Sim! Você pode escolher como vai sorrir pelos próximos anos

por | 5 jul, 2024 | 0 Comentários

O cirurgião-dentista e professor Dr. Angelo Stefano Secco, mostra o poder de um novo sorriso.

Leila Branco

Estudos e pesquisas de diferentes áreas já comprovaram: sorrir traz diversos benefícios! Para a saúde, o sorriso pode liberar hormônios que promovem o bem-estar e fortalecem o sistema imunológico. No aspecto social, facilita conexões humanas, promove empatia e melhora as relações no trabalho. Psicologicamente, o ato de sorrir pode induzir sentimentos de felicidade e combater a depressão e a ansiedade. Além disso, aumenta a autoestima e pode abrir novas oportunidades na vida pessoal e profissional. Um sorriso bonito é muito mais que estética, é estar saudável e poder ter de volta mais qualidade de vida. 

Convicto em trazer de volta para os seus pacientes a satisfação, a alegria e o direito de sorrir de novo, o cirurgião-dentista Angelo Stefano Secco, apaixonado pela odontologia, faz da Reabilitação Oral Estética Funcional, há pelo menos 25 anos, uma missão. “A saúde, o estado emocional e o convívio social são afetados pela perda, desgaste e mau posicionamento dos dentes. E poder restaurar e trazer o bem-estar na vida dos pacientes é algo imensurável e é o que me motiva”, destaca. 

O que é Reabilitação Oral Estética Funcional?

A Reabilitação Oral Estética Funcional engloba um conjunto de procedimentos da odontologia focada na restauração da saúde, função e consequentemente na estética. Os procedimentos odontológicos impactam na aparência facial, postura corporal e até no rendimento de atletas de alta performance. Normalmente esta especialidade é realizada por um dentista com larga experiência multidisciplinar, habilidades técnicas e senso estético, que realiza o diagnóstico e o planejamento minucioso e personalizado da sequência dos procedimentos e especialidades que atuarão no caso de cada paciente. Segundo o Prof. Dr. Angelo, os principais objetivos são restabelecer a saúde oral, melhorar a aparência dos dentes, tecidos de suporte e da boca, corrigindo desalinhamentos, manchas, desgastes e ausências dentárias, além de ajustar a cor, forma e tamanho dos dentes.

“Além da estética, a reabilitação oral busca restaurar a função mastigatória, corrigir problemas que podem causar desconforto, dores na cabeça, nos músculos da região cervical, ombros, braços, zumbindo no ouvido, clics e ruídos articulares, resultantes da Disfunção da articulação Temporomandibular (DTM). Na maioria das vezes, o tratamento envolve diversos procedimentos multidisciplinares que podem incluir tratamento ortodôntico, restaurações, implantes, clareamento dental, facetas, coroas, cirurgia plástica gengival, com o objetivo de alcançar um sorriso esteticamente agradável e funcional”, explica.

Trabalho Multidisciplinar: em conjunto com médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outras áreas da odontologia 

Dr. Angelo conta que recebe a indicação de médicos otorrinos para tratar pacientes com zumbido (tinnitus), quando se descartam outras causas médicas; assim como pacientes de fisioterapeutas e fonoaudiólogos que apresentam problemas relacionados a mal oclusão.

De acordo com o cirurgião dentista, são muitos casos, cada um com sua particularidade. “É comum atendermos pacientes jovens com problemas de limitação de abertura bucal, tratamentos ortodônticos ou implantes mal sucedidos, pessoas com disfunção temporomandibular, pacientes que desgastaram seus dentes pelo bruxismo e necessitam recuperar as guias de proteção do sistema mastigatório e da fala, assim como, a dimensão de seus dentes. Também casos que não tiveram oportunidade de fazer um tratamento na juventude e o desalinhamento dos dentes se agravaram, provocando problemas musculares, fisiológicos e emocionais, e até pacientes que sofreram acidentes com perda de dentes que resultaram no desalinhamento maxilar. O objetivo final é melhorar a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente, restaurando a função mastigatória, a estética e a autoconfiança”, compartilha.

