MATHEUS ERLER, empresário piracicabano em trajetória de sucesso, referência nacional em assessoria previdenciária administrativa

por | 24 ago, 2021 | 0 Comentários

Matheus Antônio Erler, ou simplesmente Matheus Erler, é um jovem empresário piracicabano que transformou sua história de resiliência na infância e juventude em uma trajetória de empreendedorismo de sucesso. Ousado, dinâmico, inquieto e atento às mudanças do mercado em que atua, fez da Concede – Soluções em Benefícios do INSS uma das empresas mais sólidas do país no ramo da assessoria previdenciária. O momento agora é de expansão, chegando à sua quarta unidade, bem no coração da cidade de Campinas. No meio da crise sanitária, ousou mais uma vez, e incrementou o sistema híbrido de atendimento, presencial e digital, tudo para fazer com que as pessoas alcancem o sonho de se aposentar da melhor maneira possível.

Temos um sistema de operação pioneiro no setor e que nos garante altos níveis de solução para os problemas dos nossos clientes

TRINOVA —Qual foi o momento da vida em que o senhor decidiu fazer a graduação em direito?
MATHEUS ERLER — A vontade de trabalhar com e para pessoas sempre foi muito latente em minha
vida. Desde quando, ainda jovem, em um balcão de farmácia, começava a entender o quanto era gratificante trazer alívio para as pessoas e imaginava que queria fazer isso de forma profissional. E o Direito foi um caminho. Mais do que ajudar as pessoas, ele me trouxe a possibilidade de garantir com que elas tivessem acesso aos seus direitos, para que tivessem melhor qualidade de vida. Tomei então em 2005 uma das decisões mais importantes da minha vida.


TRINOVA — A linha do seu trabalho e dos seus escritórios é ajudar a classe trabalhadora e as pessoas a conquistarem suas aposentadorias. O senhor classifica o direito previdenciário como uma das formas mais eficazes de ajudar ao próximo?
MATHEUS ERLER — Sem dúvida, o direito previdenciário me fez ampliar as possibilidades de levar às pessoas, na maioria das vezes, gente simples, informações claras sobre algo tão complexo como a previdência social. Encontrar este caminho deu significado à minha trajetória profissional e me levou à assessoria previdenciária. Hoje, tenho uma visão muito mais assertiva sobre como um ramo do direito tão importante como o previdenciário precisa chegar a todos. É a sobrevivência, com dignidade, no momento justo de parar de trabalhar.


TRINOVA — Quais são as maiores dificuldades para se aposentar na atualidade?
MATHEUS ERLER — O acesso à informação clara e objetiva, tanto no passado recente quanto na atualidade, em que a digital chegou também à gestão do INSS. Era necessário, sim! Mas o pouco planejamento fez com que as características dos beneficiários fossem deixadas de lado. Mesmo que grande parte da população já tenha se familiarizado com os recursos digitais, os idosos, que em sua maioria buscam a aposentadoria, não têm esta facilidade.

Concede Campinas


TRINOVA — Na sua opinião, as novas regras da aposentadoria vão conseguir garantir recursos para a geração futura?
MATHEUS ERLER — As contribuições previdenciárias alimentam os cofres da previdência social, cujo orçamento é superavitário. Toda a movimentação que se fez sobre a previdência nada mais é do que reflexo de um perfil político de governo, no atual, focando políticas neoliberais de redução da participação do estado na vida das pessoas. Em particular, eu discordo. Penso que o Estado deve retribuir ao cidadão o peso dos impostos que retém diretamente na fonte de salários. Mas ao passo que estas mesmas políticas de governo priorizam a precarização do trabalho, estimula a pejotização (contratação de trabalhadores individuais como empresas) a própria renda do governo diminui. É um ciclo que impossibilita o consumo e atrapalha a economia. O que poderá ser um sério risco para que as gerações futuras tenham uma aposentadoria pública capaz de custear uma vida digna.

