Conheça as vantagens da bicicleta e locais perfeitos para pedalar

por | 2 nov, 2020 | 0 Comentários

Pare e pense: qual foi a última vez que você andou de bicicleta? Independentemente da resposta, uma coisa é certa: o meio de transporte traz vantagens para a saúde emocional, para o bolso e para o meio ambiente. Além de proporcionar um deslocamento mais rápido que o feito a pé, a bike não exige tanta manutenção e pode ser guardada em qualquer canto da casa.  

Um levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revela que a venda desse meio de transporte cresceu 93% em agosto de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. A alta da comercialização foi puxada tanto pela procura de bicicletas de entradas, por novos ciclistas, quanto pelas de alto valor agregado. 

Com consumidores buscando por hábitos mais saudáveis, por exemplo, fábricas e lojistas se adaptam para dar conta da grande procura. 

As vantagens não param por aí. Estudos mostram que pedalar é uma verdadeira terapia. Um deles, publicado na revista científica Elsevier, sugere que a bicicleta é o melhor transporte para quem busca qualidade de vida e felicidade.

Além de ser usada para deslocamentos curtos, a bicicleta também é o instrumento que proporciona a emoção de muitos aventureiros praticantes do cicloturismo – as viagens feitas a distância com as bikes. Nesta reportagem, a Trinova traz a seguir dicas de seis cidades da América Latina – incluindo o interior paulista – obrigatórias para uma boa pedalada.

Bogotá, Colômbia

São 540 quilômetros de ciclovias e com políticas que preveem a expansão da malha viária para bikes. Durante a pandemia de coronavírus, inclusive, o governo local aposta nesse tipo de transporte para desafogar o transporte público. A capital colombiana está entre as 20 melhores do mundo para se pedalar, segundo o Copenhagenize Index, e é a única da América Latina no ranking. 

Quase 7% do total dos deslocamentos em Bogotá são realizados em bicicletas, mais do que em qualquer outro país da América Latina.

Buenos Aires, Argentina

As ciclovias da metrópole se expandiram em poucos anos, e a cidade criou um sistema público de compartilhamento de bicicletas, o que atrai ainda mais os turistas a conhecerem o charme de Buenos Aires. Um passeio pelo centro histórico de La Boca é uma das dicas para os amantes de bike. 

Com 230 km de ciclovias, capital da Argentina conta com estruturado sistema de compartilhamento de bicicletas.

Punta del Este, Uruguai

Numa região em que é grande o hábito pela pedalada, o turista não precisa de tanto fôlego para andar de bicicleta. As ruas planas e calmas têm como pano de fundo paisagens e calçadões. Lá, pedestres e ciclistas se respeitam. Há até hotéis que oferecem bicicletas sem custo para os hóspedes. 

Bike Uruguai

Em Punta Del Leste, no Uruguai, uma das melhores formas de conhecer o balneário é sair pedalando pelas ruas planas da cidade.

Rio de Janeiro, Brasil

A orla do Rio de Janeiro é um dos pontos mais queridos do Brasil para o ciclismo, prática no local que é cenário de filmes e novelas. A dica para os ciclistas é fazer o trajeto pela ciclovia que passa por locais como Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana. O transporte pode ser alugado em diversos pontos da capital fluminense. 

Bike Brasil

Os quase 10 km de ciclovias entre Copacabana e Ipanema no Rio de Janeiro garantem um agradável passeio ciclístico pelos cartões-postais da cidade.

Santiago, Chile

Queridinha pelos praticantes do cicloturismo, a capital chilena tem ruas planas e ciclovias em muitos locais. O trajeto entre os parques Cerro San Cristobal e o Cerro Santa Lucia é uma das dicas para se fazer em duas rodas.

Bike Chile

São mais de 400 km de vias para ciclistas em toda a grande Santiago.

 

Triângulo das Serras, SP, Brasil

Para quem gosta de pedalar em temperaturas mais baixas e de algo mais “hard”, a dica é a região do Triângulo das Serras – que compreende as cidades de São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. Nesses locais, os ciclistas encontram subidas de serra (mountain bike) e paisagens de tirar o fôlego. 

Bike Triângulo Serra

Clima ameno da região do Triângulo das Serras, em São Paulo, favorece passeios ciclísticos nas trilhas e estradas.

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.