A Cidade Luz receberá mais de 10 mil atletas de 200 países com a promessa de sediar um evento épico, que não apenas celebrará o esporte, mas os símbolos históricos e culturais da França
Paris, uma das cidades mais encantadoras e visitadas no mundo, se prepara para ficar ainda mais iluminada e ser o palco global do esporte no maior e mais aguardado evento: a 33ª edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2024.
A competição retorna à capital francesa após 92 anos. Esta é a terceira vez em sua história que a cidade sedia o evento, sendo as edições anteriores em 1900 e 1924. A promessa do governo francês é que esta será uma edição especial, um momento épico para celebrar não somente o esporte, mas a história e a cultura do país.
A expectativa é receber cerca de 10,5 mil atletas vindos de mais de 200 países competindo em 32 modalidades diferentes. Além disso, a competição de 2024 marca um passo significativo para a igualdade de gênero nos esportes, com um número igual de atletas masculinos e femininos na história do evento.
Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre 24 de julho até 11 de agosto e os Paraolímpicos serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024. Que comece a contagem regressiva!
Tocha Olímpica: Uma Viagem Épica Rumo a Paris 2024
A tocha olímpica para os Jogos de Paris 2024 teve seu design inspirado nos conceitos de igualdade, água e conciliação. Ela será acesa em Olímpia, Grécia, em 16 de abril de 2024, e chega a Marselha em 8 de maio, após cruzar o Mediterrâneo no navio Belém. Durante 68 dias, percorrerá 65 territórios franceses, guiada por 11 mil pessoas, destacando a França através do “Revezamento dos Precursores”.
Este trajeto exibirá a história, paisagens, tradições e inovações do país. A chama também atravessará os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico a bordo de um veleiro, visitando cinco territórios franceses: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa e Reunião.
TÁXI VOADOR ELÉTRICO
PODE ESTREAR NAS
OLIMPÍADAS. A EMPRESA
DE TRANSPORTE AÉREO,
VOLOCOPTER, QUER
LANÇAR A AERONAVE DE
DOIS LUGARES
CHAMADA VOLOCITY
PARA TRANSPORTAR
PASSAGEIROS PELOS
CÉUS DE PARIS
Cerimônia de abertura às margens do Rio Sena
Foto Divulgação
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos se anuncia como um espetáculo sem precedentes e será realizada fora do tradicional estádio. O cenário escolhido é o majestoso rio Sena, um Patrimônio Mundial da UNESCO no coração de Paris. As delegações desfilarão em mais de cem barcos ao longo de 6 quilômetros e o público poderá acompanhar por meio 80 telas gigantes que serão instaladas. Monumentos como a Notre-Dame, o Louvre, o Institut de France e a Torre Eiffel vão compor o cenário do desfile e a apresentação mesclará circo, dança, teatro, música e esporte incluindo artistas renomados, performances e um espetáculo de luzes e cores que prometem cativar a imaginação de milhões ao redor do mundo.
Aberta ao público, a cerimônia reflete a promessa de tornar os Jogos mais acessíveis, esperando receber 500 mil pessoas. Parte dos assentos já está disponível para venda, enquanto o restante será gratuito.
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS SERÁ REALIZADA FORA DO TRADICIONAL ESTÁDIO. O CENÁRIO ESCOLHIDO É O MAJESTOSO RIO SENA,
UM PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO NO CORAÇÃO DE PARIS
Modalidades e fatos curiosos desta edição
Paris 2024 terá locais de jogos além da capital. Diversas cidades da França, incluindo Bordeaux, Nantes, Lille, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha, sediarão competições em várias modalidades. O surfe será realizado em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, famosa por suas grandes e poderosas ondas.
As Olimpíadas de 2024 trarão novidades também nas modalidades esportivas, com a inclusão de provas mistas e a estreia de duas novas modalidades: a canoagem slalom extremo, também conhecida como caiaque cross, e o breakdance.
A canoagem slalom extremo despertou entusiasmo nas redes sociais e no mundo esportivo, especialmente no Brasil, que conta com atletas dessa modalidade, como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, campeões mundiais em 2018.
Outra novidade é o breakdance, conhecido como breaking, que estreará em Paris nas categorias feminina e masculina, em torneios individuais com até 60 segundos de apresentação. Os dançarinos, chamados de “breakers”, “B-Girls” ou “B-Boys”, criam movimentos em sincronia com as batidas selecionadas pelo DJ.
Para representar os jogos, a mascote escolhida de Paris 2024 é Phryges, inspirada nos famosos barretes frígios associados à liberdade durante a Revolução Francesa. Aliás, há outras referências da história nestes jogos. Os competidores da maratona correrão do centro de Paris a Versalhes e vice-versa, em um percurso projetado para saudar o caminho da Marcha das Mulheres de outubro de 1789, quando milhares de pessoas, principalmente comerciantes indignados com o preço do pão, marcharam até o luxuoso palácio do rei Luís XVI. Vôlei de praia com a Torre Eiffel ao fundo e hipismo no magnífico jardim do Palácio de Versalhes são outras curiosidades.
Vale destacar que, desde 2016, pessoas refugiadas têm competido como a “equipe olímpica de refugiados”, uma iniciativa que continuará em Paris 2024, promovendo a inclusão e a solidariedade através do esporte.
Uma das expectativas para os jogos é a presença de um tipo de táxi aéreo que deve transportar turistas durante o evento. Pelo menos é o que pretende a empresa de transporte aéreo chamada Volocopter que anunciou o lançamento para o evento.
E para a segurança dos atletas e do público, o Ministério das Forças Armadas da França anunciou em junho do ano passado que encomendou um protótipo de um sistema anti-drone de armas a laser, a ser implantado para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024
Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Foto Divulgação
O Brasil almeja superar as 21 medalhas em Tóquio 2020 nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com 143 vagas já garantidas em 25 modalidades até janeiro, a delegação brasileira projeta cerca de 330 atletas para o evento.
O desempenho nos Jogos Pan-americanos, com recordes de medalhas, além das importantes conquistas em campeonatos mundiais em 2023 traz otimismo para o país. A ginástica artística se desponta como destaque da delegação, assim como as competições em equipe, natação, boxe, skate, canoagem, atletismo, entre outras modalidades que terão atletas brasileiros.
O evento promete ser inesquecível e o mundo poderá testemunhar Paris se tornando o palco global do esporte com a magia e o encanto da cidade luz!
0 comentários