Móveis por assinatura revoluciona o mercado mobiliário

por | 31 dez, 2022 | 0 Comentários

Conhecida como “Netflix dos Móveis”, a proposta é simples: ao invés de comprar os itens para mobiliar a casa, você pode alugar e devolvê-los quando se cansar da decoração ou não precisar mais deles

O conceito da economia on demand ou serviços por assinatura no Brasil iniciou suas primeiras experiências no final dos anos 80 com as TV´s por assinatura. De lá para cá, diversas empresas e aplicativos surgiram e outras começaram a se reinventar para se adaptar à nova realidade. O mesmo vem acontecendo para produtos e serviços, permitindo que as pessoas escolham e tenham acesso àquilo que, naquele momento, é o melhor para elas, tendo a disposição diferentes serviços de assinatura, como de filmes, músicas, jogos, vinhos, carros, produtos de limpeza, cursos, maquiagem, móveis e muito mais. A economia compartilhada se tornou uma grande tendência no Brasil e no mundo. O uso está tomando o lugar da “propriedade” por alguns motivos: preço, acessibilidade, oferta e tempo.

E na área de decoração essa realidade não é diferente. Com a ideia de propor um jeito mais inteligente e flexível de consumir móveis, surgiu no mercado a startup Tuim, primeira empresa de móveis por assinatura do Brasil, que revolucionou o mercado mobiliário no país ao oferecer um serviço inédito a um novo tipo de consumidor: àqueles que estão abertos a mudanças, buscam mais independência e mobilidade ou aqueles que gostam de trocar a decoração e acompanhar as tendências. Com sede em São Paulo, a startup ampliou o atendimento para as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e já têm parcerias consolidadas com outras startups do mercado imobiliário.

Em conversa com a Trinova, Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim e CEO do grupo John Richard, disse que a ideia surgiu em uma viagem aos EUA. Ela percebeu que, por lá, surgiam empresas que trabalhavam com o modelo de mobiliário por assinatura. Já no Brasil, notou-se que as pessoas estavam alugando cada vez mais imóveis e essas pessoas, mesmo que fossem ficar apenas um ou dois anos no imóvel, estavam comprando todos os móveis para seus lares provisórios, ficando presos a itens que, depois de um tempo, precisaram se desfazer.

“Hoje, as pessoas buscam por flexibilidade, agilidade para mudar e, sobretudo, soluções que acompanhem a dinâmica das mudanças constantes em suas vidas. Além disso, com uma rotina cada vez mais atribulada e com os imóveis menores, este modelo de negócio faz com que você adapte os móveis ao seu estilo e necessidade sempre que quiser”, afirma Pamela Paz.

Fundada em 2019, a Tuim ficou conhecida como a “Netflix dos Móveis” e nasceu dentro da John Richard, empresa que há mais de duas décadas, é referência em locação de mobiliário corporativo. Agora, a Tuim é responsável pela expansão deste modelo de negócios para atingir o nicho residencial. Para atender esse público, a Tuim agregou todo o know how desse setor e a estrutura completa de logística para entregas, montagem e manutenção dos móveis que já existia na John Richard. 

Como é feita a assinatura de móveis

A proposta é simples: ao invés de comprar os itens para mobiliar a casa, você pode alugar e devolvê-los quando se cansar da decoração ou simplesmente não puder mais ficar com as peças. 

A assinatura de móveis é muito semelhante à assinatura de qualquer serviço, como o de streaming, por exemplo. A locação é feita de forma on-line e permite que o cliente escolha móveis avulsos ou o mobiliário para um ambiente inteiro, do escritório à sala de estar. A Tuim disponibiliza um catálogo de itens que vão desde sofás, cadeiras, berços, poltronas, cômodas e até mesmo eletrodomésticos, para que as pessoas não precisem investir definitivamente em móveis e passem a usá-los apenas pelo momento necessário, podendo redecorar suas casas sempre que quiserem.

Você pode montar o home office em um de seus quartos, por exemplo, mas com o tempo o espaço precisa ser redecorado para aguardar a chegada do bebê. A empresa envia as escolhas para a sua casa, monta e desmonta os móveis e os busca novamente quando você não precisar mais deles. Se você quiser manter as suas escolhas, tudo bem, pode estender o aluguel por mais tempo. A manutenção deles, como o desgaste pelo tempo de uso, está inclusa no valor da locação. 

“O modelo de assinatura de móveis já é visto como a solução perfeita para necessidades pontuais de cada pessoa, seja para deixar a casa mais confortável, para ter mais flexibilidade com mudanças de endereço ou ainda para atender a necessidades temporárias de mobiliário”, explica a CEO da Tuim.

Sustentabilidade

Com o propósito de conectar as pessoas de um jeito diferente, a proposta de negócio da Tuim também estimula a economia circular. “Nos últimos anos, o mundo entrou definitivamente em uma nova era do consumo, um fenômeno que vem sendo chamado de ‘o fim da propriedade’. Pensamos cada vez mais no uso eficiente dos recursos, no sentido de menos desperdício, fazer mais com menos, isto é, o uso em vez da propriedade. Além de oferecer mais liberdade ao consumidor, nossa ideia é mostrar que o meio ambiente precisa de mais ideias que possam reduzir a produção de lixo no mundo”, conclui Pamela.

Com um aumento de mais de 200% na quantidade de clientes no último ano, a empresa entra em 2022 com um resultado de forte crescimento, com planos de continuar a expansão investindo no portfólio de produtos e aprimoramento nos serviços.

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]