ARQUITETO É LISTADO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS MAIS PROMISSORES DA ATUALIDADE

por | 21 fev, 2021 | 0 Comentários

LEONARDO DIAS ESTÁ NO ROL DE PROFISSIONAIS COM ATÉ TRINTA ANOS APRESENTADOS NA ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA FORBES “UNDER 30 BRASIL”

Com apenas 28 anos de idade e muitas ideias na cabeça, Leonardo Dias já tem muito que celebrar. Arquiteto, formado, em 2017, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele foi, no ano que passou, um dos noventa rostos estampados pela revista Forbes Brasil, uma das mais bem conceituadas publicações na área de negócios e economia em todo o mundo, em sua edição anual “Under 30 Brasil”, que traz, desde 2014, uma lista dos mais brilhantes profissionais e empreendedores brasileiros com trinta anos de idade ou menos.
Isto se deu, em especial, após vencer, em junho de 2020, o concurso internacional “Coronavirus Design Competition”, da plataforma Go Architect e de ter recebido o convite para implantar, em caráter expositivo e em diversos locais da capital paulista, vinte totens com os seguintes temas: higiene das mãos, homenagem às vítimas da Covid-19 e informação à população. Agora, ele busca viabilizar o projeto em outras cidades do país, de forma temporária ou definitiva. O projeto “Totens Urbanos – Memorial Saúde” ganhou notoriedade nacional e internacional e alcançou variados públicos, pois foi instalado tanto na Avenida Paulista e no Centro de São Paulo, quanto na periferia da cidade.
“O ano de 2020 para mim foi de trabalho intenso e de muitas realizações. Terminar esse período com o reconhecimento da Forbes, que é um espaço muito concorrido e de alto nível, está sendo uma grata surpresa e me estimula a acelerar novos projetos”, comenta Leonardo.

Totens - Arquiteto Leonardo DiasTotens - Arquiteto Leonardo Dias

Criador do Base Colab e da Archtutorial, duas plataformas de arquitetura voltadas para estudantes e recém-formados, ele agora está transformando-as em uma startup e vem conversando com potenciais parceiros. Em paralelo, continua desenvolvendo projetos de arquitetura e cursos em seu site lado.arq.br

TERMINAR ESSE PERÍODO COM O RECONHECIMENTO DA FORBES (…)
ESTÁ SENDO UMA GRATA SURPRESA E ME ESTIMULA A ACELERAR NOVOS PROJETOS

TORRE DE OBSERVAÇÃO NA LETÔNIA

Torre de Observação - Arquiteto (Forbes)

Projeto da Torre de Observação na Letônia (Europa)

Mapa Letônia (Europa)

Projeto da Torre de Observação na Letônia (Europa)

Um dos grandes empreendimentos com o qual Leonardo se envolveu recentemente foi o da Torre de Observação Kurgi, na Letônia, ex-república soviética, independente desde 1991, e que faz parte da União Europeia desde 2004. O projeto desenvolvido por ele, ao lado dos arquitetos Luis Garcia, Victor Hertel e João Navarrete, foi pré-selecionado entre inúmeras iniciativas, propostas por profissionais do mundo todo, através de um concurso internacional, desenvolvido pela plataforma Bee Breeders, em parceria com os donos da fazenda que leva o nome da construção.
A propriedade na qual a torre será instalada (cujo projeto vencedor foi o de três arquitetos suecos) é de um jovem casal com interesse em receber visitantes do mundo todo e está localizada em uma das regiões mais bonitas e pitorescas do norte da Europa, a Reserva da Biosfera Vidzeme Norte, que representa quase 6% da área total do país báltico e é listada como uma área de preservação reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por lá, existe ainda uma criação de cavalos letões, uma espécie nativa que está muito próxima da extinção. Quatro dos últimos reprodutores vivos também se encontram na área. A torre, depois de construída, terá como principal intento o de atrair visitantes a fim de conscientizá-los sobre este problema, fazendo com que estes apreciem, não só os cavalos, mas também a acidentada paisagem local, com lagos, colinas formadas por glaciais, planícies onduladas e florestas.

FORMAÇÃO

Após se formar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Leonardo fez intercâmbio nos Estados Unidos, com bolsa integral para estudar no Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago, e estagiou no Studio Vural, em Nova York. Além de seus projetos atuais, ele também é colaborador no escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, em São Paulo.

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.