A universidade da disrupção

por | 14 abr, 2020 | 0 Comentários

Estamos preparados para o futuro? A Singularity University, escola de inovação do Vale do Silício, utiliza tecnologias para nos mostrar como ele será.

Imagine uma faculdade capaz de capacitar líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais. Agora imagine que esse lugar é sediado dentro da Nasa, e tem dentre seus fundadores as mentes pensantes – e brilhantes – do Google e outras gigantes da tecnologia. Parece um cenário utópico, mas tem nome e endereço reais: Singularity University (SU), no Vale do Silício. Essa é apenas uma (mas talvez a mais notável) faculdade de futurismo no mundo, dentre diversas. Delas saem futuristas profissionais que têm a faca e o queijo na mão para traduzir sinais de tempos que ainda estão por vir e ajudar na tomada de decisões hoje, no presente.

Vamos começar falando do tópico mais famoso quando o assunto é futurismo. Com tanta gente de alto calibre, não tem como ignorar a SU. O site da instituição descreve a Singularity University como uma comunidade global de aprendizado e inovação que utiliza tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo e criar um futuro abundante para todos. “A plataforma colaborativa da SU capacita indivíduos e organizações de todo o mundo a aprender, conectar e desenvolver soluções inovadoras por meio de tecnologias aceleradoras como inteligência artificial, robótica e biologia digital”, detalham. Fundada em 2008 pelos renomados inovadores Ray Kurzweil e Peter H. Diamandis, e com programas financiados por organizações como Google e Unicef, a Singularity University é uma benefit corporation certificada, com sede no Research Park da NASA, no Vale do Silício (Califórnia, EUA).

Muito interessante e inteligente, mas o que de fato significa estudar o futuro? A disciplina de foresight tem como objetivo ajudar empresas a olharem de forma disciplinada para vários futuros, a curto, médio e longo prazo. Auxilia na construção de práticas estratégicas que unem Planejamento e Prospectiva para que os caminhos futuros do negócio sejam fortes. Além disso, torna o ambiente capaz de responder rapidamente ao mercado em constante mutação. Basicamente, o profissional de foresight está à frente do tempo padrão da inovação e consegue facilmente se antecipar às novas demandas do mundo ao seu redor.

Estudar o futuro é coisa do passado?

Pois é: foresight não é uma ciência recente.  Muitos estudiosos, profissionais e até grandes governos já fazem uso dessas metodologistas há muitos anos. Mas recentemente, com a chegada da era 4.0, é que o termo tem começado a aparecer mais. Hoje, tem se tornado cada vez mais interessante olhar para o longo prazo, para decidir melhor no curto prazo e agir imediatamente.

No Brasil

O que cada instituição inclui na programação é altamente variado – basta digitar “curso foresight” no Google e selecionar o que mais te agrada: acredite, opções não faltam, mesmo no Brasil. No programa Global Solutions da SU, por exemplo, os participantes absorvem os conhecimentos dos maiores nomes do futurismo mundial, têm contato com o que há de mais avançado em tecnologias exponenciais como inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, e engenharia espacial, dentre outras, e depois participam de uma imersão com especialistas de grandes desafios globais como fome, água, pobreza, energia, segurança, saúde e meio ambiente.

Ao analisar as principais lacunas do nosso país (segundo a SU: educação, saúde, segurança pública e infraestrutura) e as nossas principais oportunidades (alimentação, energia, meio ambiente e finanças), a Singularity desembarcou em terras tupiniquins para nos ajudar a saltar para o mundo exponencial e contribuir ainda mais com o empoderamento dos líderes. A SingularityU Brazil está localizada em São Paulo e pretende ajudar corporações e líderes brasileiros a entender melhor o impacto de tecnologias exponenciais, antecipar tendências e prepará-los para agir.

Sem dúvida, sabemos que o futuro é incerto e desconhecido, mas é fato que ele emite sinais do que pode acontecer do presente para o tempo infinito, e é justamente isso que estuda o futurismo.

Leia mais

Suas compras em 2020

Suas compras em 2020

Quais são as tendências de consumo para este ano? Não temos bola de cristal, mas temos a autoridade global em análises...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.