PIRACICABANA GANHA O MUNDO NA ÁREA DA BELEZA

por | 13 abr, 2023 | 0 Comentários

Depois de se destacar na cidade com seu espaço de beleza, Mariele Melotto hoje é diretora de coloração do Blu.BCO no Kuwait, um dos salões do cabeleireiro das celebridades, o brasileiro Bernardo Vasconcelos

Fazer uma transição de carreira exige coragem, dedicação e ousadia. Três qualidades que não faltam para a piracicabana Mariele Melotto, que hoje se destaca no mundo da beleza como especialista em coloração e cortes de cabelo em um dos salões mais conceituados do Kuwait, país árabe do Golfo Pérsico. O salão é o Blu.BCO, um dos espaços do famoso cabeleireiro e hair stylist brasileiro Bernardo Vasconcelos, que cuida do cabelo de muitas celebridades no mundo todo.

Tudo começou há oito anos. Mariele era formada em Marketing e já tinha atuado por alguns anos no setor financeiro. Depois de um tempo fora do mercado de trabalho decidiu voltar, mas fazer algo diferente. Ela começou um curso de corte de cabelo para iniciantes e logo observou sua facilidade em aprender sobre essa profissão. “Esse começo me fez resgatar minhas raízes nessa área. Meu avô e um dos meus tios foram barbeiros muito bem-sucedidos em Piracicaba. Era como se esse dom estivesse esperando para aflorar em algum momento da vida e foi o que aconteceu”, lembra Mariele.

Depois de seis meses do curso veio uma oportunidade para abrir um salão na área central da cidade. “Era muito nova na profissão, mas encarei o desafio de ser uma microempreendedora. Nesse início tive o apoio de uma amiga, cabeleireira há muitos anos, que veio trabalhar comigo e ganhando os primeiros clientes”, conta.

Planejando o futuro sempre


“Meu dom está em minhas mãos”. Com esse pensamento, Mariele sempre associou sua paixão por viagens com sua profissão. Sempre acreditou que a área da beleza poderia lhe dar possibilidade de morar em qualquer lugar do mundo e atuar em outros países. Sua primeira formação internacional foi em Portugal, com o curso Toni & Guy, uma marca conhecida globalmente, fundada pelos irmãos Toni e Guy Mascolo. “É uma das formações mais desejadas para quem atua na área”, acrescenta.

Ao mesmo tempo em que ela se especializava, o número de clientes satisfeitos e fiéis aos cuidados de Mariele aumentava. Já tinha uma equipe sob sua coordenação, o espaço do salão já estava pequeno e era hora de dar um novo salto: um salão de beleza maior em Piracicaba.

Pronta para recomeçar
Mariele decidiu investir todas as suas economias neste novo espaço. Com o imóvel escolhido, muito maior que o primeiro salão, todos os móveis e peças de decoração foram comprados novos. “Optei por manter o primeiro espaço contratando profissionais para o atendimento enquanto eu e minha equipe ficaríamos na nova unidade. Vendi meu carro zero quilômetro para comprar todos os móveis do novo salão. Não fiquei com medo de arriscar, dentro de mim tinha uma certeza de que era o caminho”, conta.

A inauguração foi dia 6 de outubro de 2018. Enquanto toda a equipe e mais de 50 clientes celebravam a inauguração do novo espaço de beleza, uma tragédia foi evitada. Durante esse dia, o teto do antigo salão desabou por completo. Blocos de lajes caíram sobre os móveis. “A inauguração foi em uma sexta-feira, no sábado era o meu aniversário e para que eu aproveitasse esses bons momentos, meus pais me contaram sobre o ocorrido no domingo. Ao chegar e ver a situação, minha reação foi chorar e agradecer. Agradecer por ter tomado a decisão certa de ir para um novo espaço, por não ter ninguém no local na hora do desabamento e pelo livramento recebido por Deus. Estava pronta para recomeçar”, revela.

O novo salão se tornou um sucesso! Mais clientes chegando, ampliação no quadro de funcionários e investimentos em formações internacionais. Desta vez, a piracicabana foi para a Espanha no Instituto LLongueras, um dos mais renomados institutos de beleza do mundo fundado pelo espanhol Lluís Llongueras, conhecido, pela sua criatividade, como o Salvador Dali dos cabelos.

Pedido inesperado muda o rumo da carreira


O salão estava em seu melhor momento quando chegou a pandemia de Covid-19. “Sobrevivemos. Foi difícil, mas as clientes continuaram fiéis”, conta. Em 2022, quando tudo se normalizou, Mariele queria voltar a estudar e um casal de amigos que vive na Suécia fez um convite irresistível: passar dois meses com eles e sentir como era viver em outro país. “Aceitei o convite e me programei para fazer um novo curso, o Toni & Guy em Londres. Já seguia nas redes o cabeleireiro brasileiro Bernardo Vasconcelos que também vive em Londres. Pesquisei sobre sua mentoria. O investimento foi altíssimo, mas peguei novamente minhas economias e realizei esse sonho”.

Mariele ficou dois dias no salão BCO.london ao lado do cabeleireiro Bernardo aprendendo na prática. “A conexão foi imediata. Quando me dei conta estava lá no salão ajudando a equipe de Bernardo nas atividades. Naquele dia, ele chegou a me dizer que se eu tivesse passaporte europeu, estaria contratada. Foi o dia mais feliz da minha vida. Um reconhecimento ao meu trabalho”, compartilha.

A piracicabana já estava de volta na Suécia, quando recebeu mensagem de Bernardo. Era um convite para ser “suas mãos” em seu novo salão no Kuwait. “Não conhecia nada sobre o país e fiquei encantada com tudo que li e do potencial e riqueza do lugar”, conta.

Mariele aceitou a proposta e está no Kuwait desde outubro de 2022, atuando como diretora de coloração do salão Blu.BCO e consultora das clientes para todos os serviços do espaço. O Bernardo faz temporadas no local e Mariele o acompanha. Além disso, pela cultura e religião, algumas mulheres não podem ser tocadas por homens e é Mariele quem cuida delas. “Já estou construindo uma carteira de clientes. Muitas chegam no salão querendo ser atendidas por mim. Isso tudo é muito gratificante”, destaca.

Futuro promissor
Neste período que Mariele está no Kuwait muita coisa aconteceu. Ela ficou alguns períodos em Londres com Bernardo, e em uma dessas temporadas, produziu as influenciadoras brasileiras Barbara Brunca e Taty Betin. Também produziu para a Vogue Arábia as atrizes árabes da nova série da Netflix The Exchange, que conta a história das primeiras mulheres que trabalharam na Bolsa de Valores do Kuwait.

Em breve, Mariele abrirá espaços na agenda para atender clientes na Arábia Saudita e fazer temporadas ao lado de Bernardo nos Emirados Árabes. Em junho deste ano fará também sua primeira temporada no Brasil. “Também tenho planos para daqui uns dois anos realizar um projeto para ajudar outras mulheres da área da beleza do Brasil a se profissionalizarem, aprenderem a fazer gestão de suas empresas, planejar o crescimento do salão e terem orgulho de serem cabeleireiras”, finaliza Mariele que já inspira tanta gente.

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]