253 anos de Piracicaba: Cultura local sempre em transformação

por | 18 ago, 2020 | 0 Comentários

 

(A foto acima mostra a obra  selecionada para o 47⁰ Salão  Internacional de Humor de Piracicaba e é do artista Evandro Alves)

Em 2020, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba será realizado de forma online, entre 29 de agosto e 29 de setembro (clique e acesse o evento). Enquanto outros eventos culturais e turísticos continuam suspensos na cidade por conta do distanciamento social, a titular da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Rosângela Camolese, afirma que a pasta criou frentes de trabalho para minimizar os impactos sentidos por esses setores.

Entre as ações atuais e para a retomada da cultura e do turismo pós-pandemia, Rosângela indica abertura de editais que permitem com que os trabalhadores da área cultural continuem a mostrar seus talentos e a receber pelos trabalhos.

Otimista com a Lei Aldir Blanc, medida federal que prevê um auxílio emergencial financeiro a artistas, coletivos e empresas da cultura, a secretária vê como positiva a maior presença dos grupos na internet durante tempos em que aglomerações devem ser evitadas. Para ela, inovações em formatos de apresentações sempre são bem-vindas em uma cultura que defende estar em constante transformação.

A gestora também revela que o período está trazendo aprendizados ao trabalho dela e que novas alternativas são buscadas pela secretaria para contemplar um novo cenário cultural e turístico.

Confira a conversa que a Trinova Press teve com Rosângela Camolese

TRINOVA — Quais frentes de trabalho a SemacTur está priorizando?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Estamos buscando manter o custeio de todos os nossos espaços e lançando editais de ações e de projetos culturais. Tivemos que adiar e cancelar eventos e, conforme decreto estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, suspender atividades culturais e também turísticas. Temos trabalhado constantemente para garantir, no período pós-pandemia, uma agenda cultural estruturada para todos os públicos.

TRINOVA — E o Salão Internacional de Humor ocorrerá de que forma?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Ele ocorrerá no período de 29 de agosto a 29 de setembro. Com o aval do Conselho Consultivo e do presidente desta edição, Paulo Bonfá, os júris de seleção e premiação este ano serão realizados de forma remota, e a exposição será feita virtualmente. Em nosso planejamento com o Conselho Consultivo, estamos programando uma exposição também presencial, para que, assim que a pandemia passar, possamos receber os amantes do humor para desfrutarem dessa linguagem artística.

TRINOVA — Como a maior presença dos grupos culturais na internet impacta na cultura local?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Acredito que essa presença colabore para o fortalecimento e a promoção da cultura local, demonstrando a importância dos movimentos culturais para a sociedade.

Rosângela Camolese é secretária municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba (Foto: SemacTur)

TRINOVA — Como a secretaria está apoiando os artistas durante o isolamento?
ROSÂNGELA CAMOLESE — A SemacTur disponibilizou três editais. Dois deles são editais de prêmios para vários segmentos da cultura, como artes cênicas, música, artes visuais, audiovisuais, literatura, cultura popular e memória cultural, proteção e promoção das culturas negras e promoção das manifestações culturais com temática LGBT. Eles dão oportunidade aos artistas de mostrarem o seu talento e de receberem pelo trabalho, que deve ser realizado até dezembro. O terceiro edital, a Mostra Virtual, promove ações virtuais transmitidas ao público em geral e que poderão compor o acervo da célula do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. Os editais seguem os eixos e metas do Plano Municipal de Cultura aprovado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba no final de 2019, que entrou em vigor este ano e segue até 2030.

TRINOVA — Qual sua opinião sobre a Lei Aldir Blanc?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Finalmente, o governo federal vem em socorro da cultura, com a liberação de R$ 3 bilhões que serão distribuídos para os estados, Distrito Federal e municípios do país em atendimento à cadeia produtiva cultural, duramente atingida pelas medidas de combate à Covid-19. Apesar de ainda aguardarmos a regulamentação federal, a SemacTur e os artistas locais se anteciparam, definindo a abertura, desde junho, de um cadastro municipal para toda a nossa classe artística, com os objetivos de atualizar o mapeamento cultural piracicabano e de reunir dados que acreditamos serem necessários para que pessoas físicas e jurídicas possam ter acesso ao auxílio emergencial da cultura.

TRINOVA — Quais eventos foram adiados ou cancelados?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Nos teatros municipais, entre os meses de março e agosto, foram cancelados 98 eventos pré-agendados, por conta da pandemia.Não temos como apontar um número exato de eventos adiados ou cancelados em relação aos eventos tradicionais, religiosos e turísticos, realizados em datas específicas e apoiados pela SemacTur. E só teremos como saber se vamos apoiá-los ou não após esse período. Todos nós estamos na expectativa de que tudo melhore e retorne tão logo. Pode ser que algumas entidades consigam adaptar os eventos, outras não.

TRINOVA — Acredita em uma nova cultura e turismo locais pós-pandemia?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Acredito que estamos nos adaptando a um novo cenário cultural e turístico. Para isso, estamos em constante conversa com os funcionários da SemacTur e também agentes culturais, buscando alternativas para atender ao novo, de forma que possamos disseminar cada vez mais a cultura através das plataformas digitais.

TRINOVA — Quais aprendizados o período trouxe à sua gestão?
ROSÂNGELA CAMOLESE — Vários são os aprendizados, principalmente por se tratar de uma pasta de cultura e turismo. Todas as nossas ações contam com o contato físico, e neste período precisamos aprender a lidar com situações diferenciadas, como o contato virtual e a disseminação da cultura virtualmente. Se soubermos tirar uma lição de vida, ao final de tudo, temos muito a ganhar.

 

Leia mais

Agro Inspiração Feminina

Agro Inspiração Feminina

CADA DIA MAIS AS MULHERES TÊM AJUDADO NA TRANSFORMAÇÃO DO AGRO, DENTRE ELAS, ARETUZA NEGRI, DE PIRACICABA, FIGURA...

CIDADE MATARAZZO

CIDADE MATARAZZO

UM PROJETO LUXUOSO DE SÃO PAULO COM O ÚNICO HOTEL 6 ESTRELAS DO BRASIL Um dos marcos arquitetônicos e históricos de...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.