Corrida de rua: bom para o corpo, a mente e o coração

por | 3 jul, 2024 | 0 Comentários

Cada passo é um investimento em saúde, bem-estar e uma oportunidade de conexão com você mesmo, com a natureza e com outras pessoas. Que tal entrar para esse movimento?

Leila Lemes Branco

Nos primeiros passos de uma corrida, cerca de 70% dos músculos já são ativados, elevando a temperatura corporal e liberando adrenalina. Após vinte minutos, a endorfina transforma o esforço em prazer e essa sensação de euforia encanta seus adeptos. 

Não é à toa que o esporte vem crescendo cada vez mais no Brasil. São 13 milhões de corredores e 150 mil provas realizadas em 2023, segundo a Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR). Democrática e acessível, a corrida não exige equipamentos caros; apenas um bom par de tênis. Pode ser praticada em qualquer lugar e oferece categorias para diversas idades e níveis de habilidade, facilitando a participação de qualquer atleta.

Benefícios da Corrida para a saúde física e mental

A atividade física regular (caminhada, corrida ou outro exercício) traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. O conceituado cardiologista de Piracicaba, Dr. Humberto Passos, autor do livro “Conversas do Coração” e adepto da corrida, destaca que o exercício físico regular proporciona longevidade e protege contra problemas físicos e cognitivos, como a demência, além de ser crucial para manter um coração saudável e prevenir doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte no mundo contemporâneo. 

“A prática de corrida melhora a função cardíaca, controla a pressão arterial, otimiza o perfil lipídico, ajuda no controle de peso, melhora a sensibilidade à insulina, tem efeitos anti-inflamatórios, reduz o estresse e melhora o sono e a libido”, explica. Além disso, o Dr. Humberto acrescenta que ativa o “quarteto da felicidade”, hormônios que promovem a sensação de bem-estar, como serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina.
Segundo o médico, a corrida oferece uma oportunidade de conexão consigo mesmo e com os outros, melhorando a qualidade de vida e os laços pessoais. Um exemplo vem da sua própria experiência. Corredor há alguns anos, alternando entre distâncias de meia maratona (21 km) e corridas mais curtas, a atividade é feita ao lado de sua esposa Renata. “Correr juntos tornou-se uma parte importante da nossa rotina e da nossa relação como casal”, afirma.

Nutrição ajuda no desempenho e prevenção de lesões

Para bons resultados com a atividade física, a nutrição é fundamental para o bom desempenho e a prevenção de lesões para quem corre. Segundo o nutricionista William Fioravante, especialista em nutrição, metabolismo e fisiologia do esporte, fatores como desidratação e falta de carboidratos podem prejudicar o desempenho de um corredor. Deficiências de ferro, cálcio, vitamina D e sódio afetam negativamente o desempenho contribuindo para a anemia, dificultando a contração e regeneração muscular, além de aumentar o risco de desidratação.

“Muitos corredores cometem o erro de não focar na alimentação equilibrada, negligenciam a hidratação, confiam excessivamente em suplementos e seguem dietas da moda que restringem macronutrientes essenciais. Esses hábitos podem comprometer seriamente o desempenho e a saúde. Corredores vegetarianos e veganos também precisam redobrar a atenção para evitar deficiências de ferro, cálcio, vitamina B12, ômega 3 e aminoácidos essenciais”, destaca.

Por outro lado, William explica que uma dieta rica em frutas, verduras e legumes contendo quantidades adequadas de proteínas, carboidrato e gorduras promove a saúde geral e previne complicações como desidratação, hipoglicemia, náusea e vômito. “Uma nutrição adequada promove energia para exercícios, facilita a regeneração tecidual e reduz o estresse oxidativo das células, prevenindo lesões”, pontua.

Um passo de cada vez

Que tal iniciar nessa jornada? Cada passo é um investimento em sua saúde e bem-estar, além de uma oportunidade de conexão com você mesmo, com a natureza e com outras pessoas. 

O Dr. Humberto tem um incentivo: “Diga sim para a atividade física. Diga sim para uma boa alimentação, hidrate-se e procure um nutricionista para lhe ajudar. Diga sim para a musculação, pois há um benefício ortopédico, muscular e postural, além de perda de peso adicional para atividade de corrida, e tenha um profissional da área esportiva para traçar um plano seguro. Diga sim para participar de grupos de corrida, pois além da orientação, tem um convívio social extremamente saudável. Mas, diga não ao uso de anabolizante, pois não combinam com esse seu novo estilo de vida. Seja parte da mudança do seu bem-estar e saúde!”.

