INOVAR PARA O FUTURO É O PROPÓSITO DA ACIPI

por | 4 jul, 2022 | 0 Comentários

LIDERADA PELO EMPRESÁRIO MARCELO CANÇADO, A GESTÃO É PAUTADA EM ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA AOS ASSOCIADOS

A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) completa 89 anos em julho de 2022. Há quase nove décadas, a entidade atua para desenvolver, qualificar e apoiar empresas e empresários, as indústrias e serviços de Piracicaba e da região. Em breve, deve inaugurar uma nova sede que trará ainda mais oportunidades para unir e fortalecer o setor.
Somando mais de 6.000 associados, a Acipi já oferece uma série de serviços e benefícios como: convênios médico, odontológico e estudantil; parceria em vagas de estágio e menores aprendizes; serviço de proteção ao crédito para pessoas físicas e jurídicas – Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC); certificação digital; cartão de descontos; assessoria jurídica; cursos de curta duração e de pós-graduação Lato Sensu e MBA, entre outros. Recentemente inaugurou a Faculdade do Comércio (FAC) – iniciativa da Acipi junto à FACSP – vinculada à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com cursos de graduação e pós–graduação. Possui ainda o escritório regional no distrito de Santa Teresinha para facilitar o acesso aos serviços e auxiliar no desenvolvimento dos empresários naquela região.
Mas os objetivos e metas da entidade não param por aí. Mesmo sendo uma instituição tradicional, a Acipi se mantém dinâmica, moderna e em busca de novidades para atender as demandas da cidade. E não é à toa que a base de trabalho da atual gestão está pautada no tema “Inovar para o Futuro”.
A Trinova conversou com o atual presidente da Acipi, Marcelo Cançado, que assumiu o cargo pela primeira vez em 2021, mas já acompanha, de perto, a diretoria e várias gestões da Acipi como diretor e vice-presidente. Marcelo é diretor administrativo da Rede Drogal Farmacêutica, uma empresa familiar do ramo varejista de medicamentos fundada em 1935, em que atua desde 1984.

Marcelo Cançado, presidente a Acipi e diretor administrativo da Rede Drogal Farmacêutica. Administrador de empresas e pós-graduado em Marketing de Varejo, Cançado conta também com formação nas áreas de comportamento do consumidor e recursos humanos.

No bate-papo, o novo gestor traz os projetos, o propósito e o desafio enfrentado por uma diretoria totalmente voluntária, que visa trabalhar buscando estratégias que promovam o crescimento aliado a projetos de geração de emprego e renda a todos os associados.

TRINOVA — Sendo a primeira vez que assume a gestão da Acipi, qual o seu propósito de aceitar o desafio de servir a entidade?
MARCELO CANÇADO — A Acipi é uma entidade extremamente dinâmica e viva. Hoje, como presidente, percebo ainda mais essa necessidade de estar em movimento a todo instante. Ao assumir a presidência, sabia de toda a responsablidade que teria e meu foco, assim como dos vices e todos que compõem a gestão “Inovar para o futuro”, é o de nos colocar à disposição e atuar para fazer o melhor, sempre, aos nossos associados, a cidade e à região como um todo.

Fotos Acipi memoria e auditório

TRINOVA — Qual a importância da Acipi para os empresários e a comunidade piracicabana hoje?
MARCELO CANÇADO — A Acipi é uma entidade referência, de suporte, que busca oferecer sempre mais do que seu escopo de serviços e benefícios. Nosso intuito é de que a Acipi seja lembrada como um ponto de apoio aos associados e os segmentos que representamos: comércio, indústria e serviços. Piracicaba, ainda mais agora, sede de uma Região Metropolitana, se concretiza como referência para os municípios do entorno e a Acipi é uma extensão do apoio que nosso município pode oferecer a todos.

