ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO APONTA CAMINHOS PARA O MELHOR MOMENTO DE SE APOSENTAR

por | 7 abr, 2022 | 0 Comentários

VOCÊ PLANEJA SUA APOSENTADORIA? TEM IDEIA DE QUAL É O MELHOR CAMINHO? AJUDA PROFISSIONAL PODE SER FUNDAMENTAL

Silvia Pagliuso é advogada, especialista em direito previdenciário. Mas, além de advogar, ela também atua há 25 anos
como técnica de enfermagem. Em 2022, deve se aposentar da área de saúde e passará a se dedicar exclusivamente ao direito, profissão que já exerce diariamente desde 2013, em Piracicaba, mas pela experiência e conhecimento esperou o melhor momento para decidir pedir o benefício. Ela sabe bem os ganhos e perdas que a escolha pode trazer.
Silvia lembra que apesar de serem carreiras distintas, em comum, suas duas profissões – o direito e a enfermagem – devem contribuir para trazer condições para o bem viver, tanto para o reestabelecimento da saúde quanto para quem deseja ter uma aposentadoria que ofereça condições dignas de se manter. A advogada faz questão de destacar que aprende e se sente muito útil e realizada com as duas escolhas profissionais que fez em sua trajetória.

Você já pensou como pretende viver ao se aposentar? Sabe o momento certo para isso acontecer? Tem dúvidas de como proceder? A advogada viu no direito a oportunidade de contribuir com a dignidade das pessoas por meio de informações que ajudam a ter escolhas corretas e confiáveis. “Muita gente não sabe quais são seus direitos e o melhor momento para se aposentar. Quando oriento, mostro as opções que ela pode ter, quais seriam as opções que ela pode fazer. Saber munir uma pessoa com informação correta e ver que ela pode ter a chance de um salário melhor é muito gratificante. Vejo que tem muita gente que acaba perdendo algumas oportunidades de melhores escolhas por falta de clareza de seus direitos”, conta.

A advogada conta que atende casos de clientes que estão espalhados por todo Brasil e em mais cinco países. “Atualmente existem um emaranhado de leis e normas que envolvem e afetam a aposentadoria. Nosso papel é ajudar a pessoa que está pensando em se aposentar a escolher o melhor momento para ela solicitar o benefício ou mesmo se preparar para isso”, diz.

A especialista é formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Em 2013, cursou extensão em Direito Previdenciário e Trabalhista pela Proordem em Campinas. Desde 2015, se especializou em benefícios junto ao INSS e é uma das colaboradoras do blog aposentadoria do INSS. “Sempre fui muito curiosa e busco me aperfeiçoar constantemente. O advogado precisa estar sempre atualizado para conseguir oferecer o melhor caminho para seus clientes”, diz.

Uma das dicas importantes quando o assunto é aposentadoria é não fazer nada por impulso. “Aposentar repentinamente pode trazer problemas no futuro, por isso, é imprescindível planejar antes e buscar ajuda de um profissional qualificado para orientar o melhor caminho. E quanto antes começar a pensar nisso, melhor”, diz.
Outra coisa importante quando se pensa em aposentadoria é fazer estimativas do quanto você precisa ganhar para manter seu padrão de vida. “Levante despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer e gastos que você pretende ter quando se aposentar. Com isso fica mais fácil saber qual deve ser sua renda e planejar como chegar lá”, diz.


EM BUSCA DO SONHO
A advogada lembra que, ao decidir fazer direito, enfrentou grandes desafios para dar conta de tudo, mas não desistiu do sonho. “Eu trabalhava no hospital à noite, estudava de manhã, cuidava da minha filha que tinha quatro anos na época, além da casa e do marido. Passava muitos finais de semana me dedicando aos estudos e trabalho. Mas, hoje vejo que todo esse esforço valeu a pena e o direito entrou na minha vida para não sair mais”, lembra.

ESCRITÓRIO DIGITAL
Você já ouviu falar em escritório digital?
Apesar da profissional ter um espaço físico para receber os clientes em
Piracicaba, ela conta que a maioria de seus atendimentos ocorrem de forma virtual.

“Em 2017 participei de uma palestra em São Paulo e conheci detalhes de como funcionava a advocacia digital. Em 2018 conheci o fundador do Blog Aposentadoria do INSS – Dr Rodolfo Accadrolli e hoje faço parte do primeiro escritório digital de advocacia do Brasil especializado em benefícios previdenciários, o Accadrolli e Maruani. Decidi trabalhar de forma digital e percebi que isso foi um grande acerto em minha carreira, pois ampliou bastante minha possibilidade de atuação”, diz.

Ela destaca que hoje tem clientes nos mais diferentes lugares do Brasil e no mundo, até cidades distantes, que nunca teriam acesso. “Com esse trabalho feito pela internet não há barreiras de localização”, diz.
A advogada lembra ainda que quando chegou a pandemia de Covid-19, o direito digital acabou sendo fundamental e
ganhando ainda mais espaço no mercado. “Vimos aumentar muito o número de demandas. Como já trabalhava de forma virtual desde 2018, não precisei fazer grandes mudanças para seguir com o fluxo do trabalho. Nesse período percebi que as pessoas naturalizaram ainda mais o atendimento on-line”, destaca.

SILVIA PAGLIUSO
Advogada OAB/SP 384.566
Av. Independência, 724, sala 16, Edifício Liberty Vila dos Frades, B. Alto, Piracicaba – 19 98422-5504
@silviapagliuso.adv

Leia mais

Agro Inspiração Feminina

Agro Inspiração Feminina

CADA DIA MAIS AS MULHERES TÊM AJUDADO NA TRANSFORMAÇÃO DO AGRO, DENTRE ELAS, ARETUZA NEGRI, DE PIRACICABA, FIGURA...

CIDADE MATARAZZO

CIDADE MATARAZZO

UM PROJETO LUXUOSO DE SÃO PAULO COM O ÚNICO HOTEL 6 ESTRELAS DO BRASIL Um dos marcos arquitetônicos e históricos de...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.