DE ALUNA AO CARGO DE PRIMEIRA DIRETORA DA UNIVERSIDADE AGRO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL

por | 10 jul, 2023 | 0 Comentários

Conheça a trajetória inspiradora da doutora Thais Vieira, a primeira mulher a assumir como diretora da Esalq/USP em seus 122 anos de existência. O campus da USP em Piracicaba também conta com novo prefeito, o professor Luciano Mendes

Na história de uma das instituições mais renomadas na área de ciências agrárias do Brasil, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), um marco importante foi alcançado recentemente. Em 122 anos de existência, a primeira mulher assume o cargo de diretora da universidade, reconhecida em vários rankings internacionais entre as primeiras universidades do mundo. A doutora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, aos 50 anos, conquista esse feito histórico. Com essa missão pelos próximos quatro anos, a professora será responsável por cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico-administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares.

Thais reconhece a importância do aumento da representatividade feminina nos cargos de liderança e destaca o movimento crescente de mulheres em posições de comando. Ela enfatiza a necessidade de eliminar as barreiras e preconceitos de gênero e promover um ambiente inclusivo e equitativo. “Esse é um movimento que vem ganhando força e esperamos que assim continue, em um processo com equidade, com mulheres e homens ocupando os mesmos espaços, mantendo as diferenças de cada um”, diz.

Vínculo com a Esalq iniciou na infância
Thais Vieira teve seu primeiro contato com o campus da Esalq/USP ainda na infância, acompanhando seu pai, maestro do coral da universidade. Também estudou no Colégio Luiz de Queiroz (CLQ), fundado por ex-alunos da Esalq, e teve aulas com professores formados na instituição. A influência desses professores e a convivência com eles foram essenciais para sua escolha profissional. Em 1991, ingressou no curso de engenharia agronômica como caloura e construiu uma carreira sólida até assumir o cargo de diretora da universidade.

Thais Vieira e Marcos Milan – diretora e vice-diretor da Esalq

A interação com outras instituições de ensino e organizações como o Sebrae e arranjos produtivos locais é fundamental para a Esalq. A colaboração transdisciplinar e a troca de conhecimentos impulsionam avanços concretos na busca por soluções inovadoras, comenta a doutora
Thais Vieira a primeira mulher a assumir
como diretora da Esalq/USP

Com essa missão pelos próximos quatro anos, a doutora Thais Vieira será responsável por cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico-administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares.

Além da graduação, a diretora possui doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia em Davis e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Docente do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos. Também desenvolve pesquisas voltadas à otimização de processos para obtenção de ingredientes e novos produtos a partir de coprodutos e resíduos agroindustriais, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, com aderência ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Thais decidiu se candidatar ao cargo de diretora da Esalq como resultado de discussões iniciadas em um grupo de trabalho que avaliava o futuro da instituição. A chapa que a elegeu como diretora foi formada com base em compromissos compartilhados, sendo o professor Marcos Milan seu parceiro na empreitada.

Visão de futuro e desafios na educação
Thais Vieira compartilha os planos e perspectivas para a universidade e o agronegócio brasileiro. Segundo ela, seu plano de gestão, construído de forma colaborativa, baseia-se em cinco grandes pilares. “Vamos trabalhar nos eixos: planejamento estratégico e projeto acadêmico elaborados de forma participativa; reflexão sobre os entraves financeiros e jurídicos, com a ideia de fluxos mais abertos e com maior agilidade; mapeamento e realização de treinamentos e ações de acolhimento com os servidores docentes e não docentes; revisão dos índices de desempenho acadêmico; promoção de reuniões de colegiados mais participativas, com discussões conjuntas com maior profundidade”, comenta.

Questionada sobre a possibilidade de parcerias com instituições de ensino e outras organizações, como cooperativas, para levar tecnologia aos pequenos produtores, a doutora Thais ressalta a importância de pensar em novos modelos de produção, incluindo tanto as grandes propriedades e a produção de commodities quanto a produção de alimentos locais. A Esalq pretende ampliar suas atividades de extensão, visando beneficiar a sociedade e promover a adoção de novas tecnologias pelos produtores.

