APLICATIVO PARA CELULAR ELENCA PRINCIPAIS METAS DOS BRASILEIROS PARA 2021

por | 31 maio, 2021 | 0 Comentários

SERÁ QUE OS SEUS OBJETIVOS, DESEJOS E AMBIÇÕES TAMBÉM ENTRARAM NESTA LISTA?

Ao final de todo ano é quase impossível não pensarmos sobre tudo aquilo que, efetivamente, queremos mudar em nossas vidas e como devemos agir para alcançarmos, não só os objetivos postergados de outrora, bem como, os novos que surgem, de pouco em pouco, ao longo do tempo.

Foi pensando nisso que, em 2017, foi criada a 7 Waves, uma startup, cujo aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, totalmente gratuito, tem a finalidade de auxiliar as pessoas a encontrarem caminhos para a realização de seus sonhos. O nome, inclusive, vem do hábito cultural do brasileiro de pular sete ondas no mar durante o réveillon e fazer sete pedidos. De acordo com Rodolfo Ribeiro, fundador e CEO da companhia, ao final de todo ano, a empresa realiza uma análise dos dados inseridos no software e, após uma leitura de tudo o que ali foi colocado pelos usuários, a plataforma gera rankings que indicam o que o brasileiro espera realizar no ano subsequente e quais as razões de se alcançar determinados objetivos e não outros. As análises são realizadas desde 2018 e as conclusões são derivações dos objetivos (mais de quatro milhões deles cadastrados), “então, a gente olha para a nossa base, que tem pouco mais de 350 mil usuários, em mais de 4.600 municípios brasileiros, espalhados por todo o território nacional, e aí, a gente começa a fazer determinados recortes”, explica Ribeiro.

A análise, dividida em sete ramos (relações sociais; saúde e bem-estar; bens e finanças; trabalho e carreira; lazer; estudos; e espiritualidade), mostrou que, para 2021, os brasileiros colocaram como principais objetivos a serem alcançados, “comprar carro”, “aprender inglês” e “comprar casa”. Logo após, vieram “viajar nas férias” e “praticar atividade física”.

Abaixo, confira quais foram os anseios primários colocados em cada uma das áreas pré-definidas na plataforma para o estudo realizado pela startup.

RELAÇÕES SOCIAIS: os objetivos mais comuns nesta área, como fazer novos amigos, namorar e casar, em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, acabaram sendo postergados, porém, ao mesmo tempo, os dados mostraram que muitas pessoas se decidiram por morar juntas, ainda que sem se casarem, e que cresceu bastante também a adoção de animais de estimação.

SAÚDE E BEM-ESTAR: em relação à saúde e bem-estar, fazer atividades físicas e emagrecer lideraram o ranking. Emagrecer, inclusive, havia sido o objetivo mais procrastinado de 2020. Os estudos realizados em outros anos mostram que esses dois objetivos sempre são muito desejados, porém, a pandemia os empurrou para o topo da lista. Em saúde, desde a criação do aplicativo, eles sempre foram os primeiros, mas, no geral, eles também galgaram posições.

BENS E FINANÇAS: quando o assunto são bens e finanças, “quitar dívidas” e “guardar dinheiro” eram os dois principais objetivos a serem alcançados para o ano passado, porém, para este ano, tudo mudou. Comprar carro e casa foram para os primeiros lugares. Objetivos da década de 2000, ambos voltaram com força total e nunca tinham sequer aparecido no top 10 da 7 Waves. Ribeiro esclarece que “em relação ao carro, a nossa interpretação é, justamente, a questão de se evitar aglomerações e também uma oportunidade de se obter renda extra, uma vez que muitas pessoas perderam seus salários e precisam trabalhar”. Já em relação a casa, a conclusão a que ele chegou é de que com o advento da pandemia e a necessidade de o trabalho e o estudo acontecerem dentro de nossos domicílios, a subida deste objetivo no ranking se torna óbvia e autoexplicativa.

TRABALHO E CARREIRA: em trabalho e carreira, “subir de cargo” estava no topo das pretensões desta área para o ano passado, porém, por conta de todas as dificuldades pelas quais o mercado atravessa nos dias atuais, abrir o próprio negócio, como forma de complementar, ou até mesmo, ter uma renda, foi o que predominou para 2021.

LAZER: viajar e tudo o que se desdobra disso sempre liderou o rol de objetivos referentes a lazer, porém, agora, “assistir a séries” e “ler mais” também ganharam destaque. Atividades que acontecem no interior das moradias acabaram indo para o topo da pauta. Em relação às viagens, a análise indicou que na medida em que o ano de 2021 vai avançando, este objetivo está sendo postergado para o último trimestre e para o começo de 2022, mas que, provavelmente, deve haver um boom do setor turístico quando a situação de normalidade se restabelecer.

ESTUDOS: nos estudos, a análise mostrou que, no ano passado, por conta da pandemia, as pessoas conseguiram alcançar muito mais os seus objetivos e que isto tem ocorrido também em 2021. Fazer inglês, por exemplo, sempre foi um dos objetivos mais desejados e um dos mais procrastinados também. Cursos de especialização e relacionados às atividades profissionais que as pessoas exercem também aparecem na lista. Fazer faculdade, principalmente, entre as pessoas acima dos trinta anos de idade, idem. Ribeiro explica que a busca por aprender a programar computadores também cresceu, em especial, por conta de na área de tecnologia haver muitas oportunidades e poucos talentos disponíveis.

ESPIRITUALIDADE: a categoria com menos objetivos colocados na plataforma trouxe a meditação como principal meta a ser alcançada. Segundo as análises realizadas, pôde-se observar que, aqui no Brasil, mudanças de comportamento têm gerado, não só uma reinvenção das religiões, mas também do autoconhecimento e da relação das pessoas consigo mesmas, com o público mais jovem já não sendo mais tão apegado a determinadas tradições e convenções.

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

O CEO acredita que, tão logo a situação de normalidade seja restabelecida, os objetivos principais dos brasileiros no período imediatamente anterior ao início da pandemia voltem as suas antigas posições e conclui dizendo que “com a mínima estabilização da economia, tudo irá começar a voltar, de pouco em pouco, ao que era. Mas eu acredito que não nesse ano ainda, mas em 2022. É naquilo que os usuários da plataforma acreditam também”.

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.