Movimentar-se é, sem dúvida, dar mais vida à vida e seu corpo, mente e coração agradecem. Boa corrida!

Orientações para Iniciantes na Corrida com Dr. Humberto Passos

  • Faça avaliação médica para conhecer seu perfil clínico, incluindo histórico de doenças, hábitos e condição física;
  • Utilize calçados apropriados e, se possível, busque orientação de um educador físico;
  • Comece devagar e aumente a intensidade e a distância gradualmente;
  • Aquecimento e alongamento são essenciais para evitar lesões;
  • Respeite os períodos de descanso para desempenho;
  • Corra em grupos, pois aumenta a motivação e diminui a chance de abandono.

Orientações do nutricionista William Fioravante

Antes da Corrida

  • Consumir mais carboidratos 24 a 48 horas antes da prova;
  • De 1 a 4 hora antes, preferir alimentos com baixo teor de fibras, gorduras e proteínas;

Dica: Durante os treinos, experimentar combinações de alimentos e horários para ver o que funciona melhor.

Durante a Corrida

  • Corridas de até 45 minutos, não é necessário consumir alimentos;
  • Corridas de 1 a 2,5 horas, consumir bebidas líquidas com carboidratos diluídos em concentrações de 6 a 8% – 30 a 60g de glicose por hora;
  • Corridas acima de 2,5 horas, aumentar a ingestão de carboidratos para até 90g por hora. Usar uma mistura de glicose e frutose para otimizar absorção.

Pós-Corrida

  • Ingestão de água imediatamente. Incluir eletrólitos, especialmente sódio, para ajudar na retenção de líquidos e corrigir perdas;
  • Reposição de carboidratos nas 4 primeiras horas após a corrida para otimizar a recuperação dos estoques de glicogênio;
  • Consumo de proteínas para recuperação muscular, cerca de 0,3g por kg de peso (21g para uma pessoa de 70kg), podendo ser combinada com os carboidratos.

Hidratação

  • Manter uma boa hidratação antes, durante e depois das corridas;
  • De 2 a 4 horas antes da prova, consumir de 5 a 10 ml de água por quilo de peso corporal;
  • Durante a corrida, ingestão de 0,4 a 0,8 litros por hora;
  • Para quem transpira muito ou em provas com mais de 2 horas, é útil adicionar eletrólitos como sódio à água (1g/L).

Corrida transformando vidas

Ele fez 366 maratonas consecutivas nas Américas

O empresário, palestrante e atleta amador Hugo Farias, de 44 anos, entrou para a história ao se tornar a primeira pessoa nas Américas a completar 366 maratonas consecutivas em 366 dias. A marca foi atingida em Americana, cidade ao lado de Piracicaba, em agosto de 2023. Com esse feito, Hugo se junta ao seleto grupo que inclui o belga Stefaan Engels e o inglês Gary McKee, que completaram 365 maratonas consecutivas em 2011 e 2022, respectivamente.  

Movido por Engels e McKee, ele idealizou o Projeto Propósito. Hugo correu 15.569 km, uma distância equivalente a uma viagem de Americana até a Sibéria, ou uma ida e volta do Rio de Janeiro a Lisboa. Ele contou com uma equipe multidisciplinar de apoio, incluindo profissionais de cardiologia, fisioterapia e nutrição. O Instituto do Coração (InCor) acompanhou seu progresso para um estudo científico. “O apoio da família e das pessoas ao meu redor foi fundamental”, comenta. 

Projeto Propósito

Antes de se dedicar ao esporte, Hugo trabalhou por mais de 20 anos como executivo na área de tecnologia. Em 2019, correu sua primeira maratona, e em 2020, passou a praticar Triathlon. Na pandemia, decidiu buscar um novo desafio, algo de impacto, que o tirasse da zona de conforto e ganhasse visibilidade com o intuito de mostrar que qualquer pessoa pode ir além. Daí decidiu correr as maratonas.

Toda a experiência deste desafio está em seu livro “Projeto Propósito: nunca é tarde para escrever uma nova história“. “Acredito que essa conquista demonstra que nada é impossível, que o esporte tem o poder de transformar vidas e que pessoas comuns podem realizar coisas extraordinárias”, completa. 

Hoje, Hugo leva sua mensagem para empresas e eventos por meio de palestras. Também está à frente do Movimento Go Far, canal on-line onde compartilha sobre disciplina, foco, resiliência, superação, empreendedorismo, propósito e espera que seu projeto inspire outras pessoas a perseguirem seus sonhos.

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]