Apaixonada pela ortodontia. Transformando sorrisos em saúde e bem-estar

por | 1 nov, 2023 | 0 Comentários

Trinova entrevistou a ortodontista piracicabana Dra. Cristiane Gomes de Oliveira Secco, que contou sobre sua jornada, seu amor à profissão e os avanços da área no Brasil que promovem tratamentos rápidos e personalizados com maior conforto

Uma piracicabana nata, apaixonada pela odontologia e pela ortodontia! Ela encontrou sua vocação quando era adolescente e usava aparelho ortodôntico. A fascinação pelos procedimentos e a alegria de ver seus dentes se alinhando a fizeram seguir essa profissão.  Ingressou na Faculdade de Odontologia da UNICAMP aos 17 anos e, aos 22, já atendia em seu próprio consultório. Desde então, uma série de especializações concluídas integram sua jornada. 

Hoje, reconhecida pelo seu profissionalismo e aplicação de técnicas atuais e inovadoras, sua vida é movida a unir bem-estar e estética, transformando a vida de seus pacientes por meio de lindos e saudáveis sorrisos. 

A revista Trinova traz nesta edição a entrevista com a ortodontista Cristiane Secco e suas percepções a respeito do progresso e futuro da odontologia, bem como os desafios da integração saúde-estética de sua profissão.  


Trinova – Dra. Cristiane, ao longo de sua carreira, como tem visto a evolução da ortodontia no Brasil? 

Dra. Cristiane – Ao longo dos meus 25 anos de ortodontia, muita coisa mudou. As técnicas dos aparelhos ortodônticos se modernizaram, trazendo mais conforto ao paciente e rapidez na solução dos tratamentos. Os avanços que mais me impactaram nesses últimos anos foram a utilização de mini implantes ortodônticos para uso de ancoragem, como um apoio dos movimentos, e, sem dúvida, a ortodontia digital e os diagnósticos digitais com radiografias e tomografias computadorizadas e de alta precisão. Também a ortodontia digital para tratamentos com o sistema de Alinhadores Invisalign®, que são como placas “invisíveis”, totalmente computadorizados, para o alinhamento dos dentes.

Trinova – A ortodontia é frequentemente associada a procedimentos estéticos. Como se equilibra a estética com a saúde bucal?

Dra. Cristiane: Na natureza tudo deve funcionar com perfeição. Nosso corpo também.  Os dentes têm lugar correto para estar, se encaixam como uma engrenagem para proporcionar mastigação correta dos alimentos, apoio da mordida para a funcionalidade de todo o sistema muscular da face, pescoço, costas, coluna, ouvido, etc. Todo o nosso corpo é interligado. 

Quando os dentes não se encaixam no local correto, alguma ou muitas coisas do nosso sistema de saúde vão se desequilibrar e provocar dores de cabeça, dores no pescoço, zumbido nos ouvidos, tensões, desequilíbrios e até desgastes dos dentes e das articulações mandibulares. Logo, a ortodontia, nunca será só estética.  Ela é, acima de tudo, a solução de um problema funcional que, quando resolvido, traz a estética como consequência.

Trinova – Quais são os principais mitos sobre a ortodontia?

Dra. Cristiane – Com certeza o mito de que adultos não podem usar aparelhos porque já estão velhos para isso. Os adultos são os que mais sofrem com problemas na mordida, justamente porque o tempo piora os problemas que não foram corrigidos na juventude e agora apresentam desequilíbrios maiores, além de dores faciais e desgastes dentais.

Trinova – Existe alguma tendência na ortodontia que você acredita que terá um grande impacto no futuro?

Dra. Cristiane – A tendência de tratamentos e aparelhos individualizados projetados pelos ortodontistas por meio de softwares e o uso dos alinhadores que trazem maior estética vão fazer com que mais pacientes se sintam seguros e confortáveis em realizar os tratamentos que precisam. Com certeza, isso terá impacto positivo na saúde bucal da população.

Trinova – Você também atende crianças. Quais conselhos daria aos pais sobre tratamento ortodôntico para seus filhos?

Dra. Cristiane – Os pais precisam fazer consultas anuais de acompanhamento do crescimento e troca dentária dos seus filhos para que, se necessário, o aparelho ortodôntico seja colocado no melhor momento para o desenvolvimento da oclusão, ou seja, mordida da criança.

Trinova – Quais são seus projetos futuros na área da ortodontia?

Dra. Cristiane – O bom ortodontista tem que ser conhecedor da Reabilitação Oral Estética, pois deve trabalhar junto com todas as especialidades da odontologia, em sintonia e colaboração. Meu objetivo é ampliar meus conhecimentos nesta área em conjunto com a ortodontia digital para que os casos complexos também possam se beneficiar de tudo o que a ortodontia digital com Invisalign podem oferecer.  

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]