Pare e pense: qual foi a última vez que você andou de bicicleta? Independentemente da resposta, uma coisa é certa: o meio de transporte traz vantagens para a saúde emocional, para o bolso e para o meio ambiente. Além de proporcionar um deslocamento mais rápido que o feito a pé, a bike não exige tanta manutenção e pode ser guardada em qualquer canto da casa.
Um levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revela que a venda desse meio de transporte cresceu 93% em agosto de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. A alta da comercialização foi puxada tanto pela procura de bicicletas de entradas, por novos ciclistas, quanto pelas de alto valor agregado.
Com consumidores buscando por hábitos mais saudáveis, por exemplo, fábricas e lojistas se adaptam para dar conta da grande procura.
As vantagens não param por aí. Estudos mostram que pedalar é uma verdadeira terapia. Um deles, publicado na revista científica Elsevier, sugere que a bicicleta é o melhor transporte para quem busca qualidade de vida e felicidade.
Além de ser usada para deslocamentos curtos, a bicicleta também é o instrumento que proporciona a emoção de muitos aventureiros praticantes do cicloturismo – as viagens feitas a distância com as bikes. Nesta reportagem, a Trinova traz a seguir dicas de seis cidades da América Latina – incluindo o interior paulista – obrigatórias para uma boa pedalada.
Bogotá, Colômbia
São 540 quilômetros de ciclovias e com políticas que preveem a expansão da malha viária para bikes. Durante a pandemia de coronavírus, inclusive, o governo local aposta nesse tipo de transporte para desafogar o transporte público. A capital colombiana está entre as 20 melhores do mundo para se pedalar, segundo o Copenhagenize Index, e é a única da América Latina no ranking.
Buenos Aires, Argentina
As ciclovias da metrópole se expandiram em poucos anos, e a cidade criou um sistema público de compartilhamento de bicicletas, o que atrai ainda mais os turistas a conhecerem o charme de Buenos Aires. Um passeio pelo centro histórico de La Boca é uma das dicas para os amantes de bike.
Punta del Este, Uruguai
Numa região em que é grande o hábito pela pedalada, o turista não precisa de tanto fôlego para andar de bicicleta. As ruas planas e calmas têm como pano de fundo paisagens e calçadões. Lá, pedestres e ciclistas se respeitam. Há até hotéis que oferecem bicicletas sem custo para os hóspedes.
Rio de Janeiro, Brasil
A orla do Rio de Janeiro é um dos pontos mais queridos do Brasil para o ciclismo, prática no local que é cenário de filmes e novelas. A dica para os ciclistas é fazer o trajeto pela ciclovia que passa por locais como Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana. O transporte pode ser alugado em diversos pontos da capital fluminense.
Santiago, Chile
Queridinha pelos praticantes do cicloturismo, a capital chilena tem ruas planas e ciclovias em muitos locais. O trajeto entre os parques Cerro San Cristobal e o Cerro Santa Lucia é uma das dicas para se fazer em duas rodas.
Triângulo das Serras, SP, Brasil
Para quem gosta de pedalar em temperaturas mais baixas e de algo mais “hard”, a dica é a região do Triângulo das Serras – que compreende as cidades de São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. Nesses locais, os ciclistas encontram subidas de serra (mountain bike) e paisagens de tirar o fôlego.
0 comentários