Brasil é o 7º país com o maior número de empreendedoras

por | 1 jan, 2023 | 0 Comentários

São mais de 30 milhões de mulheres na gestão de negócios do mercado nacional. Para inspirar, empresárias que se destacam em Piracicaba contam um pouco sobre suas trajetórias e desafios

Leila Branco

A presença feminina empreendendo no Brasil não para de crescer. O país é o sétimo no mundo com o maior número de mulheres à frente dos negócios, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). A pesquisa também apontou que elas somam 30 milhões, cerca de 48,7% do universo de empreendedores nacionais. 

A boa notícia é que outro estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a presença feminina no mercado de trabalho chegará a 64,3% no ano de 2030. O levantamento analisou as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres estão atuando em vários ambientes antes vistos como essencialmente masculinos e a presença delas é ainda mais significativa quando se observa setores como marketing, e-commerce, saúde, finanças e comunicação. 

Ainda há muitas transformações a serem feitas, mas graças às profissionais que vêm fazendo a diferença, suas conquistas tornam-se exemplos para a futura geração feminina. Para começar 2023 com muita inspiração, a Trinova conversou com três mulheres empreendedoras de Piracicaba que compartilham suas histórias, desafios e conquistas. 

Gislaine Gusson: mercado de banheiras e ofurôs

Referência no mercado de lazer e bem-estar, a Aqualax é fabricante de banheiras de Hidromassagens, Spas e Ofurôs e está há mais de 10 anos no mercado. À frente dos negócios estão Gislaine Gusson e seu marido Marcelo Gusson. “Comecei a empreender por oportunidade! Em 2010, já casada e com uma filha de 1 ano, fui convidada pelo meu sogro a montar uma empresa de banheiras de hidromassagem que já era um sonho dele antigo”, conta Gislaine.

Nascida em Limeira e formada em Sistemas de Informação, a sócia da Aqualax nunca imaginou empreender, mas aceitou o desafio. “Desde pequena falava de realizar sonhos e vi que além do meu poderia realizar os de muitas famílias, ajudar pessoas e gerar emprego. Isso tudo é muito gratificante”, revela. 


Para lhe ajudar nessa trajetória, Gislaine procurou o Sebrae fazendo todos os cursos disponíveis para desenvolver o seu lado empreendedor. “Fui até destaque no jornal de negócios do Sebrae, em 2016”, conta. “O importante é saber quais habilidades você tem de melhor e focar nisso. Não precisamos ser bons em tudo, mas procurar ter colaboradores ao seu lado com o mesmo intuito e que se completam. Hoje posso dizer que estamos com uma excelente equipe”, destaca Gislaine. 

A empreendedora diz que nunca teve dificuldades por ser mulher, mas aprendeu muito com o desafio de trabalhar ao lado do marido como sócio. “É muito difícil separar a vida profissional da pessoal, mas juntos construímos uma linda história. Hoje fui mais longe do que imaginava. Nossa empresa é certificada pelo Inmetro e reconhecida em todo o Brasil, não só pelos excelentes produtos, mas também por compor cenários nos principais programas de reality shows da TV, novelas e filmes. Posso dizer que entrar na casa do Big Brother Brasil é algo que nunca imaginei acontecer”, compartilha.

Para 2023, os planos não param. Entre os projetos está espalhar novos showrooms por todo Brasil, oferecendo uma nova experiência aos clientes. “Nada melhor do que poder sentir e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos”

Mariana Maranhão: aproveitando as oportunidades

A administradora de empresas Mariana Maranhão tem uma história incrível como empreendedora. Começou atuando no ramo de construção civil, com uma empresa de gerenciamento e construção de casas de alto padrão. “Sempre fui muito atenta às oportunidades. Quando me apresentaram a franquia da Todeschini, uma marca renomada no mesmo nicho que já atuava, decidi investir. Foi uma oportunidade que eu não pude deixar passar e foi um divisor de águas em minha vida”, conta.

A Todeschini Piracicaba vai completar oito anos em 2023 e se destaca entre as lojas da marca no Brasil. Mariana credita o sucesso a três fatores: a qualidade dos produtos e do atendimento de sua equipe, o comprometimento com a satisfação do cliente e o amor por aquilo que faz. “Com uma equipe madura e comprometida, ganhamos diversos prêmios por nossa atuação”, conta. 

Um dos reconhecimentos foi o “Prêmio Excelência”, dado nacionalmente pela franquia, considerando uma série de critérios da fábrica, como atendimento, pós-venda, montagem, posturas socioambientais e destinação de resíduos. 

Para Mariana, o maior desafio como empreendedora é se manter atualizada nas tendências e inovações do mercado, valorizando o bom relacionamento com parceiros, colaboradores e clientes. “Acredito que estar à frente dos negócios é uma excelente oportunidade de desbravar e mostrar ao mundo que a mulher pode ser o que ela quiser. E tenho em minha equipe comercial e administrativa mulheres fantásticas”, diz.

