Pandemia e saúde mental

por | 8 jun, 2020 | 0 Comentários

Por Dra. Ticiana Baleroni, psiquiatra. 

Estamos vivenciando um momento inédito e inesperado. A pandemia tem submetido todos a um importante stress, sendo imprescindível cuidar da saúde mental. 

É natural sentir-se ansioso ou angustiado pois toda essa situação é nova para todos. É importante reconhecer e aceitar as próprias emoções. Caso não esteja suportando, busque apoio da família, amigos ou até de um profissional. 

Tente manter uma rotina minimamente organizada (com horários para acordar, dormir, se alimentar).

Evite abuso de álcool e medicações sem prescrição médica. Evite informações em excesso, escolha um horário do dia para ler notícias (não antes de dormir, de preferência), isso já é suficiente!

Tenha momentos de relaxamento, existem diversos aplicativos de meditação que são gratuitos. Ouça uma boa música, leia um livro, faça exercícios dentro de casa, se alongue. 

Mantenha sua psicoterapia, converse com seu psicólogo. Para aqueles que estão em tratamento psiquiátrico, continue tomando regularmente suas medicações. 

Perceba o que pode aprender com tudo isso, selecione o que vai manter ou “expulsar” da sua vida após a pandemia.

Agora é o momento de nos cuidar e cuidarmos uns dos outros.

Tudo passa, tenha calma, mantenha os pensamentos positivos e a esperança de que estamos inseridos em um processo de cura e transformação.

Muita luz a todos. 

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.