Como falar bem e crescer profissionalmente?

por | 18 Maio, 2020 | 0 Comentários

Por Luciana Tayar – Fonoaudióloga clínica e empresarial

Falar é um tema complexo: envolve toda estrutura corporal, mental, auditiva, como também sentimentos, percepções e atitudes. Já a comunicação exige tanto a atenção constante sobre nós mesmos, como sobre nossos interlocutores, no mesmo espaço-tempo. Tarefa árdua! E nem todo mundo domina…

O domínio da fala e da comunicação é exigido no universo profissional e em atividades cotidianas. A maneira pela qual a mensagem é transmitida importa, tanto para fechar um negócio como para “falar de futebol”. Independentemente da situação ou do veículo de transmissão, muito se resume à comunicação.

 Nem tudo é mundo digital: falar ainda existe e é importante! Podemos ficar surpresos com o poder das técnicas que envolvem a comunicação oral. Afinal, quem fala com clareza e convicção alcança melhores objetivos. Por que não dar um passo nesse desafio pessoal da comunicação?

O profissional que domina a comunicação geralmente desempenha melhor sua função – e tem maiores chances de ir além, alavancando sua carreira. Falar bem é um diferencial capaz de estabelecer boas relações em diferentes universos. Isto é, aquele que consegue se expressar (e com segurança!) inspira confiança (até rima!!!).

Ter domínio sobre as técnicas de comunicação ajuda a adquirir mais eloquência e fluidez. A pessoa que as domina, fixa a atenção de seu interlocutor e usa seus diferentes recursos com eficiência. Saber transmitir uma mensagem segura é fundamental para convencer seu interlocutor – a depender da situação vivida (afinal tudo depende do contexto: há momentos onde se precisa ser motivacional, outros não).

A capacidade de se expressar com desenvoltura é uma habilidade desenvolvida e aprendida. O tema é multidisciplinar e aborda diferentes áreas do conhecimento. A depender das necessidades, envolve técnicas tais como: exames clínicos, trabalho articulatório, tonalidade vocal, impacto do discurso, entonação, postura, expressões corporais, entre outros.

Você conhece essas técnicas? São inúmeras. Podem ser dirigidas tanto a grupos empresariais e seus diretores, quanto a pesquisadores e advogados, por exemplo.

Convencer e influenciar positivamente pessoas requer planejamento e treino. E por que fazer isso?

A comunicação é uma das características mais valorizadas no mundo contemporâneo.

 De acordo com a uma vasta literatura cientifica que estuda a comunicação no mundo contemporâneo, os desafios – antes não previstos – estão emergindo da grande área social. Tudo começa pela difícil tarefa de descobrir como essa ferramenta com seus meios tão diversificados podem aproximar pessoas, causas e motivações. Usar adequadamente este recurso é um ponto fundamental: transmite credibilidade e aumenta a confiança em quem está falando.

Em um mundo repleto de Fake News, transmitir um fato com seriedade faz com que a mensagem seja absorvida pelo interlocutor com segurança. Ao mesmo tempo, é necessário o domínio sobre o fato, como dizê-lo e aborda-lo, como condição indispensável para transmitir a veracidade.

Ficou interessado? Você pode/deve procurar o melhor profissional para lhe auxiliar nas técnicas adequadas ao seu caso/interesse. Mas não deixe de fazê-lo. Afinal, os desafios contemporâneos da comunicação estão aí e não poupam ninguém, seja na grande oportunidade do seu negócio, seja no embate se a Marta continuará a ser a melhor jogadora de futebol do mundo.

Leia mais

A universidade da disrupção

A universidade da disrupção

Estamos preparados para o futuro? A Singularity University, escola de inovação do Vale do Silício, utiliza tecnologias...

Suas compras em 2020

Suas compras em 2020

Quais são as tendências de consumo para este ano? Não temos bola de cristal, mas temos a autoridade global em análises...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.