Muito além da aparência, a Reabilitação Oral Estética Funcional trata dores de cabeça, zumbidos e tensões musculares, restabelece a função mastigatória e o equilíbrio corporal, rejuvenesce a face e devolve confiança
A chegada aos 50 anos revela os efeitos do tempo: dentes desgastados, restaurações que alteram cor e forma e até uma mastigação concentrada em um lado, que gera assimetrias faciais e comprometendo da função mastigatória. Aos poucos, surgem dores de cabeça, tensão na cervical, estalos na mandíbula e zumbidos, sinais silenciosos que muitos ignoram.
É nesse momento da vida que a Reabilitação Oral Estética Funcional se torna essencial. O tratamento pode eliminar dores de cabeça, zumbidos e dores musculares na face, pescoço e ombros de origem odontológica. Pode alinhar e equilibrar o corpo, melhorando dores nos joelhos e nas articulações inferiores, a ponto de favorecer o desempenho de atletas. A estética vem como resultado natural, ao devolver a saúde bucal e o equilíbrio da musculatura, rejuvenescendo a face.
Na prática, o protocolo clínico analisa o paciente de forma global, considerando a função mastigatória, posição mandibular, anatomia, equilíbrio facial e postura corporal. O objetivo é restabelecer a “engrenagem” entre dentes, músculos e ossos, devolvendo altura, encaixe e estabilidade à mordida.
Esse processo distribui corretamente as forças mastigatórias, previne fraturas e desgastes, protege a articulação temporomandibular (ATM) e preserva a saúde periodontal e óssea, evitando colapsos estruturais. “O ideal é não esperar a estrutura se perder completamente. Reabilitar aos 50 ou 60 anos garante décadas de conforto e mastigação eficiente. Quanto mais você adia, menos você aproveita”, explica o cirurgião-dentista e professor Dr. Ângelo Secco.
Referência em Reabilitação Oral
Dr. Ângelo tem larga experiência na abordagem integrativa. Em uma imersão em Viena, na Áustria, vivenciou um modelo hospitalar em que todas as áreas da saúde atuam de forma conjunta e a odontologia participa ativamente da avaliação e tratamento global do paciente. A experiência reforçou o conceito que ele já aplicava há anos em sua clínica.
“A beleza que conseguimos na face e no sorriso é consequência do restabelecimento da função mastigatória, por meio da correção da forma e da posição dos elementos da mastigação”, explica o especialista, que é mestre e doutor pela Unicamp, soma mais de 25 anos de experiência e mais de mil casos clínicos realizados em sua clínica em Piracicaba. A maior parte desses pacientes volta regularmente ao consultório para acompanhamento pós-tratamento, tornando-se amigos. O conhecimento acumulado nesse tempo, transformou sua clínica em referência no tratamento odontológico de alta complexidade com resultados Estéticos funcionais.
Benefícios da Reabilitação Oral Estética Funcional
Melhora da função mastigatória e estética: Implanta e restaura dentes perdidos, desgastados ou desalinhados, promovendo uma mastigação eficiente e equilibrada. Favorece a digestão e a absorção adequada dos nutrientes.
Aprimoramento da fala e da deglutição: Corrige alterações causadas por perda dentária ou má oclusão, melhorando o controle da língua e dos lábios durante a fala e a deglutição.
Equilíbrio da oclusão e proteção da ATM: Ajusta a mordida, reduzindo a sobrecarga na articulação temporomandibular (ATM) e nos músculos da mastigação. Pode aliviar dores, ruídos e limitação de movimento associados à DTM.
Redução de dores musculares e posturais: O realinhamento entre dentes, mandíbula e musculatura melhora o equilíbrio corporal, aliviando tensões na cervical, ombros e coluna.
Melhora na respiração e postura mandibular: O restabelecimento da dimensão vertical e do suporte facial favorece a respiração nasal e o posicionamento correto da mandíbula, beneficiando pacientes com desequilíbrios musculares ou hábitos respiratórios orais.
Ciência, tecnologia e experiencia que transformam vidas
O conceito de sua clínica é o de um centro integrado de reabilitação oral, com equipe multidisciplinar e infraestrutura completa, reúne estúdio fotográfico, exames de imagem, raio-X, tomografia e escaneamento intraoral e laboratório digital próprio para restaurações cerâmicas, oferecendo atendimento em cirurgias, próteses, implantes e ortodontia com precisão e cuidado personalizado. O processo consiste em anamnese, exames fotográficos e radiográficos, mapeamento da posição mandibular e a definição de um protocolo personalizado para cada paciente.
Para o Dr. Ângelo, a reabilitação oral é um investimento em saúde, longevidade e autoconfiança. “Você escolhe como vai sorrir nos próximos anos”, resume o especialista, ao transformar técnica e ciência em arte a serviço do bem-estar.






0 comentários