Mulheres são as mais afetadas por problemas de saúde mental e a especialista Amanda Vanzella Chaves orienta como esta técnica milenar chinesa pode ajudar
Você já deve ter ouvido falar que a ansiedade e a depressão são conhecidas como “o mal do século”, não é mesmo? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo e é o quinto em casos de depressão.
Quase 10% da população do país está inserida nesta estatística e as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. De acordo com a médica acupunturiatra de Piracicaba, Amanda Vanzella Chaves, especializada também em eletroacupuntura e acupuntura neurofuncional, a maior incidência no sexo feminino se deve a diferentes motivos, como a realidade da dupla ou tripla jornada de trabalho, a maternidade, a vulnerabilidade social e as mudanças hormonais. “Todas essas características contribuem para o desenvolvimento de ansiedade, insônia, distúrbios hormonais, queda da imunidade, sensação de incapacidade, entre outros problemas”, conta.
Além dos métodos convencionais e o uso de medicamentos, muitas pessoas têm buscado a acupuntura para o tratamento dessas doenças, bem como para o equilíbrio mental. “Na pandemia, os casos de ansiedade e depressão acabaram se agravando. A procura pela acupuntura tem crescido muito como um aliado no tratamento dessas doenças, principalmente para as mulheres que são mais afetadas”, destaca a médica.
Utilizada há mais de dois mil anos pela medicina oriental, a acupuntura consiste na estimulação de pontos anatômicos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo. Os benefícios da acupuntura são comprovados cientificamente.
A acupuntura é oficialmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um complemento às terapias tradicionais, e pela Comissão Médica Federal como uma profissão médica. “É uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa. No tratamento, são utilizadas agulhas em determinados pontos do corpo de acordo com as queixas do paciente”, explica Amanda.
A ACUPUNTURA TEM O OBJETIVO
DE MANTER O CORPO E A MENTE
SAUDÁVEIS, BUSCANDO EVITAR O
ADOECIMENTO E O SOFRIMENTO
DAS PESSOAS. PODE INCLUSIVE
SER USADA COMO UMA PRÁTICA
PREVENTIVA
Aliada no tratamento de depressão e ansiedade
De acordo com a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), a técnica apresenta vários benefícios ao organismo, como diminuição da dor, alterações imunológicas e endócrinas. Porém, há estudos que indicam que essa prática pode ter um efeito positivo sobre a depressão e a ansiedade, alterando a química do humor do cérebro, aumentando a produção de serotonina e endorfinas.
O tratamento de acupuntura para ansiedade auxilia na alteração de neurotransmissores, fazendo assim com que substâncias como a serotonina e a noradrenalina tenham a concentração aumentada no sistema nervoso, levando à sensação de bem-estar.
O uso da acupuntura para o tratamento da depressão também apresenta excelentes resultados. Assim como no tratamento para ansiedade, a aplicação de agulhas em pontos específicos, faz com que o sistema nervoso seja estimulado. Para esse problema, a técnica chinesa auxilia principalmente em algumas vias neuroquímicas, como o cortisol e a dopamina, ligadas às preocupações.
Acupuntura como autocuidado
Além de apresentar excelentes resultados para o tratamento de ansiedade e depressão, a técnica da medicina chinesa é fortemente indicada também para tratar outras questões, como insônia, dores crônicas, enxaqueca, gastrite, alergias, estresse e auxilia nos sintomas do tratamento do câncer.
Independentemente da idade ou do estado de saúde, todas as pessoas podem fazer tratamento com a acupuntura. “A acupuntura tem o objetivo de manter o corpo e a mente saudáveis, buscando evitar o adoecimento e o sofrimento das pessoas. Pode inclusive ser usada como uma prática preventiva”, reforça a especialista.
Vale destacar que as sessões de acupuntura, além dos benefícios já apresentados, podem ser uma excelente alternativa para o autocuidado da mulher. “É poder reservar na agenda um espaço para se cuidar, proporcionar aquele momento do dia só seu, valorizando sua saúde física, mental e emocional”, completa Amanda, lembrando que colocar na rotina o autocuidado é fundamental para conseguir cuidar de si e dos outros.
DRA. AMANDA VANZELLA CHAVES
Avenida São João, 204
Bairro São Judas – Piracicaba – SP
19 99924-4218
@draamandavanzellachaves
0 comentários