A Trinova foi atrás de ideias inspiradoras que podem facilitar a escolha de pratos especiais, saudáveis e saborosos para celebrar com amigos e famílias
Já reparou que é só as luzinhas de Natal começarem a piscar pela cidade que começamos a pensar nos encontros, nas reuniões em volta da mesa que essa data proporciona, nas músicas e comidas especiais que marcam esse período? Não dá para negar que a comida é sempre um destaque nessa época do ano.
Pensando nisso, a Trinova resolveu presentear os leitores com ideias que podem inspirar a pensar no cardápio natalino, tanto para quem quer encomendar pratos especiais, que vão desde a entrada, prato principal e sobremesa e até para quem gosta de colocar a mão na massa e quer preparar receitas mais fitness. Uma coisa é certa: não importa a escolha, o bom mesmo é aproveitar esse período para ficar próximo de seus amores e celebrar a vida.
Opções de pratos natalinos com ingredientes selecionados para escolher
O restaurante Giardino foi buscar receitas especiais que remetem ao Natal para agradar os mais diferentes paladares. O cardápio foi pensado tanto para ser consumido no restaurante, durante o almoço do dia 24 de dezembro, ou para quem quer saborear uma ceia em casa.
Mini Galeto Recheado Salpicão Jorge de Souza, proprietário do
Giardino Ristorante
No Giardino, todas as opções servem até seis pessoas. Para a entrada as sugestões são: o tradicional salpicão que leva frango desfiado, maionese, maçã, passas, ervilha e cenoura; uma seleção preciosa de pães artesanais, acompanhada por patês de sardela, alichella e patê de frango; e a Porchetta Allá Romana, indicada para os fãs de carne suína, prato este feito com panceta suína em rolo temperada, com ervas finas à pururuca ao pesto de manjericão.
Para os pratos principais, o restaurante oferece como opção o Pernil de Cordeiro Braseado, acompanhado com brócolis, batata e tomatinhos. Também haverá o Bacalhau à Portuguesa, assado com cebola, batata, brócolis e pimentão. Outra opção são os Mini Galetos Recheados, que levam uma farofa de bacon e maçã, acompanhado de arroz natalino. Os fãs de massa fresca vão se deliciar com a Lasanha de Bacalhau, feita com massa fresca com lascas de bacalhau ao molho bechamel e muçarela, gratinada com parmesão.
E a sobremesa escolhida para fechar a noite de Natal é o Pudim de Queijo com calda de frutas vermelhas.
“Pensamos em opções que vão agradar aos mais variados gostos”, destaca o proprietário Jorge de Souza, que assumiu a casa recentemente.
Jorge, que é alagoano, trabalhou por nove anos na casa e sempre foi apaixonado pelo restaurante que é muito tradicional em Piracicaba há mais de 26 anos. Durante a pandemia, os proprietários decidiram fechar o local e para que isso não se concretizasse Jorge resolveu assumir a casa. “Sou eternamente agradecido por tudo que a família Ganzerli fez para mim e pela história bonita que construíram dentro do restaurante. Quero honrar esse espaço e manter a mesma qualidade de sempre”, destaca Jorge. Em especial, este Natal marca o recomeço da história do Giardino, mas sem perder a essência de tradição e qualidade do restaurante.
Giardino Ristorante
R. Marechal Deodoro, 2328 – Vila Monteiro
Tel (19) 3433-7066 (delivery)
@giardinoristorante.piracicaba
Receitas fitness também podem estar presentes na Ceia de Natal
Para quem não abre mão da cozinha, a nutricionista Isabela Massari de Oliveira idealizou algumas opções. “Como nutricionista, gosto de incentivar as pessoas a terem equilíbrio. Sendo assim, é importante que ninguém deixe de participar de nenhum evento, devido a dieta”, destaca.
Isabela destaca que a dieta deve ser vista como um estilo de vida e não como algo que tem data para começar e acabar. “É importante que a Ceia de Natal seja uma refeição balanceada. Isso significa ser balanceada em macronutrientes, ou seja, proteína, gorduras e carboidratos. O ideal é evitar excessos”, destaca.
