Conexão Famílias nasceu para conectar famílias de pessoas com e sem deficiência

por | 31 dez, 2022 | 0 Comentários

A rede de apoio é essencial para ajudar na inclusão e na diversidade

O projeto Conexão Famílias de Piracicaba nasceu com o intuito de conectar famílias de crianças com e sem deficiência, que acreditam no modelo rede de apoio como pilar para a diversidade. O projeto foi idealizado pela biomédica e consultora de diversidade e inclusão Lisabeth Aleoni Arruda, a fisioterapeuta Daniela Garbellini, a jornalista e pedagoga Francis Neves e a gerente de projetos de tecnologia Lilian Caroline Godoy, que se uniram por acreditar em uma sociedade plural, que respeita e valoriza as pessoas nas suas singularidades. 

“Esse projeto foi motivado pela vontade de mudar a visão da sociedade em relação a deficiência e começamos pela família, pois acreditamos que é a base para transformação”, destaca Lisabeth que também é administradora da Página Você Sabia – Síndrome de Down e outras deficiências.

Os encontros mensais vão ocorrer durante o ano de 2023 no Centro Hípico Vila Sabará. Para se inscrever basta acessar o instagram @conexãofamilias. “No primeiro encontro, ocorrido em outubro, 22 famílias participaram. Nosso objetivo é proporcionar vivências que permitam que todas as crianças se sintam pertencentes e acolhidas como um todo sem desigualdade, favorecendo a autoestima e a pluralidade social”, diz Lisabeth. Ela conta que eles promovem de forma cooperativa o brincar onde as crianças experimentam caminhos exprimindo suas realidades e desenvolvendo suas habilidades. 

Para as idealizadoras promover a diversidade e a inclusão oportuniza o convívio com as diferenças, abre portas para o acolhimento e aceitação mútua, quebrando paradigmas e proporcionando autoconhecimento. “São momentos de estabelecer novos vínculos, conhecer novas histórias e apresentar o desconhecido para o outro”, destaca.

Embaixadores protagonistas

O Conexão Famílias conta com cinco embaixadores que são protagonistas dos trabalhos desenvolvidos: o jornalista Thiago Sassiloto Lopes,  a recreadora infantil Carol Grazzi, a fotógrafa Nathalia Lopes Ferraz, o condutor de cavalos Gabriel Luiz Martoni e o palestrante Claudio Aleoni Arruda.  “Cada um oferece o que tem de melhor para oportunizar e mostrar suas qualidades, fazendo parte de uma sociedade como todo”, conta Lisabeth.

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.