Entre as habilidades que considera mais importantes para homens e mulheres que querem empreender é estar aberto às oportunidades, resiliência com os contratempos que farão parte do dia a dia e muita dedicação. 

E novos objetivos estão vindo por aí. “A gente nunca para de sonhar e essa é a graça de viver! Para esse ano tenho muitos projetos e manter a Todeschini Piracicaba como líder no segmento na região é uma delas. As demais são surpresas!”.

Fernanda Guidotti: destaque no universo automotivo

A empresária e acionista do Grupo Pirasa, Fernanda Guidotti, é formada em Direito e até atuou por um tempo na área, mas logo sentiu um ‘chamado’ vendo a história empreendedora de seu pai, Joaquim Mário, fundador do Grupo Pirasa. Um engenheiro civil que paralelamente à sua profissão, juntou suas economias em 1967 para iniciar um projeto em Piracicaba, cidade que não conhecia, em uma área que não tinha qualquer experiência: abrir uma concessionária de veículos Mercedes-Benz. 

Há 36 anos trabalhando no grupo, Fernanda comanda a rede de lojas ao lado do seu irmão Roberto Pires Ferreira. “Meu pai não está mais conosco há quatro anos, mas trabalhou no grupo até os 88 anos e seus conceitos empreendedores são muito presentes e conduzem nosso trabalho. Ele foi um visionário!”, explica. 

Atualmente, o Grupo Pirasa, com 600 colaboradores, conta com três concessionárias de veículos comerciais da Mercedes Benz, sendo a sede em Piracicaba, a Comercial Araguaia em Campinas e uma unidade em Limeira. Na década de 1990, o grupo também iniciou a atuação em outra montadora, assumindo as concessionárias Toyota Nippokar, com duas lojas em Campinas, além de Piracicaba e Mogi Mirim. Recentemente, em 2020, o grupo inaugurou o Truck Center Pneus Michelin Mogi, com a venda de pneus para veículos comerciais, assim como também são vendidos nas unidades das concessionárias Mercedes Benz. 

“Mesmo com essa expansão, a marca registrada do grupo é uma atuação conservadora. Nosso DNA é baseado no legado que meu pai nos deixou, com sua conduta ética à frente do seu tempo, em que já trazia para a gestão os princípios de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. Todos esses valores nos ajudou a manter uma trajetória sólida da empresa”

Entre esses princípios, Fernanda destaca: seriedade, satisfação do cliente, treinamento, valorização pessoal, respeito à empresa e ao seu patrimônio, administração participativa, autocrítica, dinamismo comercial e trabalho. “Claro que já senti preconceito por ser mulher ou ser sucessora do grupo, mas foi muito minimizado pela educação recebida pelo meu pai que teve um exemplo de mulher forte e atuante, que foi minha avó e ele sempre me deu esse empoderamento.  E acredito que é assim que teremos uma sociedade mais justa, a partir da educação. Temos uma empresa para que mulheres também possam trabalhar com um ambiente de respeito e equidade”, destaca. 

O grupo Pirasa acumula vários prêmios pela qualidade e performance. O último reconhecimento veio do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2021 Mercedes-Benz para seus concessionários, em que a empresa reconhece as melhores práticas de ações que promovem o desenvolvimento sustentável da sociedade. “Implantamos uma plataforma de aprovação de compras Via Nuvem, que reduziu o consumo de papel. Mensuramos essa economia e dividimos o resultado com a comunidade com a doação de leite para creches de Piracicaba. Também implantamos o projeto Energia Solidária, instalando no grupo todo as células fotovoltaicas. A economia de um mês foi revertida para três instituições, com a troca de toda a iluminação por lâmpadas de led e sensores de presença para gerar economia também nesses locais”, destaca.  

Fernanda sempre foi muito atuante, participando ativamente na ASSOBENS – Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz e também do Conselho da Mulher Empresária da Acip – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. “O principal é estar feliz com o que está fazendo e seguir com princípios éticos, beneficiando a empresa e também a comunidade”.

Frases:

“Nada melhor que sentir e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos”, Gislaine Gusson

“O principal é estar feliz com o que está fazendo e seguir com princípios éticos, beneficiando a empresa e também a comunidade”, Fernanda Guidotti. 

“Acredito que estar à frente dos negócios é uma excelente oportunidade de desbravar e mostrar ao mundo que a mulher pode ser o que ela quiser”, Mariana Maranhão.

Leia mais

Educação Inovadora Humanizada

Educação Inovadora Humanizada

O futuro começa na transformação do ensino Com foco em formar cidadãos preparados para os desafios da vida, a Escola...

Cores da alma

Cores da alma

A arte que transcende o olhar e toca o interior Uma viagem pelas obras do artista piracicabano Bettiol. Com um...

Revoluções Tecnológicas

Revoluções Tecnológicas

7 inovações que estão transformando o futuro Supercomputadores, inteligência artificial, energia sustentável e...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]