“A interação com outras instituições de ensino e organizações como o Sebrae e arranjos produtivos locais é fundamental para a Esalq. A colaboração transdisciplinar e a troca de conhecimentos impulsionam avanços concretos na busca por soluções inovadoras”, comenta.

Em relação ao estímulo para que a nova geração siga carreiras na atividade agrícola, a diretora destaca a importância de um trabalho forte de comunicação para mostrar à sociedade o que a Esalq proporciona. “Os egressos da Esalq são exemplos de sucesso, ocupando posições de destaque em grandes empresas, setores governamentais e organizações não governamentais, contribuindo para a produção de alimentos, energia e fibras”, destaca.

Estou estabelecendo diálogos com várias secretarias municipais, visando projetos integrados que promovam uma maior integração entre a comunidade da Esalq e a comunidade piracicabana”,
comenta o professor, doutor
Luciano Mendes, novo prefeito da Esalq

Professor Luciano Mendes assume a prefeitura da Esalq/USP com foco na sustentabilidade e integração com a comunidade

O professor Luciano Mendes, doutor em Administração, é o novo prefeito da Esalq e está determinado a impulsionar a instituição para novos patamares de sustentabilidade e integração com a comunidade.

Seu vínculo com a Esalq iniciou em 2013, quando foi contratado como professor do recém-criado curso de graduação em Administração. Com uma década de experiência dedicada à instituição, Mendes expressa sua gratidão e entusiasmo por assumir esse novo desafio: “É muito gratificante, pois as funções de prefeito estão totalmente condizentes com a minha área de formação. Vejo que eu posso contribuir muito com a instituição, principalmente porque as bases de conhecimento sobre gestão já são conhecidas por mim”.

Desafios e metas para uma gestão sustentável


Refletindo sobre sua gestão, o prefeito Luciano compartilha a importância de continuar o legado da administração anterior, do professor Roberto A. Souza Lima, e dar continuidade aos projetos já implementados. Um dos principais desafios será aprimorar o gerenciamento das diversas atividades realizadas pela equipe da Prefeitura do Campus.

Olhando para o futuro, Mendes destaca sua determinação em tornar o campus da Esalq reconhecido por suas ações de sustentabilidade, com a implementação de práticas de baixa emissão de poluentes e a utilização de energia limpa, como a energia fotovoltaica. Ao mesmo tempo, o prefeito enxerga a importância de fortalecer os laços com a comunidade de Piracicaba: “Estou estabelecendo diálogos com várias secretarias municipais, visando projetos integrados que promovam uma maior integração entre a comunidade esalqueana e a comunidade piracicabana”.

No âmbito interno, o prefeito tem como meta aprofundar o mapeamento das atividades da Esalq, valorizando o capital intelectual e assegurando um gerenciamento eficiente a médio prazo. Além disso, ele busca melhorar os serviços prestados pela prefeitura à comunidade interna, abrangendo desde os alunos de graduação até os serviços demandados pelos departamentos e divisões da Esalq e do Cena – Centro de Energia Nuclear na Agricultura. “A vice-prefeita, professora Marli de Fátima Fiore, é docente do Cena, o que reforça o comprometimento da gestão com a excelência acadêmica e o aprimoramento dos serviços oferecidos”, ressalta.

Como uma prioridade imediata, o professor Mendes busca aprimorar a segurança no campus, aumentando a vigilância por meio de câmeras de monitoramento e controle de acesso para veículos e pessoas. “Essas medidas visam garantir a tranquilidade e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, reforçando o compromisso com um ambiente seguro e acolhedor”, conclui.

Leia mais

AS ENTRELINHAS DO AUTISMO

AS ENTRELINHAS DO AUTISMO

Pelo menos uma em cada 36 crianças é autista e é importante conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro...

CONSTRUINDO SONHOS

CONSTRUINDO SONHOS

Uma empresa que se destaca pela inovação e qualidade em seus projetos, com plantas flexíveis e que se adaptam ao...

A VIDA E A ARTE DE CAMILO RIANI

A VIDA E A ARTE DE CAMILO RIANI

Um mergulho na trajetória inspiradora do renomado artista visual, caricaturista e professor, que levou o nome de...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.