METALLI ENGENHARIA TRAZ A VERSATILIDADE DAS ESTRUTURAS METÁLICAS PARA OS PROJETOS RESIDENCIAIS

por | 9 dez, 2021 | 0 Comentários

O SISTEMA CONSTRUTIVO TEM VANTAGENS COMO REDUÇÃO NO TEMPO DE OBRA, NO DESPERDÍCIO DE ÁGUA E ENERGIA, NA EMISSÃO DE POEIRA E RUÍDOS SONOROS E NA GERAÇÃO DE DETRITOS E ENTULHOS, ALÉM DE ABRIR POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE OBRAS MODERNAS DE MANEIRA CRIATIVA E PERSONALIZADA

O que antes era algo pouco visto no Brasil, hoje já se tornou uma realidade. As construções em estruturas metálicas residenciais vêm despertando interesse nos arquitetos e nas empresas deste segmento que pensam e executam os projetos. Quem sonha em construir também passou a enxergar esse sistema como uma alternativa diferenciada e rápida para realizar uma obra. Cada vez mais, as estruturas metálicas são empregadas na construção civil brasileira. Durante muito tempo elas eram associadas a um sistema construtivo para construção de galpões, prédios e empresas, porém desde o fim da década de 90, o aço — matéria-prima das estruturas metálicas — começou a ganhar espaço nas obras residenciais, sendo uma alternativa aos pilares de concreto, e explodiu sua utilidade na última década pela sua versatilidade de uso em modernos projetos arquitetônicos para residências.
Quem acompanhou toda essa transição foi a empresa Metalli Engenharia, uma das precursoras no fornecimento de estruturas metálicas em construção de casas na Região Metropolitana de Campinas. Fundada pelo engenheiro civil Denis Meirelles Souza Cruz há mais de 20 anos, e atualmente sob o comando de seu filho, o diretor Guilherme Gonçalves Souza Cruz, a empresa se destaca na oferta de serviços que contemplam todas as etapas da obra, desde o desenvolvimento da concepção do projeto arquitetônico em parceria com arquitetos, cálculo estrutural das fundações e da estrutura metálica, até projetos executivos estruturais. Na execução, a Metalli realiza fundação, infraestrutura, fabricação e montagem de estrutura metálica e cobertura de telhas termoacústicas.

ROMPENDO PARADIGMAS
Um dos principais diferenciais das estruturas metálicas em obras residenciais é que esse sistema imprime maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. “Em comparação aos processos convencionais, como a alvenaria, pode reduzir em até 50% o tempo de execução da obra”, destaca Guilherme, diretor da Metalli Engenharia. Por dialogar com outros materiais, o aço também pode ser aplicado em conjunto com o concreto, nas chamadas estruturas ‘mistas’, onde as qualidades de cada elemento serão aproveitadas.


Para quem aprecia casas com estilo contemporâneo e fachada moderna, certamente também encontrará nas estruturas metálicas uma ótima solução construtiva. “Notamos hoje que a arquitetura e a engenharia têm aderido à versatilidade do material, principalmente porque ele permite maior leveza e agilidade em projetos residenciais, além da oportunidade de abusar de designs inovadores no desenvolvimento de projetos. O Brasil está seguindo a tendência já consolidada há muitos anos em outros países”, destaca o empresário.


Uma das motivações para o uso desse material nas obras é em relação à resistência do aço, que conduz à melhoria das condições para vencer grandes vãos, com menores dimensões das peças e menores pesos. “Esse sistema construtivo amplia as possibilidades da concepção de uma casa com conceito aberto, ambientes integrados, pé-direito duplo e um maravilhoso aproveitamento da luz e da ventilação natural”, acrescenta Guilherme.


Mais um ponto de destaque do aço nas residências é a mistura de materiais aplicados. “Por exemplo, no acabamento de fachadas as estruturas metálicas podem ser combinadas com vidro, madeira, pedra rústica entre outros materiais, criando uma identidade própria para cada casa e cliente”, conta o empresário.

Outro fator que tem impulsionado o uso do aço na construção residencial é que ele está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentável, pois trata-se de um material reciclável. “O aço reduz o uso de madeira e concreto na obra, evita o desperdício de recursos naturais, como água e energia, reduz impactos gerados no canteiro de obras, como emissão de poeira e ruídos sonoros, e reduz a geração de detritos e entulhos”, explica o empresário.

Guilherme faz um alerta: “para que alcance o resultado desejado é importante que sejam contratados profissionais capacitados tanto para o projeto quanto para a execução, ou seja, que o arquiteto tenha conhecimento das possibilidades de uso da estrutura metálica em projetos residenciais, como a empresa que executará esse projeto; que ela seja capacitada nesse tipo de obra para que a construção saia exatamente como o previsto.”

RESIDÊNCIA EM PIRACICABA SE DESTACA POR SEU ESTILO CONTEMPORÂNEO


A Metalli Engenharia foi a empresa responsável pelo projeto e execução da obra na área de estruturas metálicas da residência no condomínio Morada do Engenho, em Piracicaba. Acompanhando o proprietário Luis Antonio Moda e o arquiteto Wilson Mazoto Netto Poma desde a concepção do projeto, o resultado foi uma planta de 421 m2 em estilo contemporâneo, com elementos em sua disposição e fachada que a torna única, principalmente pelos detalhes em estrutura metálica aparente. De acordo com Guilherme, a arquitetura contemporânea em estruturas metálicas traz a possibilidade de grandes vãos livres e balanços, que favorecem a integração de ambientes com uma estética moderna. Apesar da casa ser térrea, parte da construção foi feita sobre uma plataforma metálica, forma tipo steel deck e laje de concreto armado elevada em até 1,5 m em relação ao nível do solo. “A adoção desta solução, além valorizar a estética do projeto, separa a edificação do contato direto com a umidade da terra, que por capilaridade, pode afetar ambientes da casa. Dispensando, assim, tratamentos de infiltrações na alvenaria, reduzindo e simplificando os custos de manutenções periódicas. Essa solução também permite a troca de calor por ventilação cruzada, ajudando na climatização de forma natural. ”, explica Guilherme.
O arquiteto aproveitou essa solução para deixar o projeto ainda mais personalizado. “Com a própria topografia do terreno somado ao fato da residência ser aérea ao solo, o desnível entre a área de lazer e a residência estava alto. Então foi criado um platô médio, que resultou em pátio externo com uma jabuticabeira e um banco, e com isso integramos o anexo de lazer e a piscina com a residência principal, tudo isso rodeado por paisagismo”, revela Wilson.
O formato curioso do terreno, lembrando um triângulo retângulo, contribuiu para uma grande área de fachada, tornando-se um dos marcos do projeto criado pelo arquiteto e executado pela Metalli Engenharia. Foi construído um painel de aço corten e vidro, que começa na sala de jantar e continua com o pé direito duplo da entrada e se estende pelo corredor privativo. O aço corten é um tipo de aço nobre, de aparência marcante, com a tonalidade vermelho-ferrugem adquirida por meio de um tratamento especial de oxidação em sua superfície. Chamado de aço patinável por sua composição química com elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas, torna-se mais resistente às condições do clima, sendo três vezes mais que o aço comum.

Guilherme Gonçalves Souza Cruz, proprietário da Metalli e Wilson Mazoto Netto, arquiteto

Leia mais

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

INOVAÇÃO GLOBAL A TODO VAPOR

O ranking pelo planeta a fora Os últimos dados divulgados neste ano pela Organização Mundial da Propriedade...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.