Investimento constante em conhecimento e tecnologia

Para poder cumprir o seu propósito de vida, o investimento em estudos, cursos e especializações em universidades nacionais e internacionais são seus aliados e sempre fizeram parte da rotina profissional do Dr. Angelo. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou na ortodontia por 10 anos. Tem mestrado e doutorado pela UNICAMP. É especialista em prótese também pela Unicamp, foi coordenador de Faculdade de Odontologia por 20 anos e em cursos Pós-Graduação na área de Implantodontia e Reabilitação Oral estética por 15 anos. Também ministrou curso de pós-graduação em Harmonização Orofacial. Atualmente está cursando novo mestrado na área de periodontia e implantodontia e em julho embarca para Viena para uma imersão em Disfunção temporomandibular e adquirir novas tecnologias de diagnóstico e tratamento para esta área. 

“Para ser um maestro e reger uma orquestra, é necessário que se tenha o domínio de pelo menos oitos instrumentos musicais. Fazendo uma associação, o reabilitador oral é como um maestro: precisa dominar diferentes áreas da odontologia para oferecer a solução ideal a cada paciente e envolver uma abordagem multidisciplinar, com a colaboração das múltiplas áreas da odontologia”, enfatiza.  

E para reger todo o processo de atendimento do paciente, do diagnóstico ao planejamento e realização dos procedimentos necessários, o Dr. Angelo Secco investiu em sua própria orquestra: a Secco Implantodontia e Estética. Tornando-se um centro completo de Reabilitação Oral, especializado no tratamento odontológico de alta complexidade, a clínica é focada na recuperação da função e estética oral e facial.

“Desde que iniciamos já tinha como objetivo que o paciente fizesse tudo que fosse necessário na clínica, sem precisar de deslocamentos e, principalmente, que pudesse gerenciar e orientar de maneira minuciosa para garantir o padrão em todas as etapas e obtermos os resultados esperados unindo as habilidades técnicas e artísticas”, compartilha. Com uma infraestrutura completa, a clínica oferece estúdio de fotos para o registro auxiliar no diagnóstico, a realização de exames no próprio local, incluindo raio-x panorâmico, telerradiografia, tomografia e escaneamento intraoral. As especialidades de cirurgias, próteses e implantes são realizadas pelo Dr. Angelo e a ortodontia convencional e invisalign feita pela Dra. Cristiane Gomes de Oliveira proporcionando aos pacientes maior comodidade e eficiência no atendimento.

O uso de tecnologias avançadas no laboratório

“Utilizamos tecnologias modernas como scanners intraorais para capturar as imagens digitais, softwares de simulação para planejar e visualizar os resultados estéticos, cad/cam para restaurações cerâmicas precisas e os fornos para finalizar as cerâmicas. Contamos com dentistas parceiros que, caso o paciente precise de um procedimento específico, esses profissionais vêm até à clínica para atendê-los com toda a comodidade que oferecemos”, pontua.  

A jornada para voltar a sorrir: 

A posição correta da mandíbula é o eixo do tratamento

A dinâmica na clínica é muito bem distribuída e supervisionada pelo Dr. Angelo. A primeira etapa consiste no diagnóstico para avaliar a posição da mandíbula e dos dentes e fazer o planejamento. Nesta fase, é realizado o exame clínico, as fotos no estúdio, as radiografias do paciente e impressão 3D das arcadas dentárias que são montadas no articulador, equipamento que está nas mãos do Dr. Angelo na capa da Trinova.

“O articulador permite que eu veja os dentes como se eu estivesse olhando para o próprio paciente. Ele simula os movimentos que a pessoa faz com a mandíbula. Há também um dispositivo que encontra o eixo correto da mandíbula. Com essa informação, colocamos a mandíbula na posição ideal no articulador e fazemos o planejamento de tudo que será necessário para o tratamento, corrigir esse eixo e, consequentemente, corrigir a posição dos dentes e da mordida”, explica Secco.   

