possui clientes em São Paulo, Campinas e em toda a região de Piracicaba.
Como surgiu a Cechetto Camisaria
Leonardo cresceu entre as máquinas de costura na empresa de seus pais. A confecção Letoche, que está há mais de 30 anos no mercado, produz camisas para renomadas marcas de roupas masculinas.
Aos 12 anos, Leonardo já ajudava a família na confecção e aprendeu diferentes atividades no processo de produção ao longo dos anos, até que foi trabalhar com o pai na alfaiataria. “Mesmo depois de se tornar empresário, meu pai manteve o atendimento sob medida a um número reduzido de clientes. Observando seu trabalho, me encantei pela profissão”, recorda.
Em 2018, Leonardo assumiu o atendimento sob medida quando seu pai se afastou por cuidados médicos. Conquistando cliente por cliente, a demanda aumentou e a alfaiataria tornou-se um novo negócio: a Cechetto Camisaria, que traz no nome a origem italiana do sobrenome desta família de alfaiates com muito orgulho!
Sugestão de olho:
Cechetto Camisaria se destaca neste mercado e carrega mais de cinquenta anos de tradição em alfaiataria. À frente do ateliê está Leonardo Toledo Chequito. O jovem de 26 anos é a terceira geração de uma família de alfaiates.
A alfaiataria contemporânea traz uma nova geração de profissionais empreendedores que sabem unir a tradição da técnica da confecção de uma roupa sob medida, o atendimento diferenciado e a tecnologia para fazer a diferença no resultado de uma peça única.
0 comentários