Cultura, a veia pulsante de Piracicaba

por | 14 abr, 2020 | 0 Comentários

 

A cultura, além de tornar Piracicaba reconhecida mundialmente, é a grande responsável por gerar recursos financeiros em prol do desenvolvimento total da cidade. Exemplo claro disso é o nome da pasta que administra o ramo cultural: SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba). Cultura e turismo, e sua gama de serviços relacionados, movimentam restaurantes, hotéis, agências de turismo, lojas e quiosques que atendem visitantes e turistas, gerando emprego e renda.

De acordo com Rosangela Camolese, secretária da SemacTur, os inúmeros eventos ligados ao turismo e à cultura na cidade atraem não só os moradores, mas também visitantes da região. “Para que tudo isso aconteça, há muito trabalho de profissionais, empresários, pequenos e médios empreendedores. Essa movimentação toda gira em torno de recursos financeiros, que ficam, em grande parte, para o nosso município”, frisou.

Na vasta agenda cultural da cidade foram realizados em 2019 eventos ligados à música, gastronomia, teatro, artesanato e muitos outros segmentos. Entre eles, é possível destacar o Festival Paulista de Circo, Festa das Nações, Festa do Divino, Paixão de Cristo, Salão Internacional de Humor, Salão de Belas Artes (SBA) e Salão de Arte Contemporânea (SAC), sendo a grande maioria oferecida gratuitamente à população.

Apoio para estruturação dos promotores da cultura

Para que todas as atividades aconteçam é preciso estruturar uma rede engajada de artistas e promotores culturais, e isso a cidade tem de sobra. Piracicaba conta com vários programas e ações vinculadas à SemacTur que incentivam artistas de diversos segmentos.

O Programa Movimentação Cultural e a Ceta (Companhia Estável de Teatro), por exemplo, contribuem para a formação do ator, em pesquisas teatrais e a criação de espetáculos. Já a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) incentiva e possibilita que seus bailarinos adquiram experiência em apresentações periódicas em Piracicaba e em outras cidades, propiciando a formação teórica e prática.

Já os artistas plásticos têm à disposição espaços culturais preparados, onde podem expor seus trabalhos gratuitamente, além de diversas oficinas de artes plásticas. Também por meio da SemacTur, são realizadas parcerias com instituições culturais e repasses de recursos e subvenções a instituições artísticas que, por sua vez, contribuem para formação de jovens artistas. Exemplos disso são a Orquestra Educacional de Piracicaba e a Orquestra Sinfônica, além do Núcleo Musical Municipal, criado há 25 anos, que oferece cursos gratuitos de violão e outros instrumentos.

“Constantemente a SemacTur também promove seminários e palestras para formação de artistas. Em parceria com o ComCult (Conselho Municipal de Política Cultural) e com outras organizações, trabalhamos sempre para a valorização da cultura de Piracicaba”, afirmou Rosangela.

 

Balanço

 O maior desafio para Rosangela Camolese em 2019 na SemacTur é manter as ações que já existem no calendário oficial e prosseguir com a cultura e o turismo funcionando a todo o vapor. “Lidamos com o orçamento reduzido, resultado da crise econômica que tem assolado nosso país, mas prosseguimos”, disse.

Para o próximo ano a SemacTur pretende aumentar, por meio de novas parcerias, o número de atividades levadas à população. “Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais justa, humana e fraterna”, completou a secretária.

Leia mais

Agro Inspiração Feminina

Agro Inspiração Feminina

CADA DIA MAIS AS MULHERES TÊM AJUDADO NA TRANSFORMAÇÃO DO AGRO, DENTRE ELAS, ARETUZA NEGRI, DE PIRACICABA, FIGURA...

CIDADE MATARAZZO

CIDADE MATARAZZO

UM PROJETO LUXUOSO DE SÃO PAULO COM O ÚNICO HOTEL 6 ESTRELAS DO BRASIL Um dos marcos arquitetônicos e históricos de...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.