CONTAGEM REGRESSIVA DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024

por | 12 mar, 2024 | 0 Comentários

A Cidade Luz receberá mais de 10 mil atletas de 200 países com a promessa de sediar um evento épico, que não apenas celebrará o esporte, mas os símbolos históricos e culturais da França

Paris, uma das cidades mais encantadoras e visitadas no mundo, se prepara para ficar ainda mais iluminada e ser o palco global do esporte no maior e mais aguardado evento: a 33ª edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2024. 

A competição retorna à capital francesa após 92 anos. Esta é a terceira vez em sua história que a cidade sedia o evento, sendo as edições anteriores em 1900 e 1924. A promessa do governo francês é que esta será uma edição especial, um momento épico para celebrar não somente o esporte, mas a história e a cultura do país. 

A expectativa é receber cerca de 10,5 mil atletas vindos de mais de 200 países competindo em 32 modalidades diferentes. Além disso, a competição de 2024 marca um passo significativo para a igualdade de gênero nos esportes, com um número igual de atletas masculinos e femininos na história do evento.

Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre 24 de julho até 11 de agosto e os Paraolímpicos serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024. Que comece a contagem regressiva!

Tocha Olímpica: Uma Viagem Épica Rumo a Paris 2024

A tocha olímpica para os Jogos de Paris 2024 teve seu design inspirado nos conceitos de igualdade, água e conciliação. Ela será acesa em Olímpia, Grécia, em 16 de abril de 2024, e chega a Marselha em 8 de maio, após cruzar o Mediterrâneo no navio Belém. Durante 68 dias, percorrerá 65 territórios franceses, guiada por 11 mil pessoas, destacando a França através do “Revezamento dos Precursores”. 

Este trajeto exibirá a história, paisagens, tradições e inovações do país. A chama também atravessará os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico a bordo de um veleiro, visitando cinco territórios franceses: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa e Reunião.

TÁXI VOADOR ELÉTRICO
PODE ESTREAR NAS
OLIMPÍADAS. A EMPRESA
DE TRANSPORTE AÉREO,
VOLOCOPTER, QUER
LANÇAR A AERONAVE DE
DOIS LUGARES
CHAMADA VOLOCITY
PARA TRANSPORTAR
PASSAGEIROS PELOS
CÉUS DE PARIS

Cerimônia de abertura às margens do Rio Sena

Projeção da abertura do Jogos Olímpicos Paris 2024 às margens do Rio Sena.
Foto Divulgação

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos se anuncia como um espetáculo sem precedentes e será realizada fora do tradicional estádio. O cenário escolhido é o majestoso rio Sena, um Patrimônio Mundial da UNESCO no coração de Paris.  As delegações desfilarão em mais de cem barcos ao longo de 6 quilômetros e o público poderá acompanhar por meio 80 telas gigantes que serão instaladas. Monumentos como a Notre-Dame, o Louvre, o Institut de France e a Torre Eiffel vão compor o cenário do desfile e a apresentação mesclará circo, dança, teatro, música e esporte incluindo artistas renomados, performances e um espetáculo de luzes e cores que prometem cativar a imaginação de milhões ao redor do mundo.

Aberta ao público, a cerimônia reflete a promessa de tornar os Jogos mais acessíveis, esperando receber 500 mil pessoas. Parte dos assentos já está disponível para venda, enquanto o restante será gratuito. 

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS SERÁ REALIZADA FORA DO TRADICIONAL ESTÁDIO. O CENÁRIO ESCOLHIDO É O MAJESTOSO RIO SENA,
UM PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO NO CORAÇÃO DE PARIS

Modalidades e fatos curiosos desta edição

Paris 2024 terá locais de jogos além da capital. Diversas cidades da França, incluindo Bordeaux, Nantes, Lille, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha, sediarão competições em várias modalidades. O surfe será realizado em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, famosa por suas grandes e poderosas ondas.

As Olimpíadas de 2024 trarão novidades também nas modalidades esportivas, com a inclusão de provas mistas e a estreia de duas novas modalidades: a canoagem slalom extremo, também conhecida como caiaque cross, e o breakdance.

A canoagem slalom extremo despertou entusiasmo nas redes sociais e no mundo esportivo, especialmente no Brasil, que conta com atletas dessa modalidade, como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, campeões mundiais em 2018.

Outra novidade é o breakdance, conhecido como breaking, que estreará em Paris nas categorias feminina e masculina, em torneios individuais com até 60 segundos de apresentação. Os dançarinos, chamados de “breakers”, “B-Girls” ou “B-Boys”, criam movimentos em sincronia com as batidas selecionadas pelo DJ.

Para representar os jogos, a mascote escolhida de Paris 2024 é Phryges, inspirada nos famosos barretes frígios associados à liberdade durante a Revolução Francesa. Aliás, há outras referências da história nestes jogos. Os competidores da maratona correrão do centro de Paris a Versalhes e vice-versa, em um percurso projetado para saudar o caminho da Marcha das Mulheres de outubro de 1789, quando milhares de pessoas, principalmente comerciantes indignados com o preço do pão, marcharam até o luxuoso palácio do rei Luís XVI. Vôlei de praia com a Torre Eiffel ao fundo e hipismo no magnífico jardim do Palácio de Versalhes são outras curiosidades. 

Vale destacar que, desde 2016, pessoas refugiadas têm competido como a “equipe olímpica de refugiados”, uma iniciativa que continuará em Paris 2024, promovendo a inclusão e a solidariedade através do esporte.

Ilustração do Estádio Torre Eiffel, ao lado do símbolo da cidade, onde ocorrerão os jogos de Vôlei de Praia. Foto Divulgação
Designer da medalha olímpica e paralímpica. Cada um delas possui ao centro fragmentos de ferro original da Torre Eiffel, maior símbolo de Paris. Foto Divulgação

Uma das expectativas para os jogos é a presença de um tipo de táxi aéreo que deve transportar turistas durante o evento. Pelo menos é o que pretende a empresa de transporte aéreo chamada Volocopter que anunciou o lançamento para o evento.

E para a segurança dos atletas e do público, o Ministério das Forças Armadas da França anunciou em junho do ano passado que encomendou um protótipo de um sistema anti-drone de armas a laser, a ser implantado para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. 

Monumento Arco do Triunfo iluminado com o logo dos Jogos Paris 2024. Foto Divulgação.

Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024

Ilustração de como poderá ser um dos momentos da Cerimônia de
Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Foto Divulgação

O Brasil almeja superar as 21 medalhas em Tóquio 2020 nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com 143 vagas já garantidas em 25 modalidades até janeiro, a delegação brasileira projeta cerca de 330 atletas para o evento. 

O desempenho nos Jogos Pan-americanos, com recordes de medalhas, além das importantes conquistas em campeonatos mundiais em 2023 traz otimismo para o país. A ginástica artística se desponta como destaque da delegação, assim como as competições em equipe, natação, boxe, skate, canoagem, atletismo, entre outras modalidades que terão atletas brasileiros. 

O evento promete ser inesquecível e o mundo poderá testemunhar Paris se tornando o palco global do esporte com a magia e o encanto da cidade luz!

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]