TRINOVA —A Concede Soluções em Benefícios do INSS tem sede em Piracicaba e unidades em Rio Claro, Sumaré
e, agora, em Campinas. Como funciona a estrutura dos escritórios?
MATHEUS ERLER — Os escritórios são interligados e ao mesmo tempo autônomos. Todo conhecimento é compartilhado para as unidades filiais, nossos colaboradores são capacitados e preparados com o que há de mais atual das diretrizes previdenciárias do nosso país. Passam periodicamente por cursos e treinamentos. Temos um sistema de operação pioneiro no setor, o que nos garante altos níveis de solução para os problemas dos nossos clientes. Este modelo garante a mesma qualidade e assertividade em todas as nossas unidades.

Concede tem em seu DNA a inquietude e o crescimento

TRINOVA —O senhor tem planos de continuar a expansão das suas unidades?
MATHEUS ERLER — Sem dúvida. A Concede tem em seu DNA a inquietude e o crescimento. Sou muito grato por todo o desempenho dos meus colaboradores, que fazem das nossas unidades modelos de sucesso em assistência previdenciária. Diariamente pensamos no aprimoramento das nossas atividades e em devolver à sociedade, em forma de um atendimento de excelência, tudo de positivo que recebemos das pessoas.
TRINOVA — Como o senhor vê o comércio local e o ambiente para empreender na nossa cidade?
MATHEUS ERLER — Piracicaba é uma cidade ímpar, acolhedora e fértil para toda boa ideia que tenha no carisma da sua gente a estratégia de sucesso do seu negócio. A cidade une a tradição e preservação dos seus valores interioranos com a modernidade da tecnologia e o desempenho de suas indústrias de ponta. Somos o vale do silício do agronegócio. Temos universidades reconhecidas mundialmente, um comércio comandado por entidades criativas e atentas às necessidades dos seus associados, como a Acipi. Empreender aqui é um desafio engrandecedor!


TRINOVA — Reconhecido pela sua excelência na assessoria previdenciária, a vida pública também fez parte do seu cotidiano, pois Piracicaba o elegeu por dois mandatos de vereador (2012-2016 e 2017-2020). Qual o maior legado deixado nesses oito anos legislativos, inclusive em sua atuação como presidente da câmara de vereadores?
MATHEUS ERLER — A experiência da vida pública reforçou a atuação da própria Concede sobre a importância de cuidar das pessoas. Se deixamos legados na vida pública, certamente foi o pessoal, de que entrei da mesma forma
que saí, atento de que sempre é possível fazer mais e melhor. Um bom gestor público cuida do orçamento com austeridade e compromisso com a verdade e os princípios legais e constitucionais. Foi o que busquei fazer.


TRINOVA — Qual foi a sua ação como vereador que você sente mais orgulho em ter feito?
MATHEUS ERLER — Incrementamos a consciência social da participação popular. Entre as duas gestões frente à presidência, uma mudança importante de visão sobre a necessidade de fazer a população participar das atividades políticas foi fundamental. Hoje, a Câmara colhe os frutos daquela transformação e aprimora diariamente este sentido através da evolução do Programa Parlamento Aberto.


TRINOVA —Na sua opinião, a reforma previdenciária que ocorreu em 2019 facilitou ou prejudicou ainda mais os aposentados e pensionistas?
MATHEUS ERLER — Sem sombra de dúvidas prejudicou o cidadão brasileiro que, em grande parte, terá que trabalhar mais, pagar mais para ganhar menos na aposentadoria. Uma reforma nefasta, que se ateve à frieza dos números e
não projetou o futuro do país que poderá sofrer um forte impacto social.


TRINOVA — Continuar na vida pública e trabalhar pelos piracicabanos ainda está em suas metas para o futuro?
MATHEUS ERLER — Trabalhar pelas pessoas sempre será minha meta. Na vida privada, as decisões são sempre do empresário. Na vida política, aprendi que a decisão é da população. Estar disposto a trabalhar por Piracicaba, sempre eu estarei.


TRINOVA —Qual é o seu maior sonho para Piracicaba?
MATHEUS ERLER — Que todo empresário, que um dia tenha um sonho, tenha condições, como eu tive, de fazê-lo frutificar. Não é fácil, não é rápido, requer acordar muitas vezes antes do sol e descansar quando o corpo e a mente
pedem trégua. Mas por esta cidade, por suas pessoas e pelos nossos sonhos, todo o esforço vale a pena.

Leia mais

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

O ranking pelo planeta a fora Os últimos dados divulgados neste ano pela Organização Mundial da Propriedade...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.