Piracicaba, a cidade das startups agro

por | 13 abr, 2020 | 0 Comentários

Piracicaba se tornou o “Vale do Agronegócio” e concentra 40% das startups agro do país.

Piracicaba atualmente é referência no ramo de tecnologia da agricultura e arranca disparado nas pesquisas ao ser considerada o “Vale do Silício” da tecnologia para a agricultura. A consolidação do momento atual é resultado de um trabalho que se funde à história dos 252 anos da cidade.

Já na década de 1930, o Engenho Central de Piracicaba, local que hoje é um dos mais famosos pontos turísticos locais, trabalhava na produção de cana de açúcar com a tecnologia mais avançada para a época. Hoje, Piracicaba tem o maior hub de inovação do agronegócio da AL, com investimento de R$ 4,5 milhões da Aguassanta DI, braço imobiliário da Holding do Grupo Cosan. Inaugurado em 23 de abril de 2019, no Reserva Jequitibá, o Hub de InovaçãoAgTech Garage consolida a vocação da cidade como núcleo de inovação e tecnologia.

O AgTech Garage Campus Vale do Piracicaba está instalado em uma área de 2,5 mil metros quadrados. O espaço acomoda inicialmente 250 pessoas, que circulam entre os ambientes compartilhados, para eventos e salas privadas, um espaço de serviços e integração entre grandes empresas do setor.

Para o diretor do Garage, José Tomé, a criação do Campus Vale do Piracicaba posiciona explicitamente a AgTech Garage no Vale do Piracicaba. “A AgTech Garage é protagonista do movimento que reconhece e potencializa o Vale do Piracicaba”, ressalta Tomé. Atualmente, estão ligadas ao AgTech Garage as empresas Arysta, Bayer, Sicredi, Dairy Partners Americas (DPA), Fermentec, Gênesis Group, GDM Seeds, John Deere, Ourofino Saúde Animal e Ourofino Agrociência.

VALE DO AGRONEGÓCIO

Segundo Sergio Barbosa, gerente executivo da Esalqtec (Incubadora Tecnológica da Esalq/USP), a cana de açúcar, sempre tão associada ao nome da cidade, foi primordial para o impulsionamento tecnológico de Piracicaba. Este ambiente de inovação cada vez mais atualizado corroborou para a construção do município e firmou sua estrutura aos longos das décadas para a firmação de Piracicaba como um polo tecnológico para a agricultura. Prova disso foi a criação do conceito do Vale do Piracicaba (AgTech Valley), idealizado em 2016. “AgTech é uma campanha de reconhecimento do ecossistema local como um polo de tecnologia para a agricultura”, conta Sergio, um dos idealizadores da campanha.

Sergio explica que o Vale do Piracicaba é inspirado no Vale do Silício norte-americano, localizado no estado da Califórnia, onde concentram-se as maiores empresas de tecnologia de ponta do mundo, e que nasceu em torno de universidades. Em questão de tecnologia para a agricultura, Piracicaba tem o mesmo arranjo do Silicon Valley, levando em conta a história ligada ao agronegócio, as empresas com vocação sucroalcooleira, e as instituições educacionais que criam um centro de geração de conhecimento e pesquisa como a Esalq, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Fatec, EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e Fop/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).

“O Vale do Piracicaba é algo espontâneo e que pensa no empreendedorismo tecnológico local. Todo cidadão piracicabano no ramo de negócios fez ou faz parte do movimento, a construção foi conjunta”, disse Sergio.

Dados demonstram que o município é o mais representativo ecossistema das startups do agronegócio brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), hoje Piracicaba concentra 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio, além de aceleradoras, incubadoras e fundos de investimento.

INCUBADORA 

O trabalho para que o Vale Piracicaba se fortaleça cada vez mais e contribua nacionalmente com a tecnológico para agriculta é realizado em diferentes instâncias. A Incubadora Tecnológica da Esalq, Esalqtec, é uma das agentes principais do Vale e tem o objetivo de colaborar para que o conhecimento gerado na Esalq se torne inovação, apoiando iniciativas empreendedoras da comunidade acadêmica. Hoje, a incubadora tem 10 empresas residentes e 121 projetos em andamento. Além disso, ajuda a direcionar alunos para trabalhar nas startups da região.

INOVAÇÃO 

O contexto de inovação das startups de Piracicaba foi canalizado no agronegócio, mas isso não significa que somente a tecnologia pode impulsionar a cidade. Com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação local, surgiu o Aproxima, um hub focado em comportamento humano e inovação que visa conectar pessoas e empresas que atuam no desenvolvimento da cidade em diversos âmbitos.

“Sempre que falamos de inovação, estamos falando de pessoas.  E com tantas coisas acontecendo na cidade, o papel do hub é ser um local de conexões. Na minha percepção, quanto mais diversidade, em todos aspectos, mais qualidade eu tenho. Por isso, criamos um local para conectar essas diversidades, seja de negócios ou ideias”, explica Cesar Vendrame, criador do Aproxima e um dos sócios da Indicação – Consultoria em Capital Humano, empresa que foi incubadora do novo hub.

O Aproxima é um espaço que contribui para o desenvolvimento de soft skills (habilidades subjetivas relacionadas ao comportamento humano) que recebe e promove cursos e eventos relacionados ao futuro do trabalho, criatividade, inovação e desenvolvimento humano. O objetivo é gerar conteúdo para os que estão por trás de uma Piracicaba mais inovadora.

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.