O posicionamento correto da mandíbula é o eixo que guia todo o tratamento, segundo o cirurgião-dentista. “O mal posicionamento dos dentes, muitas vezes, leva a mandíbula para a posição incorreta, o que pode causar zumbidos, limitação na abertura da boca, clicks, estalos, dores de cabeça, postura corporal incorreta, como um ombro mais alto que o outro. Por isso, tudo inicia encontrando essa posição e os benefícios não são somente estéticos, mas principalmente funcionais que proporcionam saúde e qualidade de vida”, destaca. 

Com o planejamento em mãos iniciam-se os procedimentos. “O que será feito e como será essa jornada é detalhado com precisão, pois são individuais para cada necessidade. E com a infraestrutura da clínica os procedimentos são feitos ou por mim, quando há cirurgias, próteses e implantes, ou pela equipe seguindo o planejamento”, completa Dr. Angelo. 

Casos Finalizados

Nessa sua missão, mais de 1000 pacientes já tiveram o sorriso de volta e a transformação na fisionomia das pessoas é impressionante. Elas rejuvenescem! Para cada etapa concluída do tratamento, o Dr. Angelo registra com fotos. Nada como ver o antes e o depois para entender o quanto a Reabilitação Oral Estética Funcional devolve saúde, autoestima, confiança e bem-estar para a pessoa. Traz mais vida e a possibilidade de expressar a felicidade sem sentir vergonha de sorrir!

No perfil do Instagram do especialista inúmeros depoimentos estão publicados. Crianças, jovens, adultos, idosos, compartilham o que o tratamento proporcionou na vida de cada um. Entre tantos, está o depoimento do seu José Cosme, 92 anos. Ele apresentava espasmos musculares na face do lado esquerdo, aproximadamente um a cada 25 segundos, na consulta inicial, e já havia passado por inúmeros tratamentos médicos, inclusive com neurologistas, mas não obteve resultados. Há dois anos procurou a clínica e ressaltou que os dentistas tinham muita dificuldade em atendê-lo devido aos espasmos incontroláveis. 

“Seguimos, fizemos a consulta inicial e propomos uma Reabilitação Oral Estética Funcional com implantes e próteses fixas, e assim foi conduzido. Localizamos a posição mandibular ideal e os implantes e as próteses foram realizados nesta posição. Alguns meses após a finalização do tratamento, em uma consulta de retorno, ele nos relatou que os espasmos que o constrangeram por mais de 60 anos tinham desaparecido, e agora, toda a musculatura estava normal”, conta o cirurgião dentista. Neste retorno, o seu José Cosme presentou o Dr. Angelo com uma gravata: uma gravata azul. “Com esta gravata azul, que estou usando nas fotos para a Trinova, gostaria de compartilhar o quanto é importante para mim oferecer às pessoas possibilidades de sorrir novamente e ter a satisfação de devolver o bem-estar a cada uma delas. Por tanto, Sim! Você pode escolher como vai sorrir pelos próximos anos”.

Neste retorno, o seu José Cosme presentou o Dr. Angelo com uma gravata: uma gravata azul. “Com esta gravata azul, que estou usando nas fotos para a Trinova, gostaria de compartilhar o quanto é importante para mim oferecer às pessoas possibilidades de sorrir novamente e ter a satisfação de devolver o bem-estar a cada uma delas. Por tanto, Sim! Você pode escolher como vai sorrir pelos próximos anos”.

Leia mais

Projeto H. – Heroica.

Projeto H. – Heroica.

O Projeto teve início em 2014, com o intuito de acolher e aconselhar mulheres vítimas de violência, apoiá-las no...

#Cáentrenós

#Cáentrenós

Cristiane Teixeira Queridos Viajantes da Alma, Ao iniciar esta jornada na coluna #cáentrenós, senti que o primeiro...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[mailpoet_form id="2"]