CEIA DE NATAL: QUE TAL AGRADAR AOS MAIS DIFERENTES GOSTOS?

por | 7 dez, 2021 | 0 Comentários

A Trinova foi atrás de ideias inspiradoras que podem facilitar a escolha de pratos especiais, saudáveis e saborosos para celebrar com amigos e famílias

Já reparou que é só as luzinhas de Natal começarem a piscar pela cidade que começamos a pensar nos encontros, nas reuniões em volta da mesa que essa data proporciona, nas músicas e comidas especiais que marcam esse período? Não dá para negar que a comida é sempre um destaque nessa época do ano. 

Pensando nisso, a Trinova resolveu presentear os leitores com ideias que podem inspirar a pensar no cardápio natalino, tanto para quem quer encomendar pratos especiais, que vão desde a entrada, prato principal e sobremesa e até para quem gosta de colocar a mão na massa e quer preparar receitas mais fitness. Uma coisa é certa: não importa a escolha, o bom mesmo é aproveitar esse período para ficar próximo de seus amores e celebrar a vida.

Opções de pratos natalinos com ingredientes selecionados para escolher  

O restaurante Giardino foi buscar receitas especiais que remetem ao Natal para agradar os mais diferentes paladares. O cardápio foi pensado tanto para ser consumido no restaurante, durante o almoço do dia 24 de dezembro, ou para quem quer saborear uma ceia em casa.

No Giardino, todas as opções servem até seis pessoas. Para a entrada as sugestões são: o tradicional salpicão que leva frango desfiado, maionese, maçã, passas, ervilha e cenoura; uma seleção preciosa de pães artesanais, acompanhada por patês de sardela, alichella e patê de frango; e a Porchetta Allá Romana, indicada para os fãs de carne suína, prato este feito com panceta suína em rolo temperada, com ervas finas à pururuca ao pesto de manjericão.

Para os pratos principais, o restaurante oferece como opção o Pernil de Cordeiro Braseado, acompanhado com brócolis, batata e tomatinhos. Também haverá o Bacalhau à Portuguesa, assado com cebola, batata, brócolis e pimentão. Outra opção são os Mini Galetos Recheados, que levam uma farofa de bacon e maçã, acompanhado de arroz natalino. Os fãs de massa fresca vão se deliciar com a Lasanha de Bacalhau, feita com massa fresca com lascas de bacalhau ao molho bechamel e muçarela, gratinada com parmesão.

E a sobremesa escolhida para fechar a noite de Natal é o Pudim de Queijo com calda de frutas vermelhas. 

“Pensamos em opções que vão agradar aos mais variados gostos”, destaca o proprietário Jorge de Souza, que assumiu a casa recentemente.

Jorge, que é alagoano, trabalhou por nove anos na casa e sempre foi apaixonado pelo restaurante que é muito tradicional em Piracicaba há mais de 26 anos. Durante a pandemia, os proprietários decidiram fechar o local e para que isso não se concretizasse Jorge resolveu assumir a casa. “Sou eternamente agradecido por tudo que a família Ganzerli fez para mim e pela história bonita que construíram dentro do restaurante. Quero honrar esse espaço e manter a mesma qualidade de sempre”, destaca Jorge. Em especial, este Natal marca o recomeço da história do Giardino, mas sem perder a essência de tradição e qualidade do restaurante.

Giardino Ristorante
R. Marechal Deodoro, 2328 – Vila Monteiro
Tel (19) 3433-7066 (delivery)
@giardinoristorante.piracicaba

Receitas fitness também podem estar presentes na Ceia de Natal

Para quem não abre mão da cozinha, a nutricionista Isabela Massari de Oliveira idealizou algumas opções. “Como nutricionista, gosto de incentivar as pessoas a terem equilíbrio. Sendo assim, é importante que ninguém deixe de participar de nenhum evento, devido a dieta”, destaca.

Isabela destaca que a dieta deve ser vista como um estilo de vida e não como algo que tem data para começar e acabar. “É importante que a Ceia de Natal seja uma refeição balanceada. Isso significa ser balanceada em macronutrientes, ou seja, proteína, gorduras e carboidratos. O ideal é evitar excessos”, destaca.

