Comunicação impecável e carisma são pontos-chave deste líder

por | 19 mar, 2020 | 0 Comentários

JAIRINHO MATTOS

Jairo Meirelles Ribeiro de Mattos, mas o nome que você com certeza já ouviu é Jairinho Mattos. Comunicador nato, ele comanda a Jovem Pan Piracicaba, primeira afiliada da Rede Jovem Pan no Brasil. Para ele, rádio está no sangue: a Educadora AM foi fundada por sua família em 1967! Jairo saiu de Piracicaba para cursar administração de empresas em São Paulo, mas não ficou longe da terrinha por muito tempo. “No começo de 1994 recebi uma ligação que mudou minha vida: a Rede Jovem Pan estava iniciando a afiliação de emissoras”. Após uma longa e meticulosa articulação, em 3 de junho de 1994, foi ao ar a primeira afiliada da rádio no país. Hoje, são mais 100 emissoras afiliadas.

TRINOVA: Como é a sua gestão na rádio?

JAIRINHO MATTOS: A gestão de um negócio é, em suma, gerenciar pessoas. Colaboradores, fornecedores e clientes são a essência do nosso negócio e prioridade na minha gestão. Primo pelo respeito e atenção em cada processo de operação que envolva pessoas. Saber trabalhar com pessoas é uma dica valiosa da gestão moderna. Enxergo que a meritocracia deve prevalecer e busco sempre entender o lado humano de todos que são parte do meu negócio.

TRINOVA: O que é fundamental para uma liderança de sucesso?

JM: Não acredito que exista uma fórmula mágica para se alcançar a liderança. Por menor que seja a empresa, o gestor líder precisa ser a mola propulsora que impulsiona os demais para atingir um objetivo. Deve estudar muito o seu mercado, ter uma visão sistêmica e nunca parar de inovar. O líder define a cultura administrativa da empresa, e no meu caso procuro sempre estimular os locutores e produtores para pensarem sempre de maneira diferente, afinal fazendo igual nunca seremos inovadores!

TRINOVA: O que aprendeu de mais valioso na liderança?

JM: Sei das grandes responsabilidades que um líder deve assumir e do foco que nunca deve perder. Procuro ser muito atento aos detalhes, e crítico comigo mesmo. Conhecer seus limites é uma lição que aprendi no dia a dia da rádio. Temos a consciência que não é possível acertar 100% do tempo. Por mês, são 540 horas de programação da Educadora AM, e na Jovem Pan FM são aproximadamente 1.200 intervalos comerciais.

TRINOVA: Como descreveria o Jairinho líder?

JM: Ter uma percepção aguçada do mercado e antecipar tendências é uma busca constante do meu trabalho, porém não me preocupo como as pessoas rotulam as outras. Sou uma pessoa simples e brincalhona, acredito que isso facilita muito minha interação com os demais.

TRINOVA: Qual seria seu maior conselho para novos empreendedores?

JM: Não trabalhe por dinheiro, trabalhe por paixão! Goste do que você faz, assim você jamais irá ao trabalho, e sim se divertir. Espere apenas aquilo que merecer, leia muito, faça tudo com perfeição e excelência. Seja humilde, valorize suas ideias e intuições. Surpreenda as pessoas! Faça mais do que elas esperam de você. Durma oito horas por noite. Cuide-se. Vista-se adequadamente, goste de você!    

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.