OAB de Piracicaba: Atuante na sociedade

por | 19 mar, 2020 | 0 Comentários

A 8ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) de Piracicaba adotou há alguns anos uma metodologia para sair do contexto de uma entidade de classe e assumir uma postura atuante na sociedade. O trabalho tem rendido grande visibilidade para a instituição no cenário estadual.

Jefferson Luiz Lopes Goularte, presidente da OAB Piracicaba, explica que a Ordem não fica restrita somente aos advogados, mas participa da cidade como um todo, saindo sempre em defesa da ética. “Recentemente a OAB Piracicaba criou uma comissão para discutir a duplicação da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e São Pedro. Fomos até o governador e a atitude culminou no início das obras na via”, citou.

Segundo o presidente, a entidade realiza o aprimoramento dos advogados com cursos, palestras e grupos de estudos para constante verificação nas mudanças de leis. Além disso, painéis abertos para a população são realizados frequentemente. Em 2019 a Casa do Advogado de Piracicaba recebeu 80 eventos. A pluralidade das discussões é resultado do trabalho das 44 comissões temáticas da 8ª Subseção.

A OAB São Paulo é a maior instituição da categoria na América Latina e atualmente está com 400 mil advogados inscritos. De 239 subseções, a de Piracicaba é uma das primeiras, contando atualmente com 2.500 advogados, sendo metade homens e metade mulheres. Jovens com até cinco anos de advocacia representam 35%, e advogados com até 10 anos de profissão são 50% do total da Ordem da cidade. “Ativamente temos hoje 300 advogados na OAB Piracicaba, participantes de comissões diversas. Não me recordo em outras épocas a existência de tantos profissionais ativos”, disse Jefferson.

Jefferson Goularte está em seu segundo mandato na presidência e soma 16 anos de OAB Piracicaba, sendo três como vice-presidente, seis como presidente e mais seis na Comissão de Esporte e na de Prerrogativas. A diretoria da Ordem é composta por cinco membros. “A OAB tem um sistema presidencialista, mas as decisões são colegiadas. Discutimos tudo em conjunto. Eu costumo falar que esse não é meu segundo mandato, mas sim o último. Tem muitas pessoas preparadas para assumir o cargo de presidência”, disse Jefferson sobre as eleições de 2021.

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.