TRINOVA — Sua gestão traz o slogan “Inovar para o futuro”. Quais ações estão sendo feitas para garantir essa inovação?
MARCELO CANÇADO — Inovar é algo que buscamos todos os dias em cada ação que desenvolvemos nos serviços, na maneira de atender ou ainda em um pequeno gesto no ambiente de trabalho. Tudo isso tem nos levado a aplicar novas ideias, pensamentos mais modernos e que visem a melhoria e a excelência em tudo o que fazemos. O foco é agir agora visando o futuro.

TRINOVA — Mesmo passando por um período bem desafiador por conta da pandemia, quais aprendizados tiraram dessa experiência?
MARCELO CANÇADO — A pandemia, sem dúvidas, ampliou muitas questões, boas e ruins. No nosso dia a dia aqui na entidade, e isso na vida como um todo, temos de buscar as lições que ficaram para nós. Acredito que, acima de tudo, o mais importante é pensar no coletivo. Se há algo que devemos levar de tudo o que passamos é que a nossa saúde, bem-estar e a nossa sobrevivência, inclusive em termos de trabalho e renda, e em todos os aspectos, são nossos bens mais preciosos. Temos de encontrar o equilíbrio em todas as nossas ações. Só assim podemos agir bem e melhor, para nós e também para o outro.

TRINOVA — Nesse período, o comércio eletrônico também expandiu, deixando claro que os empresários precisam se estruturar e aprender como vender seus produtos de maneira virtual. Como a Acipi tem ajudado seus associados nessa capacitação profissional?
MARCELO CANÇADO — A pandemia foi e tem sido um grande aprendizado neste aspecto, exigindo novas ações, comportamentos e atitudes para atrair e manter os clientes, além de proporcionar as experiências que eles esperam. De modo geral, a Acipi intensificou esse apoio e suporte aos associados e empresários. Durante a pandemia promovemos diversas lives com especialistas. Não deixamos de realizar o nosso Congresso Empresarial, mesmo com o cenário incerto, por entender que o evento é importante também para networking e conhecimento. Aliás, já estamos preparando o Congresso 2022 que terá como tema exatamente essas “mudanças”. Também inauguramos a FAC (Faculdade do Comércio Acipi), com o oferecimento de cursos de graduação e pós–graduação a preços muito acessíveis, e aulas EAD, tudo para auxiliar o empresário associado no seu dia a dia.

TRINOVA — Quais os maiores desafios da entidade para esse e os próximos anos na sua opinião?
MARCELO CANÇADO — Os desafios são diários e permeiam o cotidiano de todos. Na Acipi não é diferente. Temos as nossas dificuldades, erramos e acertamos como todos e toda “empresa”. Somos uma entidade, mas como organismo de uma empresa. E o que nos move é buscar sempre fazer o melhor. Nosso maior foco, além de todas as ações que desenvolvemos, tem sido a obra do novo prédio anexo, que proporcionará mais conforto, comodidade, assim como uma melhor experiência aos nossos associados e público em geral. Porém, o trabalho em paralelo não para e há muito sendo feito e planejado.

TRINOVA — Quais são os sonhos e metas para os próximos anos?
MARCELO CANÇADO — Sonhamos alto, mas sempre com os pés firmes no chão. Temos a nova sede que, em breve, entrará em funcionamento e isso é algo muito desejado, trabalhado por todos nós e também pelas gestões anteriores. Em termos institucionais, nossa meta é consolidar a entidade, cada vez mais, como referência em nossas ações e fazer da Acipi ainda maior.

TRINOVA — É possível apontar as principais mudanças ou resultados já obtidos desde o início de sua gestão?
MARCELO CANÇADO — As demandas aumentam muito e temos tentado trabalhar acompanhando este volume de ações. Nossas comunicações, por exemplo, têm se intensificado, além de eventos e atividades contínuas. Trabalhamos também uma reestruturação interna. Investimos em sistemas, tudo para otimizar os atendimentos, seja na certificação, Jucesp, SCPC ou em nossos convênios, o que demonstra que estamos no caminho certo.

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.