Quer ficar rico na internet?

por | 19 mar, 2020 | 0 Comentários

O empreendedorismo digital é o caminho para quem quer ganhar dinheiro praticamente sem sair de casa.

Quantas promessas de “fique rico dormindo” já não vimos em anúncios online? Até um tempo atrás, tudo isso parecia bem fake news, bem sombrio. Com certeza aquele link iria hackear seu computador e fazer você compartilhar posts vergonhosos no Facebook sem ao mesmo saber.

Mas as coisas mudaram. Hoje, ganhar dinheiro com um negócio 100% online é tão real quanto ganhar dinheiro com uma empresa física. Mas fique atento ao ponto crucial disso tudo: trabalhar online ainda é trabalhar, não é fácil, e muito menos permite que você durma o tempo todo. Mas não dá pra negar que sim, o empreendedorismo digital te dá uma liberdade um pouco maior de fazer negócios.

Direto ao ponto: empreendedorismo digital é um modelo de negócios que tem como base o ambiente online. Pode ser um e-commerce, um curso, um e-book, material digital… Se está vendendo pela internet e gerando lucro, é empreendedorismo digital. A gama de possibilidades para construir seu negócio na internet é infinita. Pode ter certeza: as pessoas estão consumindo cada vez mais com apenas alguns clicks.

A Content Trends 2019, maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do país, contou com mais de 4.700 respondentes e observou resultados interessantíssimos para os empreendedores digitais: 97,3% dos respondentes consomem conteúdo de forma online, sendo 89,1% via smartphone.

Como, quando, onde?

Como: criando conteúdo. Quando: 24h por dia, a internet nunca fecha. Onde: aí é que o bicho pega. Ou pegava, antes da Hotmart existir. A Hotmart é uma plataforma online especialmente planejada para que todos possam mudar as suas vidas através da venda e da distribuição de produtos digitais.

Hoje, é uma das ferramentas mais poderosas de disseminação de conhecimento e informação, e é brasileira! João Pedro Resende, um dos fundadores da Hotmart, escreveu um e-book em 2007 sobre estratégia de marketing digital para gamers. Queria vender online, mas buscou uma forma prática de fazer isso e não encontrou. O que ele achou foi ainda melhor: a oportunidade da vida! Chamou o amigo Mateus Bicalho, de quem já tinha sido sócio em outra empresa antes, e compartilhou a ideia. Assim surgiu, em Belo Horizonte (MG), no ano de 2010, a Hotmart.com.

O começo foi tão desafiador quanto o de qualquer outra empresa, mas a dupla apostou todas as suas fichas nessa empreitada, e com muito trabalho e divulgação conseguiram transformar uma pequena ideia em uma gigante do empreendedorismo digital. Hoje somam mais de 1 milhão de pessoas que utilizam a plataforma para vender seus produtos digitais, e estão presentes também em outros países.

O que é a Hotmart e como ela funciona:

  1. Uma pessoa com conhecimento em determinada área cria um produto para compartilhar sua habilidade com o mundo.
  2. Pessoas com bom relacionamento e facilidade para vendas fazem a ponte entre o produtor e o consumidor.
  3. O consumidor que está em busca de conhecimento pode comprar o produto na plataforma, seguindo o hotlink do afiliado ou do produtor.

Em outras palavras, a Hotmart é a plataforma que hospeda cursos e materiais online e processa todos os pagamentos. A inscrição é grátis, mas é cobrada uma tarifa por venda. No Hotmart Club, por exemplo, a tarifa é 9,90% + 1 real (por venda).

O que pode ser vendido na Hotmart?

Atualmente é possível comercializar variados tipos de conteúdo digital:

  • E-books em PDF ou EPUB;
  • Documentos diversos (.doc, .rtf), audiobooks e músicas (mp3, wma);
  • Vídeoaulas;
  • Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV);
  • Software (.exe, .msi);
  • Imagens;
  • Scripts e quaisquer outros formatos de arquivo que possam ser baixados pela internet.

É possível também vender adesões para sites como clubes de assinaturas privados, sites de conteúdo restrito a membros, coaching clubs ou qualquer tipo de produto em que o comprador paga uma taxa de adesão ou recebe uma cobrança periodicamente.

O que são afiliados?

Bem diferente dos produtores, os afiliados na Hotmart são pessoas que desejam lucrar ajudando outras pessoas a divulgarem seus produtos na internet. Um afiliado escolhe entre centenas de produtos para promover dentro da plataforma, e recebe comissões por cada venda realizada.

Ser um afiliado da Hotmart possui diversas vantagens, como:

  • Você não precisa ter um produto próprio para começar a vender;
  • Por não ter um produto seu, você não precisa lidar diretamente com o comprador (isto será feito pelo produtor responsável pelo produto);
  • Você não precisa ter um site de antemão (apesar de ser altamente recomendável), podendo divulgar o produto em outros meios como redes sociais, por exemplo;
  • Todas as comissões de vendas são processadas automaticamente pela Hotmart;
  • Afiliados podem escolher entre centenas de produtos, de diferentes nichos, para se afiliar e, dependendo do produto, podem ganhar mais de R$100 por venda realizada.

Se você não possui um produto, iniciar como um afiliado é uma maneira rápida de começar a gerar resultados financeiros para seu site ou seu perfil nas redes sociais.

Como são feitos os pagamentos?

Com milhões de transações realizadas no mundo todo com total segurança, o HotPay é um sistema de pagamento desenvolvido pela Hotmart para aumentar as conversões dos produtores digitais. A ferramenta permite que você faça vendas em todo o mundo, em qualquer país e em qualquer moeda. Basta escolher o preço do produto e o checkout do próprio site é responsável por converter automaticamente o valor para a moeda do país do comprador.

O vendedor recebe seus valores em sua moeda local, sem outros intermediários do início ao fim da transação. Os compradores podem adquirir produtos com várias opções de pagamentos: cartão de crédito, paypal, débito online e até boleto bancário. Tudo automatizado pela própria ferramenta.

Caso de sucesso

Tem muita gente vendendo online e ganhando bastante dinheiro, não tem como negar. Mas algumas pessoas se destacam – e muito! É o caso de Isis Moreira, mentora de negócios digitais. Formada em nutrição, atuou em consultório por alguns anos e então começou a pesquisar muito sobre metodologias de aprendizado, engajamentos de pessoas, neurociência aplicada à comunicação e percebeu que este conteúdo estava em déficit para muitos profissionais. Foi então que começou a atuar como mentora de profissionais, ministrando cursos online e atuando como palestrante profissional. Hoje, Isis dá cursos (pela hotmart!) que ensinam como ganhar 30 mil reais em 30 dias somente vendendo produtos digitais. Vale a pena conferir o insta @moreira.isis.

Leia mais

Última Palavra: Marina Monfrinato

Última Palavra: Marina Monfrinato

Somos os responsáveis por tudo o que acontece em nossa volta. Acho que você já ouviu isso inúmeras vezes, não é mesmo?...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.