Piracicaba cheia de encantos

por | 13 abr, 2020 | 0 Comentários

O Parque da Rua do Porto é um dos pontos mais queridos da nossa cidade. Para quem busca opções de lazer, esporte, recreação e até um pouco de paz.

Piracicaba tem um recanto muito especial para quem aprecia o verde e a natureza. Fundado no início da década de 1980, o Parque da Rua do Porto é até hoje visitado diariamente por pessoas de toda a região.  Com 200 mil metros quadrados, o espaço é amplo e palco de atividades como canoagem, caminhada e corrida, atividades físicas diversas, e até mesmo um teatro de arena.

Segundo a Prefeitura, em 2013 foi realizada uma pesquisa de demanda turística na Rua do Porto que contemplou o Parque. À época, levantou-se um número estimado em, aproximadamente, 23 mil visitantes por mês. Atualmente, eles dizem, há a percepção de um aumento no número de visitantes, o que os leva a estimar um número muito superior: média de mil pessoas por dia! Mas a própria Prefeitura diz que essa é uma estimativa, uma vez que o espaço não possui catracas que possibilitem uma contagem mais precisa.

HISTÓRIA

Antes de se tornar nosso querido parque, o espaço estava sendo cogitado para ser um cartódromo, o que iria prejudicar muito da área verde da região central da cidade, e também provavelmente seria o fim da lagoa – que não é artificial, como muitos pensam, e não tem formato intencional de violão, nem de um J. A construção do parque foi parte de um projeto da Secretaria do Meio Ambiente chamado PEP (Programa de Embelezamento de Piracicaba), e sua inauguração foi feita pelo então prefeito João Herrmann Neto. Em homenagem a ele, em 2010 o parque foi renomeado em sessão solene como Parque de Lazer da Rua do Porto João Herrmann Neto. Uma curiosidade sobre a construção da área: Herrmann supostamente utilizou escombros da queda do Edifício Comurba para fazer o soterramento de parte do terreno do parque.

CRIANÇAS

Para quem quer passear com as crianças e aproveitar o ar livre, o parque tem um grande playground, além de muitos espaços com sombras que são um verdadeiro convite para famílias brincarem e se divertirem. Um piquenique é uma boa pedida – contanto que todo o lixo gerado seja devidamente descartado depois! Há também o CIET (Centro Infantil para Educação de Trânsito), que foi fundado em 1996, e desenvolve atividades de conscientização e humanização sobre as leis de trânsito por meio de aulas teóricas e práticas. O conteúdo pedagógico de ensino segue orientações do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito e foi adaptado à realidade e à necessidade da cidade. O CIET tem sua didática direcionada às crianças de 5 a 11 anos de idade e está aberto para escolas estaduais, municipais, particulares e filantrópicas, não só de Piracicaba, mas de toda a região.

LAGOA

A ASCAPI (Associação de Canoagem de Piracicaba) promove aulas gratuitas de canoagem na lagoa do parque há vários anos e é uma excelente opção para quem busca um esporte diferente. As aulas são abertas ao público, e mesmo quem nunca teve contato com a modalidade pode participar. No começo, são desenvolvidos aspectos mais voltados ao lazer, fundamentos básicos de remada, mudanças de direção, entre outros.

Há também uma opção menos “radical” para quem quer aproveitar a lagoa: os pedalinhos. O valor do ingresso é de R$ 8 para 15 minutos. Pessoas com deficiência e idosos com mais de 60 anos pagam meia. Os pedalinhos funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Recentemente os pedalinhos foram reformados e pintados. O deck – estrutura que fica à margem do lago para o seu acesso, recebeu manutenção e nova pintura. Os passeios acontecem somente em condições climáticas adequadas, sem chuva ou ventos muito fortes.

ESPORTES

Para quem deseja caminhar ou correr, o parque conta com uma pista de 2km de extensão. Logo na entrada também há uma academia a céu aberto. Além disso, a Secretaria de Esportes de Piracicaba oferece aulas gratuitas de caminhada e condicionamento físico todas as terças e quintas-feiras pela manhã, e aos sábados há também aulas de atividades físicas diversas oferecidas pela equipe da Guarda Civil.

MAIS VERDE

O Parque da Rua do Porto pode ser o mais querido, mas não é o único espaço verde da cidade. A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba lista 24 parques em diversas áreas. Você pode conferir os locais, e fotos, no site da Sedema.

ESALQ

Também conhecida como Agronomia ou Escola Agrícola, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” conta com o único parque no Estilo Inglês de Paisagismo existente no Brasil cujas características foram parcialmente preservadas. Criado ao redor de 1907 pelo arquiteto paisagista belga Arsenio Puttemans, o parque conserva valores naturais, como as espécies florestais preservadas, e é muito frequentado pelos piracicabanos para recreação e esportes, principalmente aos finais de semana.

 

 

 

 

Leia mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.