Conexão Trinova: ‘Empreender e inovar são soluções para a economia pós-coronavírus’

por | 8 jun, 2020 | 0 Comentários

Por Cleber Mata, Secretário de Comunicação do Governo de São Paulo.

Diante de uma das maiores crises de saúde pública da história, o Governo de São Paulo concentra todos os seus esforços no enfrentamento ao coronavírus. Embora a prioridade máxima seja a defesa da saúde de quase 46 milhões de pessoas, o Governador João Doria também toma medidas de proteção e incentivo à economia, principalmente em relação a micro e pequenos empreendedores.

O grave momento que a economia global enfrenta devido à pandemia está acelerando mudanças radicais e inovações não apenas no mercado de trabalho, mas nos mais variados modelos de negócios das economias liberais.

Antes restrito a nichos de startups e empresas de tecnologia, o trabalho à distância se tornou uma realidade em 2020. E setores de serviços de alimentação tiveram que migrar quase que totalmente para o meio digital, com atendimento de pedidos pela internet e entrega via aplicativos de smartphones.

Em janeiro de 2019, o Governador Doria iniciou seu mandato sob o compromisso de apoio total à iniciativa privada e economia criativa. Resultados robustos em atração de investimentos internacionais, geração de empregos e crescimento econômico no estado confirmaram o acerto das políticas públicas implementadas desde então. E agora, com a crise advinda da pandemia, o Governo de São Paulo está ainda mais firme no propósito de incentivar o empreendedorismo em todos os níveis e setores produtivos.

Desde março, o Estado injetou mais de R$ 650 milhões em crédito empresarial por meio de instituições de fomento como Banco do Povo e Desenvolve SP e também em parceria com o Sebrae-SP. Além do apoio financeiro em meio à crise, o Governo de São Paulo mantém vários programas de capacitação e qualificação de profissionais e gestores. Também montou um comitê que já planeja a retomada gradual de toda a atividade econômica em curto prazo.

São Paulo está enfrentando este gravíssimo desafio de nossa história com coragem, ousadia e determinação. Protegendo vidas e com olhar em um futuro próximo em que empreender e inovar serão sinônimos indissociáveis de avanço social.

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.