A especialista convidou o casal Camila e José Emilio dos Santos para preparar uma sugestão de ceia fitness. Os dois comandam o Instagram @casalnacozinha que traz dicas e receitas de seus pratos favoritos. “Em conjunto com a Isa, elaboramos um cardápio leve e prático de fazer, porém com o requinte que uma ceia de Natal pede”, destaca Camila. Isabela completa: “Coma de tudo, mas não tudo. Moderação e equilíbrio são os segredos para não engordar nessa época do ano”, diz.
Receitas
Tartar de tomate
Ingredientes:
800g de tomate firmes e maduros, sem semente, cortados em cubinhos;
150g de tâmaras frescas picadas em cubinhos;
2 cebolas picadas em meias luas;
Cebolinha picada;
Azeite e flor de sal.
Modo de preparo: em uma panela com um fio de azeite, doure as cebolas. Reserve. Em um bawl, misture o tomate, as tâmaras, a cebolinha e a cebola. Tempere com sal, e bastante azeite. Finalize com flor de sal e sirva em porções individuais.
Bacalhau com alho-poró e purê de batata-doce
Ingrediente:
1,2 kg de lombo de bacalhau dessalgado;
2 alhos-porós picados em rodelas finas;
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho amassados;
300ml de creme de leite fresco;
1 pote de iogurte natural sem açúcar;
1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
1kg de batata-doce;
1 xícara de leite;
1 colher (sopa) de manteiga;
Azeitonas verdes;
Cebolinha picada;
Noz-moscada;
Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo: corte o lombo do bacalhau em duas partes e retire o espinho central. Seque bem com papel toalha. Aquecã bem uma frigideira e adicione bastante azeite e doure todos os lados do bacalhau, cerca de 3 minutos cada lado (não retire a pele do peixe). Regue com azeite conforme for fritando. Coloque em uma assadeira e reserve.
Depois que fizer o purê, escorra a água que soltou do bacalhau, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 a 30 minutos para dourar.
Coloque em uma panela grande água, sal e as batatas-doces descascadas e picadas para cozinhar até ficarem bem macias. Escorra bem a água e amasse com espremedor de batatas.
Na mesma panela, acrescente 1 colher de manteiga, o leite e o sal e a noz-moscada. Passe o mixer para obter um purê bem liso.
Em outra panela, coloque um fio generoso de azeite, cebola, alho e alho-poró, e deixe que cozinhem até que murchem. Adicione o creme de leite, o iogurte e o queijo parmesão. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta.
Montagem: coloque em uma travessa os lombos do bacalhau, o purê ao lado e por cima do peixe o creme de alho-poró. Decore com as azeitonas e a cebolinha.
Cheesecake de pistache com
frutas vermelhasBacalhau com alho-poró e purê
de batata-doceTartar de tomate
Cheesecake de pistache com frutas vermelhas
Massa:
200g de farinha de castanha de caju;
100g de farinha de amêndoas;
4 colheres (sopa) de manteiga gelada.
Misture as farinhas e acrescente a manteiga picada em cubinhos. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma massa lisa. Modele a massa em uma assadeira de fundo removível de 25 cm de diâmetro. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Creme:
300g de creme de leite fresco;
150g de xilitol;
450g de cream cheese;
60g pistache;
Suco e raspas de 1 limão siciliano.
Bata o creme de leite fresco gelado até o ponto de chantilly. Reserve e guarde na geladeira. Na tigela da batedeira, adicione o cream cheese e o xilitol. Bata até incorporar e acrescente o suco do limão e as raspas. Bata até ficar liso. O processo é rápido. Com uma espátula, misture delicadamente o chantilly a este creme. E, por último, o pistache já picado. Reserve um pouco do pistache para enfeitar no final.
Geleia de frutas vermelhas
200g de xilitol;
400g de frutas vermelhas (morango, amora e mirtilo);
50ml de vinho do Porto;
Adicione tudo em uma panela em fogo baixo e deixe cozinhar por 25 minutos. Mexa de vez em quando evitando que grude no fundo da panela.
Montagem
Na massa pronta, coloque o creme com o pistache, e com as costas de uma colher, deixe bem lisinha a parte de cima. Adicione a geleia por cima e enfeite com pistache e as frutas vermelhas. Leve ao freezer por 2 horas. Retire uma hora antes de servir. É só desenformar.
0 comentários