Os encantos das Highlands escocesas sobre duas rodas

por | 1 nov, 2023 | 0 Comentários

O empresário piracicabano Thiago Corazza conta sobre sua paixão por passeios de moto e a realização de conhecer este lugar que demorou quase 20 anos

Conhecida por seus castelos medievais bem conservados, sua música tradicional da gaita de foles, e, é claro, a apreciada bebida whisky, a Escócia, uma das nações que integram o Reino Unido, revela-se como uma nação repleta de surpresas e paisagens deslumbrantes para aqueles que se aventuram tanto nas cidades quanto nas Highlands – a região montanhosa do país. Com um pouco mais de 5 milhões de moradores, as principais cidades são Glasgow e a capital Edimburgo.

Nas Highlands, majestosas montanhas, se encontram lagos cristalinos, criando cenários de tirar o fôlego, dignos de filmes e séries! Paisagens que serviram para clássicos como Coração Valente e Highlander, o Guerreiro Imortal, além de partes de 007 Operação Skyfall, Outlander e a icônica cena de Harry Potter a bordo do trem rumo a Hogwarts. Não é à toa que a Rainha Elizabeth II tinha um carinho especial por lá, sendo o Castelo de Balmoral uma de suas residências preferidas e onde passou os últimos dias de vida. 

Mas as Highlands escocesas também são como um Éden para motociclistas. A região é repleta de estradas estreitas e sinuosas que passam por colinas verdes, misteriosas florestas e lagos tranquilos, com paisagens espetaculares. As montanhas escocesas, com picos frequentemente encobertos por nuvens, criam um cenário que cativa os olhos e desafia a habilidade na pilotagem que seguem as normas britânicas, ou seja, no sentido inverso ao Brasil. 

Um sonho realizado

Imagina você sonhar com este cenário por 17 anos até vivenciar 14 dias de muita emoção? Esta é a história do empresário piracicabano Thiago Corazza que realizou a viagem em agosto de 2023. “Sou apaixonado por moto desde sempre. A liberdade e o prazer que ela me proporciona são fascinantes”. 

O roteiro já estava definido desde 2006, quando tinha 35 anos. “Descobri esse lugar e decidi que iria fazer a aventura”, conta. Mas as obrigações e compromissos relacionados ao trabalho em Mato Grosso do Sul e Piracicaba acabavam adiando esse momento. 

“Cheguei a fechar a viagem em 2016, mas semanas antes a empresa cancelou o roteiro das Highlands. Remanejei a viagem para Irlanda, que foi incrível também. Mas a Escócia ainda estava no meu radar”. Veio a pandemia e em 2022 decidiu já fechar o pacote para o ano seguinte. “Foi perfeito! Fluiu tudo tão bem que acredito que a viagem aconteceu na hora certa”, conta com brilho nos olhos. 

Aventuras pelas Highlands escocesas e Isle of Man

A viagem foi feita com uma empresa austríaca especializada em viagens de motos em todo o mundo há quarenta anos. No pacote para grupos de 10 pessoas, o turista escolhe entre BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Yamaha e outros modelos disponíveis da agência, qual moto gostaria de pilotar ao longo do percurso. Chegando em Liverpool, na Inglaterra, o grupo segue o destino. Enquanto um guia percorre a viagem com as malas pelas rodovias, as highways, o grupo segue com outro guia em suas motos pelas pequenas estradas desbravando toda a paisagem única que habita o lugar. 

Thiago conta que as estradas são bem estreitas o suficiente para apenas um carro, embora permitam o tráfego em ambos os sentidos. Em intervalos, existem recuos laterais onde os motoristas podem se acomodar para permitir que os veículos se cruzem. No fim do dia, as paradas em hotéis fora dos grandes centros acomodam o grupo com direito a jantar, conversas e muitas vivências para guardar na memória. 

“A melhor coisa que me aconteceu logo nos primeiros dias de viagem foi deixar o celular cair, quebrando a tela, sem a possibilidade de usá-lo”, brinca Corazza. Brincadeiras à parte, apesar do contratempo e até da dificuldade de encontrar uma assistência técnica, demorando alguns dias, Thiago diz que foi um momento de imersão à essa experiência. “Eu me desconectei das tarefas, preocupações e compromissos do cotidiano para me conectar por completo, comigo mesmo e com as paisagens e a energia dos lugares por onde passei”. 

Depois de Liverpool, o roteiro seguiu para Douglas, capital da Ilha do Man ou Isle of Man, um arquipélago das ilhas britânicas onde os vikings se estabeleceram. Passou por Lake District, o maior parque nacional do Reino Unido. Percorrendo as Highlands chegou à Ilha de Skye, localizada na costa oeste escocesa. Pararam também em Inverness, capital das Highlands, além de passar pelo Lago de LochNess, cidade de Aberdeen e a capital da Escócia, Edimburgo. Percorreram 3,7 mil quilômetros de motocicleta.

Impossível descrever tudo que vivenciou neste passeio. Castelos medievais, montanhas, grandes lagos e até fotografar raças bovinas típicas da região, como Hereford, Scottish Highland e também a raça Aberdeen Angus que Thiago é criador no Brasil. Um dos momentos marcantes foi na Ilha de Skye, que após ter visto o pôr do sol no mar, chegando em seu quarto de hotel reparou que da janela vinha uma luz que parecia que ainda estava dia. “Ao me aproximar fui privilegiado com a vista e pude apreciar a famosa Blue Moon. Foi inesquecível”. 

A Ilha de Man é conhecida também por sua história no mundo das corridas de moto, com as famosas TT (Tourist Trophy) e Manx Grand Prix, consideradas as mais perigosas do planeta. O circuito tem 60 km em rodovias sem limite de velocidade, cruzando montanhas e vilarejos, com um total de 256 curvas. Dentro das cidades enfrentam guias de calçada, postes de energia elétrica e desníveis no asfalto a velocidades altíssimas, que chegam a aproximadamente 330 km/h. “Poder assistir ao centenário da Manx Grand Prix e fazer o mesmo percurso foi outro sonho realizado. É uma coleção de motos a céu aberto e para nós, motociclistas, o lugar é como um santuário”. 

Próximas aventuras

Em seus planos já estão outros destinos e a próxima deve ser para a Nova Zelândia. “Antes dessa, deve acontecer uma viagem entre amigos brasileiros para alguma região que todos gostem”, revela. Mais do que a satisfação de conhecer um lugar diferente, para Thiago, o passeio de moto é uma forma de se conhecer e se tornar uma pessoa melhor. “Viajar é uma experiência única! Pode ser para relaxar, para sair da rotina ou até ter vivências desafiadoras. Acredito que serão sempre momentos enriquecedores e importantes para nós e para quem amamos”. 

“A gente sempre volta diferente de uma viagem. Além de ser uma terapia mental e física nos traz momentos que nos faz evoluir como seres humano, ensinam coisas novas e enriquecem nossas vidas”

Thiago Corazza

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.