5 curiosidades sobre o maior aeroporto do mundo

por | 19 mar, 2020 | 0 Comentários

Surpreendente e inovador, o Aeroporto de Daxing tem o tamanho de 98 campos de futebol.

Recém-inaugurado em Pequim, na China, o Aeroporto de Daxing começou a ser construído em 2014, custou 11,5 bilhões de dólares e promete ser o mais movimentado do mundo em 2021, servindo 25 milhões de pessoas. Em 2025, o número cresce para 73 milhões. O plano a longo prazo é servir mais de 120 milhões de passageiros por ano, e quatro milhões de toneladas de carga. Ao atingir este patamar, estará acima do atual aeroporto mais movimentado do planeta, o Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos.

1 – Tamanho e formato impressionantes:

O Aeroporto de Daxing tem uma área utilizável de 700.000 m². Isso equivale a mais ou menos 98 campos de futebol! Sua estrutura também é diferente de qualquer aeroporto que você já viu: com formato de estrela do mar, o aeroporto possui cinco saguões que se conectam à área principal. Com todo esse tamanho, ele é agora considerado o maior aeroporto de um único terminal do mundo.

2 – Projetado por Zaha Hadid:

Se for possível descrever em apenas uma característica os projetos de uma das mais famosas arquitetas do mundo, é que eles são feitos para se destacarem. Não seria diferente com este aeroporto. Antes de falecer, em 2016, Zaha era conhecida como “rainha das curvas”, e este DNA é visível tanto na área interna quanto externa do aeroporto. Ela foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (algo como o prêmio Nobel da arquitetura) e também foi condecorada com uma Ordem no Império Britânico (título da cavalaria para contribuições nas artes e ciências) e uma medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

3 – Facilidade para passageiros apressados:

Parece que toda vez que estamos no aeroporto vemos a clássica cena do filme “Esqueceram de Mim”: pessoas correndo loucamente para conseguir embarcar de última hora. Em alguns aeroportos do mundo, pode ser necessário pegar até um mini metrô para chegar ao terminal e portões corretos. Isso é coisa do passado em Daxing, que apesar de toda a sua imensidão, promete ser um aeroporto bem compacto e fácil de se localizar. Possui apenas um terminal, e segundo informações oficiais, nenhuma distância entre o controle de segurança e os portões de embarque é superior a 600 metros, o que dá aproximadamente oito minutos andando.

4 – Distante, porém eficaz:

O novo Aeroporto está a 54 km da praça Tiananmen em Pequim, a capital da China. Isso o coloca numa posição mais distante do que o primeiro aeroporto internacional da cidade, que fica a 32km do centro. Mas absolutamente tudo foi cautelosamente pensado para facilitar a vida dos passageiros: linhas de trem foram criadas especialmente para chegar até lá, diminuindo para 3 horas o tempo máximo de viagem até Daxing partindo de pelo menos 28 cidades da China.

5 – Super inteligente:

Aquela história de ficar horas na fila do check-in é coisa do passado em Daxing. A ideia lá é que todo o processo de fazer check-in, despachar bagagens, ir até o terminal, embarcar no avião e achar o seu assento não tome mais do que 30 minutos. Isso é possível graças ao moderníssimo sistema de viagem inteligente, que faz todo esse procedimento sem que o passageiro precise de documentos: tudo por reconhecimento facial. Para monitorar suas bagagens despachadas, é possível pedir cartões com radiofrequência que permitem localizá-las em tempo real pelo smartphone.

 

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.