Suas compras em 2020

por | 14 abr, 2020 | 0 Comentários

Quais são as tendências de consumo para este ano?

Não temos bola de cristal, mas temos a autoridade global em análises e previsões de tendências: WGSN. E essa megaempresa publicou um report de como estaremos comprando em 2020, baseada em seis macrotendências que definirão o que o consumidor espera das marcas nos próximos anos, passando pela confiança que possuem nas empresas até o envelhecimento da população.

Prepare-se para o consumidor ultradinâmico. “Precisamos entender que os consumidores estão mapeando, estudando as marcas. Eles querem, inclusive, saber se as empresas mudaram seu modelo de negócio, principalmente quando este impacta a sociedade. O intuito dos consumidores é saber se as marcas estão alinhadas às novas demandas e a um propósito”, diz Luiz Arruda, head da WGSN Mindset. Conheça agora as macrotendências para 2020:

Online shopping

Se o seu negócio não se adaptou ainda à vida digital, está na hora de se atentar e correr atrás do tempo perdido. Segundo a pesquisa da WGSN, 64% dos varejistas afirmam que o pagamento pelo celular é prioridade para o funcionamento de seu negócio. Acredite: hoje em dia, e cada vez mais, a tomada de decisão das pessoas é feita antes da visita física a uma loja. É aquela história: você procura o Instagram de uma boutique, por exemplo, e quando encontra, está desatualizado, sem coerência, faltando endereço… Já fica uma má impressão de cara, não é?

More than a feeling

Pessoas gostam de se conectar com pessoas, e isso dificilmente será substituído com maestria por inteligência artificial e experiências digitais. Enquanto varejistas investem cada vez mais nessas tecnologias, ganha quem tem o “diferencial” da conexão humana.

Confie em mim

 O WGSN Barometer, que a cada ano analisa 200 mil consumidores do mundo todo, apontou que os gastos das pessoas têm uma relação direta com o quanto elas confiam em uma marca. Mas, hoje em dia, o que significa ser uma empresa de confiança? A tradição e a trajetória de uma marca não a tornam, necessariamente, uma empresa de credibilidade. 64% dos entrevistados do Edelman Trust Barometer disseram acreditar que uma empresa seja capaz de realizar ações que aumentem seus lucros e, ao mesmo tempo, melhorem as condições econômicas e sociais nas comunidades onde estão inseridas. Mas o que isso significa? Para os entrevistados, a principal tarefa de um CEO seria criar confiança, um ponto mais importante até do que desenvolver produtos de qualidade e simplesmente oferecer serviços.

Amigo do planeta

Mais do que uma modinha, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência necessária. Pesquisas já comprovaram que há aumento nas vendas quando há a oferta de uma alternativa sustentável. Isso significa menos plástico, menos lixo, menos emissão de carbono…

Melhor idade

Estamos vivendo cada vez mais, e cada vez melhor. Sua marca está atenta a esse fato? A ONU diz que essa questão causará a transformação social mais significativa do século 21, com implicações em todos os setores da sociedade. Uma pesquisa inglesa observou que 85% das pessoas com mais de 55 anos acham que a sua marca favorita “não as compreende” ou não compreende as suas necessidades. Remover barreiras físicas e melhorar a mobilidade – instalando rampas e alargando corredores e entradas, por exemplo – pode ter um impacto positivo nas vendas.

A experiência do ser

Pode ser o fim do ter. Estamos deixando de gastar em coisas para investir em experiências. E isso tem sido notado. Hoje, a experiência que cria sensações de felicidade, prazer e adiciona real valor à vida do consumidor é extremamente valorizada, muito além do simples fato de possuir um produto. Melhor ainda se a experiência for altamente “instagramável”: o cliente se beneficia do momento, e o lojista ganha exposição.

 

Leia mais

A universidade da disrupção

A universidade da disrupção

Estamos preparados para o futuro? A Singularity University, escola de inovação do Vale do Silício, utiliza tecnologias...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.