A especialista convidou o casal Camila e José Emilio dos Santos para preparar uma sugestão de ceia fitness. Os dois comandam o Instagram @casalnacozinha que traz dicas e receitas de seus pratos favoritos. “Em conjunto com a Isa, elaboramos um cardápio leve e prático de fazer, porém com o requinte que uma ceia de Natal pede”, destaca Camila. Isabela completa: “Coma de tudo, mas não tudo. Moderação e equilíbrio são os segredos para não engordar nessa época do ano”, diz.

Receitas

Tartar de tomate 

Ingredientes:
800g de tomate firmes e maduros, sem semente, cortados em cubinhos;
150g de tâmaras frescas picadas em cubinhos;
2 cebolas picadas em meias luas;
Cebolinha picada;
Azeite e flor de sal. 

Modo de preparo: em uma panela com um fio de azeite, doure as cebolas. Reserve. Em um bawl, misture o tomate, as tâmaras, a cebolinha e a cebola.  Tempere com sal, e bastante azeite.  Finalize com flor de sal e sirva em porções individuais.

Bacalhau com alho-poró e purê de batata-doce

Ingrediente:
1,2 kg de lombo de bacalhau dessalgado;
2 alhos-porós picados em rodelas finas;
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho amassados;
300ml de creme de leite fresco;
1 pote de iogurte natural sem açúcar;
1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
1kg de batata-doce;
1 xícara de leite;
1 colher (sopa) de manteiga;
Azeitonas verdes;
Cebolinha picada;
Noz-moscada;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: corte o lombo do bacalhau em duas partes e retire o espinho central. Seque bem com papel toalha. Aquecã bem uma frigideira e adicione bastante azeite e doure todos os lados do bacalhau, cerca de 3 minutos cada lado (não retire a pele do peixe). Regue com azeite conforme for fritando. Coloque em uma  assadeira e reserve. 

Depois que fizer o purê, escorra a água que soltou do bacalhau, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 a 30 minutos para dourar.

Coloque em uma panela grande água, sal e as batatas-doces descascadas e picadas para cozinhar até ficarem bem macias. Escorra bem a água e amasse com espremedor de batatas. 

Na mesma panela, acrescente 1 colher de manteiga, o leite e o sal e a noz-moscada. Passe o mixer para obter um purê bem liso. 

Em outra panela, coloque um fio generoso de azeite, cebola, alho e alho-poró, e deixe que cozinhem até que murchem. Adicione o creme de leite, o iogurte e o queijo parmesão. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. 

Montagem: coloque em uma travessa os lombos do bacalhau, o purê ao lado e por cima do peixe o creme de alho-poró. Decore com as azeitonas e a cebolinha.

Isabela Massari de Oliveira, nutricionista (ao centro), e o casal Camila Pizzinatto e José Emílio dos Santos

Cheesecake de pistache com frutas vermelhas

Massa:
200g de farinha de castanha de caju;
100g de farinha de amêndoas;
4 colheres (sopa) de manteiga gelada.

Misture as farinhas e acrescente a manteiga picada em cubinhos. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma massa lisa. Modele a massa em uma assadeira de fundo removível de 25 cm de diâmetro. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos ou até que a massa esteja dourada. 

Creme:
300g de creme de leite fresco;
150g de xilitol;
450g de cream cheese;
60g pistache;
Suco e raspas de 1 limão siciliano.

Bata o creme de leite fresco gelado até o ponto de chantilly. Reserve e guarde na geladeira. Na tigela da batedeira, adicione o cream cheese e o xilitol. Bata até incorporar e acrescente o suco do limão e as raspas. Bata até ficar liso. O processo é rápido. Com uma espátula, misture delicadamente o chantilly a este creme. E, por último, o pistache já picado. Reserve um pouco do pistache para enfeitar no final. 

Geleia de frutas vermelhas
200g de xilitol;
400g de frutas vermelhas (morango, amora e mirtilo);
50ml de vinho do Porto;

Adicione tudo em uma panela em fogo baixo e deixe cozinhar por 25 minutos. Mexa de vez em quando evitando que grude no fundo da panela. 

Montagem
Na massa pronta, coloque o creme com o pistache, e com as costas de uma colher, deixe bem lisinha a parte de cima. Adicione a geleia por cima e enfeite com pistache e as frutas vermelhas. Leve ao freezer por 2 horas. Retire uma hora antes de servir. É só desenformar.

Leia mais

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

O ranking pelo planeta a fora Os últimos dados divulgados neste ano pela Organização Mundial da Propriedade...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.